Notícias

//
http://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2018/07/Vinicius-Thormann-31-2.jpg

Saiba quando procurar uma UPA, UBS ou hospital

Entenda qual unidade você deve buscar em caso de necessidades médicas
Download Imagem Original

Foto: Vinicius Thormann

Em casos de um doença, emergência ou mal estar, é comum as pessoas terem dúvidas sobre qual tipo de atendimento buscar. O Sistema Único de Saúde (SUS) é formado por diversas unidades que se complementam e buscam atender as pessoas de acordo com o demanda e de maneira eficiente. Cada situação exige um tipo de atendimento diferente. Para você não ficar em dúvida, preparamos este material explicando em quais casos você deve procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS), Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou hospital.

Saiba quando procurar uma UBS:
Gripe, resfriado, dor de cabeça
Vacinação
Realização de testes rápidos
Troca de curativos
Injeções
Atendimento médico, odontológico e de enfermagem
Acompanhamento de doenças crônicas
Necessidade de visitas domiciliares
Controle de pressão arterial
Controle de diabetes
Retirada de pontos
Obesidade
Gravidez

O primeiro contato da população com o SUS deve ser através de uma UBS. Consideradas as portas de entrada do cidadão, elas devem ser acionadas em caso de consultas mediante marcação ou pacientes que já chegam com algum sintoma não grave, nas consultas sem agendamento, além de vacinação, realização de testes rápidos, troca de curativos, injeções, além do atendimento médico, odontológico e de enfermagem, característicos da atenção primária. Canoas conta com 27 UBSs, espalhadas em diversos bairros da cidade. Todas as UBSs também contam com médico generalista, atendimento domiciliar, além de outros atendimentos mais simples.

Veja os endereços e telefones das Unidades Básicas de Saúde

Este tipo de unidade não oferece pronto socorro, que é para tratamentos de emergências, portanto, em caso de um problema grave ou complexo, o paciente é encaminhado para uma UPA ou Hospital de Pronto Socorro (HPS). Quando o paciente é examinado em uma UBS e se constata a necessidade de um atendimento emergencial ou com maior complexidade, a UPA é quem recebe o indivíduo.

Em Canoas, os pacientes que precisam deste tipo de atendimento contam com duas unidades 24 horas: UPA Hugo Simões Lagranha (Rua Cairu, 600, bairro Rio Branco) e a UPA Carlos Giacomazzi (Avenida Boqueirão, 2.900, Bairro Guajuviras). Além disso, a cidade conta com outras duas unidades que atendem 16 horas por dia, das 7h às 23h, de segunda-feira a sábado: UPA Noroeste (Rua Caçapava, 201, bairro Mathias Velho) e UPA Sudeste (Rua 1º de Maio, 534, bairro Niterói).

Em quais casos você deve procurar uma UPA:
Problemas de Pressão muito alterada
Pequenos cortes e ferimentos
Queda com torção e dor intensa
Febre Alta
Fraturas
Cólicas renais
Intensa falta de ar
Convulsão
Dores no peito
Vômitos constantes
Diarreias constantes

Em situações mais complexas, que necessitam de internação ou cirurgias, é o hospital que vai ser capaz de realizar o atendimento. Confira os endereços:

Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC)

Rua Caçapava, 100, bairro Mathias Velho

Telefone: 3415-4500

Hospital Universitário (HU)

Av. Farroupilha, 8001, bairro São José

Telefone: 3415-4500

Hospital Nossa Senhora das Graças (hospital privado)

Avenida Santos Ferreira, 1864, bairro Marechal Rondon

Telefone: 2102-1000

Assessoria de Comunicação