Notícias

//
http://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2018/05/Vinicius-Thormann-10.jpg

Centro de Bem-Estar Animal retoma suas atividades integralmente

Cerimônia de reinauguração aconteceu na manhã desta quarta-feira (16)

Foto: Vinicius Thormann

O Centro de Bem-Estar Animal (CBEA) foi reinaugurado na manhã desta quarta-feira (16), com a presença de autoridades locais, membros da administração municipal e voluntários da Rede de Proteção Animal. O CBEA esteve parcialmente fechado, passando por reformas no prédio e no bloco cirúrgico, além da construção de novas salas de pré e pós-operatório, manutenção dos espaços e aquisição de equipamentos.

Este profundo processo de revitalização vem acontecendo desde o início de 2017, quando foram constatados problemas de infraestrutura e de higiene, além da falta de insumos, como medicamentos, por exemplo. “Nosso principal objetivo foi corrigir alguns rumos do CBEA, que é o símbolo da preocupação da administração pública com os animais. Para isso, sentamos com diferentes órgãos e entidades envolvidas a fim de acharmos uma solução para os problemas aqui encontrados. Hoje, iniciamos uma nova fase, colocando o CBEA em pleno funcionamento”, destaca o prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato.

Os consultórios e bloco cirúrgico foram adequados às exigências do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV). Foram construídos dois canis, em um total de 34 boxes novos, dos quais 17 já estão prontos. Os atendimentos clínicos, que estavam acontecendo em barracas fornecidas pela Aeronáutica desde janeiro, voltam ser realizados no prédio. A superlotação do CBEA foi outro desafio a ser enfrentado: o centro foi projetado para atender idealmente até 100 animais, mas chegou a abrigar 170. Atualmente, 144 animais são atendidos, entre cães, gatos e cavalos.

Além disso, a população passa a contar novamente com o serviço de castração gratuita. O atendimento será realizado mediante agendamento pelos telefones (51) 3429-2924 ou 3427-1167. Inicialmente, serão marcadas dez castrações diárias. A meta é dobrar o número ainda neste ano. Em um primeiro momento, metade dos procedimentos diários será reservada ao cadastro realizado em 2017, o qual será atualizado segundo os critérios de prioridade definidos pela atual gestão do CBEA.

Terão prioridade no agendamento de castrações os animais que tenham protetores como tutores, animais de famílias de baixa renda, desde que cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), e animais comunitários. A Prefeitura de Canoas está estudando ações destinadas aos animais errantes (sem donos) e aos animais de acumuladores.

A deputada estadual, Regina Becker Fortunati, que auxiliou a Prefeitura durante todo o processo de reestruturação do CBEA, exaltou a soma de esforços de todas as esferas envolvidas no projeto. “Canoas compreendeu a necessidade de implantar políticas públicas no município voltadas ao bem-estar animal. A rede de proteção animal do Rio Grande do Sul celebra essa conquista. A semente plantada em Porto Alegre se fortificou e agora se espalha por todo o estado”, comemora Regina.

Também participaram da cerimônia o ex prefeito de Porto Alegre, José Fortunati; o secretário do Meio Ambiente de Canoas, Paulo Paim; o presidente da Fundação Municipal de Saúde de Canoas (FMSC), Fernando Ritter; representando a vice-prefeita, Gisele Uequed, o chefe de gabinete, Vanderlei Dutra; o coordenador do CBEA, Fábio Junior Marques; representando a Câmara Municipal, o vereador Cris Moraes; e, representando a ALA 3, o Tenente Coronel Humberto Rubim Neto, que recebeu uma placa de agradecimento pela colaboração com a cedência de barracas para o atendimento dos animais.

Gestão do CBEA

Atualmente, a Fundação Municipal de Saúde de Canoas (FMSC) realiza a gestão do Centro de Bem-Estar Animal, em conjunto com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA). A Fundação é a responsável pela contratação e gestão de pessoal, aquisição de materiais e insumos e auxílio à SMMA na elaboração e execução das políticas de proteção animal do Município. Hoje, o CBEA possui 15 funcionários, entre eles quatro médicos veterinários, e quatro estagiários.

Visite o CBEA

O Centro de Bem-Estar Animal vem promovendo feiras de adoção e estimulando a posse responsável. Interessados podem procurar o CBEA de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. O endereço é Boqueirão, 1985.

Confira mais algumas das melhorias realizadas no CBEA nos últimos meses:

– Aumento nos investimentos;
– Contratação de profissionais;
– Reforma do prédio;
– Desratização da área;
– Compra de medicamentos, vacinas e exames;
– Criação de protocolos de higienização;
– Todos os animais foram castrados, vacinados, desverminados e chipados;
– Compra de equipamentos de proteção individual (EPIs) para funcionários.

Assessoria de Comunicação