Notícias

//
http://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2018/04/1076427-df_edita82t4984.jpg

Campanha de vacinação contra a gripe inicia nesta segunda

Nesta semana, na Praça do Avião, no centro de Canoas, a Carreta da Saúde também atende a demanda
Download Imagem Original

Foto: Marcello Casal Jr/AgenciaBrasil

Iniciou nesta segunda-feira (23), mais uma edição da campanha nacional de vacinação contra a gripe. Em Canoas, todas as 27 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão aplicando as doses nos grupos prioritários. Fazem parte desses grupos idosos com mais de 60 anos; crianças de 6 meses a 5 anos; gestantes; mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias (puérperas); profissionais da saúde; professores da rede pública e particular; população indígena; portadores de doenças crônicas, como diabetes, asma e artrite reumatóide (devem apresentar comprovação médica); indivíduos imunossuprimidos, como pacientes com câncer e que fazem quimioterapia, radioterapia e portadores de HIV; portadores de trissomias, como as síndromes de Down e de Klinefelter; pessoas privadas de liberdade e adolescentes internados em instituições socioeducativas.

O prefeito Luiz Carlos Busato e a secretária da Saúde, Rosa Groenwald, aproveitaram o lançamento da campanha e realizaram a vacina, estando os dois incluídos nos grupos com prioridade (idosos e profissionais da saúde). “Tendo em vista a proximidade das baixas temperaturas, esta campanha torna-se uma ação muito importante, principalmente para as pessoas que fazem parte dos grupos com fatores de risco para a gripe. Estamos disponibilizando a vacina em toda a nossa rede de saúde, a fim de que a imunização chegue com mais comodidade a todos os canoenses”, destaca Busato.

A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Além disso, estes grupos também são mais suscetíveis ao agravamento de infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. A vacina contra a gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. São três subtipos do vírus da gripe protegidos pela vacina: A/H1N1, A/H3N2 e influenza B.

Carreta da Saúde na Praça do Avião

Para marcar o início da campanha, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) está disponibilizando doses da vacina para aplicação na Carreta da Saúde que, até o dia 26 de abril (quinta-feira), estará estacionada na Praça do Avião, atendendo das 9h às 16h.

A dona Santa Jeci Gomes, de 80 anos, é moradora do bairro Estância Velha, mas aproveitou que o filho tinha consulta marcada no Centro de Especialidade Odontológica (CEO) e veio com ele para fazer a vacina na Carreta da Saúde. “Faço a vacina todos os anos e passo longe da gripe. Este ano já estou me antecipando, aproveitando para não deixar para a última hora”, comenta a aposentada.

A campanha de vacinação vai até o dia 1° de junho. O município deve receber cerca de 110 mil doses da vacina, repassadas por lotes pelo Governo do Estado, conforme demanda. A meta é imunizar 90% dos grupos prioritários. No dia 12 de maio acontece o Dia D de vacinação contra a gripe em todo o país.

Assessoria de Comunicação