Notícias

//
http://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2018/06/Vinicius-Thormann-9-1.jpg

Semana Municipal de Combate ao Trabalho Infantil inicia em Canoas

Atividades se estenderão até o dia 27 de junho
Atividades se estenderão até o dia 27 de junho
Download Imagem Original

Foto: Vinicius Thormann

Com o objetivo de desenvolver ações de mobilização e de reflexão sobre a problemática do trabalho infantil em Canoas, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), realiza a Semana de Combate ao Trabalho Infantil. As atividades iniciaram nesta terça-feira (12), Dia Mundial de Combate e Erradicação do Trabalho Infantil, com debate e explanação sobre a temática na Escola Estadual Cônego José Leão, no Guajuviras.

As atividades envolvem ainda apresentação de esquete teatral e distribuição de material informativo nos dias 18, 26 e 27 de junho. O plano de ação da SMDS busca orientar as ações estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) a partir de cinco eixos: informação e mobilização nos territórios de incidência do trabalho infantil; identificação de crianças e adolescentes nessa situação; proteção social para crianças e adolescentes; apoio e acompanhamento das ações de defesa e responsabilização; e monitoramento das ações do PETI. No município, o trabalho infantil envolve crianças e adolescentes inseridas no comércio, em feiras e ambulantes, lixões, flanelinhas e comércio de drogas.

As ações fazem parte do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) do Governo Federal, que têm o objetivo de retirar crianças e adolescentes menores de 16 anos do trabalho precoce, exceto na condição de aprendiz a partir de 14 anos. O programa ainda assegura a transferência de renda às famílias e oferece a inclusão das crianças e adolescentes em atividades de orientação e acompanhamento.

Confira a programação:

Dia 18: apresentação do esquete teatral “PETI” pela companhia “Teatro Luz e Cena” no Calçadão de Canoas, são dez apresentações durante todo o dia.

Dia 26 de junho: apresentação do esquete teatral “PETI” pela companhia “Teatro Luz e Cena”; reflexão sobre o tema a ser conduzido por representante do CREAS e articuladores do espaço e distribuição de material informativo.

Horário e locais:
9h: Escola Municipal Santos Dumont
9h30: Escola Estadual Augusto Severo
10h: CRAS Niterói
11h: Escola Municipal Peracchi
14h: CRAS Guajuviras
14h30: Escola Municipal Carlos Drumond de Andrade
15h: Escola Estadual Cônego José Leão
16h: Escola Estadual Érico Veríssimo

Dia 27 de junho: apresentação do esquete teatral “PETI” pela companhia “Teatro Luz e Cena”; reflexão sobre o tema a ser conduzido por representante do CREAS e articuladores do espaço e distribuição de material informativo.

Horário e locais:
9h: Escola Estadual Afonso Chalier
9h30: Escola Municipal Assis Brasil
10h: Escola Municipal Paulo VI
11h: CRAS Rio Branco – Praça Céu
14h: Escola Municipal Odete de Freitas
15h: CRAS Noroeste 2
15h30: CRAS Noroeste 1
16h: Escola Municipal Dr. Rui Cirne Lima

Assessoria de Comunicação