Ir para conteúdo

Carregando! Por favor aguarde...

Tempo em Canoas Previsão do tempo em Canoas. Selecione a foto de fundo da capa
  • Background Original
  • Base Aérea
  • Capão do Corvo
  • Canoas BR 116
  • Villa Mimosa
  • Praia Paquetá
  • Cidadãos de Canoasa
  • Carnaval de Canoas
  • Paria Paquetá Final de Trade
Acessibilidade
início conteúdo

Ética e transparência no serviço público

Ética e transparência contra corrupção no serviço público

As manifestações que ocorreram nesse mês de março estão reverberando a necessidade de que se estabeleça uma agenda relevante e imediata acerca da ética, da transparência e do combate à corrupção. Precisamos adotar medidas, lançando mão do quê dispomos, para evitar a prática da corrupção, tão enraizada no corpo social brasileiro. Poderíamos discorrer sobre questões históricas desde a colonização para entender como chegamos até aqui, mas a proposta é outra: que façamos a convergência às pautas que realmente interessam, trazendo soluções concretas e inovadoras para esse mal que assola nossa sociedade. E essa resposta passa pelo estabelecimento de um Sistema Municipal de Transparência e Ética.

Se pactuarmos que, de forma básica, sistema pode ser considerado o conjunto de elementos que têm interação, cada um deles com importância vital para seu funcionamento, dotado de metas para conseguir um objetivo, é possível afirmar que dispomos de um Sistema de Transparência e Ética no serviço público em Canoas. Essa iniciativa tem avançado nos últimos seis anos na área da prevenção à corrupção, com medidas de vanguarda em meio à crise que se instaurou.

O Sistema teve origem na criação da Controladoria-Geral do Município e do programa “Canoas Ética”, em janeiro de 2009. Teve continuidade com o estabelecimento da Comissão de Ética Pública Municipal, edição do primeiro Decálogo Ético, lançamento dos Código de Ética da Alta Administração e Código de Ética dos Servidores e edição do segundo Decálogo Ético. Há, também, a transmissão das sessões de licitação para acompanhamento ao vivo pela internet, promulgação da lei anticorrupção, criação do Conselho de Cidadãos pela Transparência (Concit) – esses dois últimos pioneiros no Brasil - e apresentação do novo layout do Portal da Transparência, que pode ser consultado por meio de totens interativos localizados em pontos estratégicos da cidade.

Não há uma fórmula definida e selada para combater as adversidades atuais, por isso apresentamos uma alternativa para que a sociedade possa fazer sua catarse conceitual, refletir sobre certo e errado, e, sabedora de que a corrupção não é exclusividade da política, dos políticos e do serviço público; e que para cada corrupto, há um corruptor, possa restabelecer o pacto social de forma ética e responsável. Como bem disse a Presidenta Dilma, "a corrupção não nasceu hoje. Ela não só é uma senhora bastante idosa nesse país, como não poupa ninguém".

Para além da necessidade de rigorosa apuração dos fatos ocorridos, é imprescindível trabalhar de forma incessante na prevenção, por meio de um Sistema de Transparência, proporcionando fácil acesso às informações públicas, fortalecendo o exercício do controle social e evitando que práticas nefastas se instalem corroendo a credibilidade das instituições.

Compartilhar:

     
Newsletter

Cadastre-se e receba notícias
no seu e-mail.

  • Prefeitura de Canoas
  • Serviço de Atendimento ao Cidadão: 0800-5101234

  • Rua 15 de Janeiro, 11
    Centro - Canoas/RS
    CEP: CEP: 92010 300
    atendimentocidadao@canoas.rs.gov.br

  • Selo Transparência Prefeitura de Canoas