Ir para conteúdo

Carregando! Por favor aguarde...

Tempo em Canoas Previsão do tempo em Canoas. Selecione a foto de fundo da capa
  • Background Original
  • Base Aérea
  • Capão do Corvo
  • Canoas BR 116
  • Villa Mimosa
  • Praia Paquetá
  • Cidadãos de Canoasa
  • Carnaval de Canoas
  • Paria Paquetá Final de Trade
Acessibilidade
início conteúdo

Passos Seguros Rumo à Educação de Qualidade

IDEB da Rede Municipal de Canoas: Passos Seguros Rumo à Educação de Qualidade

A qualidade da educação básica brasileira vem melhorando, tendo, porém, ainda um longo caminho a ser percorrido, em razão de ter se conformado por muitos anos com níveis muito baixos. A implantação do FUNDEB, do Piso Nacional e dos nove anos de ensino fundamental vem, aos poucos, refletindo positivamente no desempenho de nossos estudantes. Canoas se insere neste contexto e apresenta passos firmes rumo a uma qualificação maior em nosso ensino. Em relação aos anos iniciais, o município de Canoas ficou acima da meta projetada para as escolas municipais a nível nacional, a qual é de 4.5, ficando nosso IDEB em 4.9, acima do observado em 2011. Os anos finais mantiveram o IDEB observado de 2011 de 3.9, abaixo da meta, porém, ainda apresenta índice maior que o IDEB municipal observado a nível nacional que foi de 3.8. São bons resultados, embora não sejam extraordinários.

Os resultados obtidos nas avaliações externas devem ser um ponto de partida para refletir e planejar a ação pedagógica e a gestão educacional. Não devem configurar um ranking entre as escolas, ao contrário, devem priorizar uma ação­reflexão de todos os envolvidos, buscando sucesso e qualidade na aprendizagem da escola como um todo em relação a ela mesma. Desta forma, não se trata de apontar os melhores ou piores índices, mas sim, com base nestes dados e no contexto em que cada escola está inserida, pois o desempenho de cada escola está relacionado com a realidade sócio­econômica de cada comunidade, implementar políticas públicas e ações que avancem ainda mais na qualidade da educação. Ocorre uma íntima relação entre IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e IDEB (Índice de Desempenho da Educação Básica). Portanto, o desempenho de cada escola não se explica apenas pela realidade interna da mesma,daí ser inadequado estabelecer rankings a partir apenas do IDEB. No total, 26 escolas atingiram as metas projetadas. Nos anos finais, observamos que muitas escolas, as quais não atingiram a meta, tiveram ainda assim aumento no seu índice. Outras não tiveram metas projetadas pelo INEP ou não realizaram a avaliação em 2013.

Desde 2011, a rede municipal vem construindo as diretrizes curriculares com os professores, iniciando com o bloco de alfabetização. Os dados dos IDEB apontam que este caminho precisa continuar sendo trilhado, ampliando essa discussão para os anos finais e, consequentemente, a construção das diretrizes. Aliado a este processo, o município reafirma os investimentos na educação que vem sendo realizados: formação continuada de professores, adesão ao PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA, investimentos nas tecnologias como ferramenta pedagógica para o professor, plano de carreira do professor e melhoria na infraestrutura das escolas, visando assim, avançar na qualidade da aprendizagem de nossos alunos.

Com o início dos debates sobre o Plano Municipal de Educação, envolvendo toda a comunidade e projetando a próxima década, teremos condições de chegar ao fim deste período ostentando índices que possam nos orgulhar. Em educação não existe resultados a curto prazo. Neste sentido, o PME é um instrumento fundamental para atingirmos nossos objetivos.

 

Por Eliezer Pacheco
Secretário Municipal da Educação de Canoas

Compartilhar:

     
Newsletter

Cadastre-se e receba notícias
no seu e-mail.

  • Prefeitura de Canoas
  • Serviço de Atendimento ao Cidadão: 0800-5101234

  • Rua 15 de Janeiro, 11
    Centro - Canoas/RS
    CEP: CEP: 92010 300
    atendimentocidadao@canoas.rs.gov.br

  • Selo Transparência Prefeitura de Canoas