Ir para conteúdo

Carregando! Por favor aguarde...

Tempo em Canoas Previsão do tempo em Canoas. Selecione a foto de fundo da capa
  • Background Original
  • Base Aérea
  • Capão do Corvo
  • Canoas BR 116
  • Villa Mimosa
  • Praia Paquetá
  • Cidadãos de Canoasa
  • Carnaval de Canoas
  • Paria Paquetá Final de Trade
  • sem-imagem
Acessibilidade
início conteúdo

Segurança Pública e Cidadania

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania é responsável por planejar, coordenar e supervisionar as atividades na área da segurança. As ações desta pasta priorizam o trabalho de prevenção à violência, através do Programa Nacional de Segurança Pública e Cidadania (PRONASCI).

O projeto articula políticas de segurança com ações sociais; prioriza a prevenção e busca atingir as causas que levam à violência, sem abrir mão das estratégias de ordenamento social e segurança pública.

MISSÃO

Construir novas relações da comunidade com a Segurança Pública, pautadas pela cidadania e pela prevenção, garantindo o reconhecimento da guarda, tornando-se referência e contribuindo para a construção de uma cultura de não violência.

VISÃO
Construir uma Canoas mais Segura, sendo reconhecida como uma cidade que reduziu seus índices de violências e criminalidade, propiciando uma convivência mais cidadã à população.

MACRO OBJETIVOS

Consolidar o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) como órgão estratégico de formulação e implementação das ações de segurança no município;
Implementar o projeto estratégico Canoas mais Segura;
Implementar o projeto estratégico Território de Paz PRONASCI Guajuviras;
Implementar o projeto estratégico Guarda Comunitária;
Implementar uma Política Municipal de direitos do consumidor.

 

Horário de funcionamento: 08h às 12h / 14h às 18h

Endereço

Rua Humaitá, 1130

Telefone

(51) 3425-7612

E-mail

smspc.canoas@gmail.com

foto assessor
Alberto Liebling Kopittke

Secretário (2016)

Foi eleito vereador em Porto Alegre, na última legislatura. Em 2014 foi presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana da Câmara Municipal. Colaborou na elaboração do I Mapa da Segurança Pública e Direitos Humanos de Porto Alegre. Formado em Direito e Mestre em Ciências Criminais, Kopittke foi Secretário de Segurança em Canoas no início da atual gestão. O trabalho foi reconhecido pela UNESCO, pelo BID e recebeu o Prêmio Nacional de Direitos Humanos de 2011.    Na União, Kopittke foi assessor especial do então ministro da Justiça, Tarso Genro. No Ministério, coordenou a primeira e histórica Conferência Nacional de Segurança - CONSEG. Também foi chefe da Assessoria Internacional do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social - CDES da Presidência da República e participou da construção do Prouni e de outros importantes programas do Ministério da Educação.

foto assessor
Tamara Biolo Soares

Secretária Adjunta

Possui mestrado em Direito (LL.M.) - Harvard University (2009). Tem experiência na área do Direito Internacional Público, com ênfase no Direito Internacional dos Direitos Humanos, e em Direitos Humanos. Trabalhou na Corte Interamericana de Direitos Humanos. Atuou principalmente nos seguintes temas: sistemas regionais e universal de proteção dos direitos humanos, Corte Interamericana de Direitos Humanos, responsabilidade estatal por violações individuais e sistemáticas de direitos humanos e discriminação em razão do gênero, da nacionalidade, da raça e da condição social e econô​​mica. Trabalhou em casos de violações dos direitos humanos consagrados na Convenção Americana sobre Direitos Humanos contra o Brasil, o Chile, a Colômbia, a Guatemala, Honduras, entre outros países latino-americanos.

Territórios de Paz

Lançado em 2009 é um conjunto de ações voltadas para a garantia dos Direitos, a Segurança a Justiça e Cidadania nas regiões de maior conflitualidade do município de Canoas.

Canoas Mais Segura

O Projeto Estratégico Canoas Mais Segura, objetiva prevenir o crime e as violências, aperfeiçoar o controle de tráfego, oportunizar o zelo urbanístico, ampliar a vigilância ambiental, aperfeiçoar a fiscalização e implantação de projetos e programas.

Serviços

Observatório da Segurança

O Observatório Pública de Canoas atua para subsidiar o Gabinete de Gestão Integrada Municipal - GGI-M, realizando periodicamente diagnósticos e estudos locais.

Compartilhar:

     

Serviço de Atendimento ao Cidadão: 0800-5101234

  • Rua 15 de Janeiro, 11
    Centro - Canoas/RS
    CEP: CEP: 92010 300
    Fone: (51) 3462-1565
    atendimentocidadao@canoas.rs.gov.br

  • Selo Transparência Prefeitura de Canoas