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Projeto Cultura de Paz nas Escolas

Projeto Cultura de Paz nas Escolas  

Nos últimos tempos, o mundo sofreu diversas transformações socioculturais que afetaram as relações humanas como um todo. A pauta dos direitos humanos tem sido um dos temas em debate, pois novas demandas se fazem presentes para o cumprimento de leis que garantam os direitos de grupos anteriormente excluídos da sociedade. Enquanto discurso, essas novas leituras estão começando a ser entendidas, mas enquanto prática há que se trabalhar muito para a compreensão das mudanças de comportamento, práticas e atitudes que esse novo desenho de sociedade exige. Há que se fazer valer atitudes mais respeitosas, mais tolerantes, mais carinhosas, mais alegres e mais divertidas em toda a sociedade, sem distinção. 

No caso da educação faz-se necessária a revisão de planejamentos e práticas no sentido de assimilar toda a diversidade que se faz presente no contexto escolar. Em Canoas, a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania (SMSPC), em integração com os demais órgãos do conjunto de governo municipal, lança o projeto Cultura de Paz nas Escolas. 

A retomada de princípios básicos de convivência necessita ser trabalhada nesses espaços, aproximando a escola com a sua comunidade e com o contexto geral da sociedade onde está inserida. Acompanhar esse movimento é tarefa que exige cuidado com a formação continuada e com mudanças atitudinais de gestores públicos, educadores e a totalidade de profissionais envolvidos no processo educativo. Para isso, entre os instrumentos estarão as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipaves), com o objetivo de envolver as comunidades num esforço comum de preservar e auxiliar a escola frente à realidade preocupante do aumento das situações que ameaçam a integridade de alunos e professores, bem como do patrimônio público. 

A cultura de paz está relacionada à prevenção e à resolução não violenta de conflitos. A escola deve educar crianças, adolescentes, jovens e adultos para a formação de gerações pacifistas, capazes de, em suas discussões e negociações, promover o diálogo, a argumentação e a cooperação. Há que se formar cidadãs e cidadãos como verdadeiros mediadores da paz, capazes de dissuadir situações de conflitos tanto nos espaços escolares como pela vida afora.

 

Por Eliezer Pacheco
Secretário de Educação

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