Ir para conteúdo

Carregando! Por favor aguarde...

Tempo em Canoas Previsão do tempo em Canoas. Selecione a foto de fundo da capa
  • Background Original
  • Base Aérea
  • Capão do Corvo
  • Canoas BR 116
  • Villa Mimosa
  • Praia Paquetá
  • Cidadãos de Canoasa
  • Carnaval de Canoas
  • Paria Paquetá Final de Trade
Acessibilidade
início conteúdo

Canoas: a Democracia Radicalizada

Democracia Radicalizada

A palavra radical tem sido interpretada de maneira controversa, exceto quando vinculada à ideia de democracia. Uma democracia radical é compreendida como a construção de um sistema que reconhece o protagonismo do cidadão e a necessidade de partilhar o poder de decisão sobre o que é público, tendo a participação ­ em todos os níveis de decisão ­ como uma base de poder. Para além do discurso constituído por diferentes administrações, a participação se concretiza por uma diversidade de canais, estruturas, informações e modelos. Essa vitalidade da democracia, para além da esfera política, deve ser estendida a todas as dinâmicas, como as econômicas, sociais e culturais. Em Canoas, ela está nas ruas, nas escolas, no trabalho, na vida cotidiana.

 

Não existe um modelo único a ser replicado automaticamente em qualquer contexto ou cultura, mas há experiências que se destacam pela capacidade de efetivar a combinação de diferentes modos de participação dentro da institucionalidade do sistema representativo. Essa lógica permite a correção de problemas democráticos que hoje geram crise mundo a fora, como o combate à corrupção (porque investe na transparência e no controle social) e a baixa resolutividade para os serviços e políticas públicas. Mas o grande ganho é materializar a vontade popular.

 

Em sociedades complexas e fragmentadas é difícil exercer esses princípios, ainda que as tecnologias de informação e comunicação permitam inovações na ideia e na prática de uma esfera pública ampliada. Por isso, os experimentos e as vivências consolidadas nesse campo acabam por se transformar em paradigmas. Canoas é um paradigma mundial de democracia e participação popular.

 

A combinação de diferentes formas de participação, consulta e diálogo, permite falarmos em uma verdadeira "busca ativa" da vontade popular pelo Governo de Canoas. Essa equidade no acesso à participação com qualidade faz de Canoas hoje um modelo internacional. Talvez um dos mais plurais, com centenas de experiências vivas, pulsantes, concretas, generosas. Canoas ouve a todos, trabalha com todos e faz isso de modo transparente, protegendo o interesse público, o combate à corrupção e a soberania da vontade popular. O prefeito Jairo Jorge publicou um artigo intitulado Radicalizar a Democracia. Com as ações de seu Governo, em Canoas a democracia já se radicalizou.

 

No próximo dia 22 de março, os canoenses exercerão, mais uma vez, esta soberania. Na 2a rodada do Orçamento Participativo (OP), a população poderá votar em uma demanda microrregional e também em uma "obra da cidade", determinando, assim, os investimentos públicos do ano de 2015. Serão 113 locais de votação espalhados por todos os quadrantes da cidade. Será um domingo de renovação da cidadania, obra maior do povo de Canoas.

 

Por Jorge Branco
Secretário de Relações Institucionais

Compartilhar:

     
Newsletter

Cadastre-se e receba notícias
no seu e-mail.

  • Prefeitura de Canoas
  • Serviço de Atendimento ao Cidadão: 0800-5101234

  • Rua 15 de Janeiro, 11
    Centro - Canoas/RS
    CEP: CEP: 92010 300
    atendimentocidadao@canoas.rs.gov.br

  • Selo Transparência Prefeitura de Canoas