De Defesa Civil

Defesa Civil de Canoas está à disposição da população 24h em casos de emergência, devido a estragos causados por granizo, vento forte ou alagamento.

Defesa Civil – O que é ?

O que é?
É a participação da comunidade na defesa da própria comunidade.
É o conjunto de medidas permanentes que visam evitar, prevenir ou minimizar as consequências dos eventos desastrosos e a socorrer e assistir as populações atingidas, preservando seu moral, limitando os riscos de perdas materiais e restabelecendo o bem-estar social.

Como atua?
Adotando medidas preventivas, de socorro, assistenciais e recuperativas.

Quando?
Tanta em situação de normalidade, quanto de anormalidade – Situação de Emergência ou Estado de Calamidade Pública.

Para que?
Para evitar ou minimizar consequências danosas, restabelecer o moral da população e o bem-estar social.

Como participar?
Para participar na Defesa Civil do seu município, cadastrar-se como Pessoa Física ou Pessoa Jurídica e seja um voluntario na Defesa Civil.

Os números de emergência são: (51) 9-9368-9516 | 9-9237-8922 | 9-9322-5764

  • icone endereço departamento

    R. Bandeirantes, 450

  • icone e-mail

    atendimentocidadao@canoas.rs.gov.br

  • icone telefone para contato

    (51) 3476-3400

Coronel Rodolfo Pacheco

Secretário especial (2017-2020)

Natural de Canoas, Rodolfo Pacheco é coronel aposentado da Brigada Militar e pós-graduado em Segurança Pública pela PUCRS. Pacheco também possui cursos de especialização na Alemanha e nos Estados Unidos e é especialista, palestrante e consultor de Segurança Pública. Foi comandante do Batalhão de Operações Especiais (BOE) e diretor de Presídios Gaúchos (PASC e PEJ). Por três anos, foi secretário da Defesa Civil de Canoas. Exerceu a função de secretário Adjunto de Estado na Casa Militar, junto ao Palácio Piratini. Durante 15 anos, foi o principal negociador de reféns do Rio Grande do Sul, sendo o autor dos livros O Negociador de Reféns e Os Negociadores de Reféns.