Ir para conteúdo

Carregando! Por favor aguarde...

Tempo em Canoas Previsão do tempo em Canoas. Selecione a foto de fundo da capa
  • Background Original
  • Base Aérea
  • Capão do Corvo
  • Canoas BR 116
  • Villa Mimosa
  • Praia Paquetá
  • Cidadãos de Canoasa
  • Carnaval de Canoas
  • Paria Paquetá Final de Trade
Acessibilidade
início conteúdo

Em Canoas, o esporte tem mais valor

Em Canoas, o esporte tem mais valor

O investimento no esporte é extremamente importante para a comunidade e para a cidade de Canoas. Este foi um ano muito produtivo para o município nesta área. Temos 38 academias públicas ao ar livre, que podem ser utilizadas de forma gratuita, em qualquer horário e dia da semana.

Para se ter uma ideia da grandiosidade do momento, em três editais de auxílio financeiro, foram investidos R$ 498,5 mil em atletas canoenses. No esporte coletivo, o Vôlei Canoas está disputando a Superliga. O Canoas/Duda conquistou o Gauchão Sub 17 de Futebol Feminino e foi vice­campeão no adulto, e o time da Ponte Preta Kamaradas foi campeão do Gauchão de Várzea.

No Estância Velha, apoiamos as categorias de base. Além disso, os atletas Ricardinho e Luan, da Associação Gaúcha de Futsal para Cegos (Agafuc), foram campeões mundiais de Futebol de 5 para cegos. Ainda no esporte de inclusão, a Associação de Deficientes Visuais de Canoas (Adevic) conquistou medalhas no Goalball, nos Jogos Intermunicipais do Rio Grande do Sul para Pessoas com Deficiências. Ficamos em primeiro lugar na categoria feminino e terceiro na masculino.

Nas competições individuais, judocas da Associação Canoense de Judô (Kiai), conquistaram medalhas em campeonatos estaduais, nacionais, panamericanos e sulamericanos. O levantador de peso Anderson Azevedo Accampora é tetracampeão mundial de levantamento de peso e o Vinícius Dornelles Corrales, é líder do ranking gaúcho, além de ser campeão sulamericano e mundial de Jiu Jitsu. Apoiamos ainda karatê, tênis, ginástica rítmica, entre tantas outras modalidades.

Fora o apoio merecido aos atletas, disponibilizamos atividades para a população, como o Programa de Lazer, Atividade Física e Saúde, onde são oferecidas aulas gratuitas de ginástica aeróbica e localizada, alongamento e flexibilidade, step, jump, musculação, ioga e ioga para gestantes. O programa Saúde e Movimento, uma parceria com a Secretaria de Saúde, disponibiliza monitores para caminhadas orientadas.

Já o Gurizada em Movimento, implantado em duas escolas municipais, objetiva contribuir para a diminuição dos índices de sobrepeso, obesidade e sedentarismo em crianças e adolescentes. No Atleta Cidadão do Futuro são disponibilizadas atividades nas modalidades de atletismo, basquetebol, futebol, futsal, handebol, judô, taekwondo, voleibol e ioga.

Tivemos também a 24a edição das Competições Escolares Canoenses (Ceca), com a participação de mais de 4 mil alunos de 63 escolas, além de participações de equipes de Canoas nos Jogos Intermunicipais do Rio Grande do Sul. Para os idosos, temos os Jogos de Integração dos Idosos Canoenses, com jogos adaptados. Também foi um ano de sucesso nos Jogos Interbairros, unindo a população canoense.

Foi um ano exitoso e de muito trabalho. Vencemos novamente o Dia do Desafio, contra a cidade de Osasco (SP), mobilizando 204.691 canoenses, ou 61,65% da população. Por fim, encerramos o ano homenageando os atletas, entidades, profissionais e apoiadores do esporte que se destacaram em 2014, com a primeira edição do Troféu Destaque Esportivo. O orçamento da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer para 2015 será de R$ 25 milhões, que vão confirmar ainda mais que em Canoas, o esporte tem mais valor.

 

Por Edimilson Tresoldi,
Secretário municipal de Esporte e Lazer

Compartilhar:

     
Newsletter

Cadastre-se e receba notícias
no seu e-mail.

  • Prefeitura de Canoas
  • Serviço de Atendimento ao Cidadão: 0800-5101234

  • Rua 15 de Janeiro, 11
    Centro - Canoas/RS
    CEP: CEP: 92010 300
    atendimentocidadao@canoas.rs.gov.br

  • Selo Transparência Prefeitura de Canoas