Ir para conteúdo

Carregando! Por favor aguarde...

Tempo em Canoas Previsão do tempo em Canoas. Selecione a foto de fundo da capa
  • Background Original
  • Base Aérea
  • Capão do Corvo
  • Canoas BR 116
  • Villa Mimosa
  • Praia Paquetá
  • Cidadãos de Canoasa
  • Carnaval de Canoas
  • Paria Paquetá Final de Trade
Acessibilidade
início conteúdo

O reencontro com a alma canoense

O reencontro com a alma canoense

O projeto de revitalização do Centro, sob responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Escritório de Engenharia e Arquitetura da Prefeitura de Canoas, terá um investimento de R$ 5,4 milhões e está previsto para finalizar em setembro de 2015. A obra amplia a Praça da Bandeira e a transforma num grande espaço de convivência, realiza intervenções no Calçadão e revitaliza a Praça da Bíblia, devolvendo aos canoenses o orgulho da área central. 

Paradoxalmente, o lugar, que concentra o comércio de massa e a intensa movimentação de trabalhadores, comerciantes, transeuntes e figuras populares da Cidade, há décadas esperou por esse momento. Com o início das obras, a Prefeitura recupera o maior ponto de convergência de munícipes e visitantes, oferecendo­lhes mais conforto, segurança e mobilidade. 

As obras do Calçadão vão deixar o centro da cidade mais atraente para comerciantes, moradores, consumidores e turistas, devolvendo a alma canoense a quem é de direito. A maioria dos comerciantes do centro da cidade reconhece o histórico de luta dessa área, vista por suas calçadas irregulares e sujas. 

Três premissas orientaram a execução da obra: o menor impacto para usuários, a manutenção das lojas em funcionamento durante as obras e a relação de diálogo permanente com todos os atores sociais envolvidos. Por isso, a primeira etapa dos trabalhos foi a realocação das bancas localizadas no entorno da Praça da Bandeira para uma área próxima ao terminal de ônibus da Avenida Guilherme Schell e a transferência do ponto de táxi para as ruas Coronel Vicente e Cônego José Leão Hartmann, a instalação dos tapumes sinalizando o início de uma nova etapa para a população, especialmente nas imediações da estação do Trensurb. 

Tudo é fruto do diálogo com empresários, comerciantes, ambulantes, taxistas, moradores e visitantes do local. A qualidade do projeto está sendo garantida por empresa licitada, a Epópolis, que destacou representante técnico para o relacionamento com a comunidade e tem a fiscalização da equipe de engenheiros e arquitetos da prefeitura de Canoas.

A mediação entre os técnicos e demais envolvidos é acompanhada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que trabalha fortemente no estímulo a um novo conceito de uso do Centro: a partir da inovação, do diálogo e do cuidado entre todos, despertando uma nova cultura. A mediação, neste caso, faz ressurgir o mito da sandália do pescador, que “só quem calça, sabe onde aperta o calo”, ajudando a identificar mais fraternalmente as necessidades de todos envolvidos no processo, indiscriminadamente. 

Em visita às obras, houve a necessidade de uma trena para verificar o espaço deixado aos transeuntes para além dos tapumes de isolamento, sendo fornecida justamente por aqueles que estão todos os dias batalhando a sobrevivência. Esta obra não se restringe a intervenções físicas, tão somente, mas resgata a autoestima do nosso povo, revelando suas histórias e suas lembranças num reencontro com a alma canoense.

 

 

 

por Mário Cardoso, 
Secretário de Desenvolvimento Econômico de Canoas

Compartilhar:

     
Newsletter

Cadastre-se e receba notícias
no seu e-mail.

  • Prefeitura de Canoas
  • Serviço de Atendimento ao Cidadão: 0800-5101234

  • Rua 15 de Janeiro, 11
    Centro - Canoas/RS
    CEP: CEP: 92010 300
    atendimentocidadao@canoas.rs.gov.br

  • Selo Transparência Prefeitura de Canoas