Notícias

//
http://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2018/05/Prefeitura-de-Canoas-cria-espaço-de-convivência-de-idosos.jpg

Prefeitura disponibiliza novo espaço de convivência para idosos

Em parceria com a Fundação La Salle, administração retoma o serviço de convivência para os grupos de idosos da cidade
Download Imagem Original

Foto: Cristiano Junior

Os idosos de Canoas podem comemorar uma grande novidade: a partir do próximo mês, eles terão um novo local para realizar as suas atividades. Em encontro com os coordenadores dos grupos de idosos, o prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, e a vice-prefeita, Gisele Uequed, por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), fizeram a proposta que foi aprovada. Agora, as atividades acontecerão através de uma parceria com a Fundação La Salle, que disponibilizará seu Centro de Convivência do Idoso (CCI) para os idosos do município. Em contrapartida, a SMDS auxiliará a Fundação no desenvolvimento de atividades voltadas a esse público, como chás, atividades lúdicas, palestras, festas, oficinas de dança, jogos adaptados para a terceira idade, artes, cultura e lazer em geral.

A notícia foi dada aos representantes dos 27 grupos da terceira idade na última semana. A vice-prefeita, Gisele, destacou a importância da parceria: “a prefeitura de Canoas tem um olhar especial para o envelhecimento, por isso atua na valorização, proteção e bem-estar dos idosos”, disse. O novo local das atividades será no Centro de Assistência Social La Salle, na rua Lajeado, no bairro Niterói.

De acordo com a secretária, Luísa Camargo, o Centro de Convivência do Idoso do município está passando por reformas e, hoje, os idosos se reúnem em uma sala na própria Secretaria. “O CCI é um espaço de convivência, socialização, lazer e atividades. É um instrumento de proteção básica de caráter preventivo, que contribui para o envelhecimento autônomo, ativo e saudável. Por isso, tivemos a preocupação de disponibilizar um espaço aos idosos enquanto nossa sede passa por reformas. Vamos ocupar o espaço do La Salle e, ao mesmo tempo, dar execução e visibilidade ao trabalho realizado com os idosos”, explica.

O prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, destacou a parceria com a Fundação: “estou muito feliz com essa disponibilidade do La Salle em nos oferecer seu local para desenvolver as atividades dos idosos, pois, isso nos atende em um momento de emergência, enquanto a sede passa por reformas e melhorias. A atenção integral aos idosos é uma das nossas preocupações e trabalhamos para o fortalecimento e expansão da rede socioassistencial voltada a este público”, afirma Busato.

Reforma do Centro de Convivência

O Centro de Convivência do Idoso de Canoas, localizado na rua Clemente Pinto, no bairro Nossa Senhora das Graças, vinha apresentando problemas estruturais desde 2013. A atual gestão recebeu o equipamento já fechado para reforma. Entretanto, os problemas apresentados pelo prédio são maiores do que os orçados inicialmente. Por isso, a administração municipal aprovou nova licitação, no valor de R$ 220 mil, para finalizar a reforma ainda neste ano e entregar um prédio adequado para a realização das atividades.

Assessoria de Comunicação