Carregando! Por favor aguarde...

Selecione a foto de fundo da capa
  • backCanoas.jpg
  • bg_portal_avioes.png
  • bg_portal_capaocorvo.png
  • bg_portal_canoasbr.png
  • bg_portal_vlmimosa.png
  • bg_portal_praiapaqueta2.png
  • bg_portal_pessoas.png
  • bg_portal_carnaval.png
  • bg_portal_praiapaqueta1.png
  • sem-imagem

Segurança Pública e Cidadania

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania é responsável por planejar, coordenar e supervisionar as atividades na área da segurança. As ações desta pasta priorizam o trabalho de prevenção à violência, através do Programa Nacional de Segurança Pública e Cidadania (PRONASCI).

O projeto articula políticas de segurança com ações sociais; prioriza a prevenção e busca atingir as causas que levam à violência, sem abrir mão das estratégias de ordenamento social e segurança pública.

MISSÃO

Construir novas relações da comunidade com a Segurança Pública, pautadas pela cidadania e pela prevenção, garantindo o reconhecimento da guarda, tornando-se referência e contribuindo para a construção de uma cultura de não violência.

VISÃO
Construir uma Canoas mais Segura, sendo reconhecida como uma cidade que reduziu seus índices de violências e criminalidade, propiciando uma convivência mais cidadã à população.

MACRO OBJETIVOS

Consolidar o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) como órgão estratégico de formulação e implementação das ações de segurança no município;
Implementar o projeto estratégico Canoas mais Segura;
Implementar o projeto estratégico Território de Paz PRONASCI Guajuviras;
Implementar o projeto estratégico Guarda Comunitária;
Implementar uma Política Municipal de direitos do consumidor.

 

Horário de funcionamento: 08h às 12h / 14h às 18h

Endereço

Rua Humaitá, 1130

Telefone

(51) 3428-6406

E-mail

smspc.canoas@gmail.com

foto assessor
Carlos Adriano Klafke dos Santos

Secretário (2014 - 2016)

Natural de Porto Alegre, é tenente coronel da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, com formação em Ciências Jurídicas, pela UniRitter.   Atuou como chefe de Inteligência do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio dos Sinos e do Comando Metropolitano da BM. Foi subcomandante do 9ºBPM, em Porto Alegre, e do 15º BPM, em Canoas.  Gerenciou o Planejamento de Segurança Pública para a Copa das Confederações FIFA Brasil 2013 (FCC) e Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 (FWC), na Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos – SESGE – do Ministério da Justiça, Governo Federal, entre 2011 e 2014.

foto assessor
Cássia Lopes Costa

Secretária Adjunta (2014 - 2016)

Advogada, formada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, exerceu as funções de diretora de políticas de Segurança e Informação, secretária executiva do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) e também foi secretária executiva da Associação dos Secretários e Gestores Municipais de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul (ASGMUSP).

Observatório de Segurança Pública

Tornou-se política pública mediante sua institucionalização, através da Lei Municipal n.º 5386, com o objetivo de qualificar e aperfeiçoar as atividades realizadas pelo Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M).

Gabinete de Gestão Integrada

É o fórum executivo que por consenso e respeitando a hierarquia e a autonomia das instituições que o compõem delibera as mais variadas propostas de fundo fiscalizatório e policial do município.

Serviços

Procon Canoas

Unidade do Procon de Canoas.

Compartilhar:

     

Serviço de Atendimento ao Cidadão: 0800-5101234