Zoo Canoas

PARQUE MUNICIPAL GETÚLIO VARGAS PROPORCIONA LAZER E SAÚDE PARA A COMUNIDADE

Localizado no bairro Marechal Rondon, o Parque Getúlio Vargas, também conhecido como Capão do Corvo, recebe em média 40 mil pessoas mensalmente, proporcionando diversas atividades ligadas ao esporte e saúde para crianças, adultos e idosos.

INFRAESTRUTURA

Inaugurado pela Prefeitura Municipal de Canoas no dia 13 de dezembro de 1980, o Parque Getúlio Vargas possui uma área de 17 hectares. Um estudo realizado pela Secretaria do Meio Ambiente indica que mais de 123 espécies de aves habitam ou se utilizam do local. O parque possui espaço para prática de esportes, como futebol e atletismo, academia pública ao ar livre e praça. Em 2016, ganhou nova estrutura com trilhas iluminadas e sinalizadas, orquidário e anfiteatro com capacidade para 400 pessoas.

Além disso, ainda conta com o Zoológico Municipal, churrasqueiras ao ar livre, biblioparque e estacionamento próprio. O local também faz a cedência de espaços esportivos para a comunidade. O interessado deve comparecer ao local munido de documento de identificação.

 

ZOOLÓGICO MUNICIPAL DE CANOAS

O Zoológico Municipal de Canoas existe desde 2005 e, nesse período, tornou-se referência na região quanto à recuperação de espécies da fauna silvestre nativa, educação ambiental e lazer para a comunidade.
O Zoo caracteriza-se pelo caráter socioambiental, não apenas pelo importante papel de recuperação de espécies da fauna silvestre, mas como educador de uma sociedade que ainda não aprendeu a lidar com a convivência pacífica e sustentável com a natureza. Influencia, desta forma, na formação intelectual de uma sociedade mais harmoniosa com a natureza e com o próprio homem.
Como consequência de sua visibilidade e trabalho técnico executado, um aumento significativo na demanda de animais recebidos ocorreu durante este tempo, levando os técnicos a buscar constantes modificações e soluções na tentativa de acolher melhor e atender as exigências ambientais existentes quanto à manutenção de fauna.
A instituição atua de maneira a dar suporte aos órgãos ambientais envolvidos com fauna e a comunidade do município de Canoas. Adequações e novos recintos foram criados para dar condições de manutenção e tratamento dos animais encaminhados ao zoo. Atualmente, diversos municípios da região buscam orientações dos técnicos do zoo quanto ao manejo de fauna, além de muitas vezes solicitar apoio no atendimento de fauna em situação de risco.
Entre os anos de 2008 e 2017, o zoo recebeu mais de 5 mil animais silvestres de vida livre provenientes de entregas espontâneas da comunidade, resgates e encaminhamento de outros municípios e empresas. Quando foi criado, o plantel era composto por cerca de 30 animais. Hoje, esse plantel aumentou e diversificou-se, tendo mais de 110 animais de diferentes espécies, entre aves, mamíferos e répteis. São 24 gêneros e 27 espécies diferentes.

O Zoo funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 18h, com entrada gratuita. Também realiza visitas monitoradas com agendamento prévio para escolas e outras instituições. O telefone de contato é 99787-1078.

CONHEÇA OS ANIMAIS DO ZÔO:

Imagens cedidas do Mini Zoo - Veterinário Elisandro e Fotógrafo Ireno Jardim/SECOM

Canal japonês TBS visita o Mini Zoo de Canoas - Matéria RBS TV