Ir para conteúdo

Carregando! Por favor aguarde...

Tempo em Canoas Previsão do tempo em Canoas. Selecione a foto de fundo da capa
  • Background Original
  • Base Aérea
  • Capão do Corvo
  • Canoas BR 116
  • Villa Mimosa
  • Praia Paquetá
  • Cidadãos de Canoasa
  • Carnaval de Canoas
  • Paria Paquetá Final de Trade
Acessibilidade
início conteúdo

Foco nos resultados para superar a crise

Foco nos resultados para superar a crise

A crise das finanças públicas tem impactado a grande maioria das cidades brasileiras. Em Canoas, essa realidade não é diferente. No entanto, o desafio do Executivo Municipal tem sido evitar a paralisia que tomou conta do Estado do Rio Grande do Sul. A administração municipal não tem medido esforços para garantir os investimentos que se materializam em importantes obras e a qualidade dos serviços públicos prestados à população.

Para superar esse período adverso, muitas são as estratégias utilizadas. A ampliação de captação de recursos privados, a redução do custeio, a otimização de grandes contratos de prestação de serviços e uma comunicação eficiente com os cidadãos são algumas ações que reforçam nosso conceito de melhoria do gasto público.

Em conjunto com essas medidas, a Prefeitura prioriza um modelo de gestão focado em resultados, onde o centro deste sistema é o servidor público. Desde 2009, a cada semestre é estabelecido um Programa de Metas para que se cumpram os compromissos assumidos no Plano de Governo. Todas as secretarias, coordenadorias e subprefeituras do Município têm metas estabelecidas, cujo cumprimento corrobora para o Programa.

Como parte dessa estratégia, novos Planos de Carreira foram elaborados para os servidores, sendo que quatro grandes áreas foram reestruturadas. O Magistério, com um novo plano em 2011. A saúde, através da Fundação Municipal de Saúde de Canoas, a área da Tecnologia da Informação, a partir da criação do CanoasTec. E o Quadro Geral reunindo os demais profissionais da administração municipal.

Esses novos planos são focados no mérito, no desempenho individual e coletivo e em crescimento remuneratório real. Os pisos salariais, que variam de R$ 2.864 a R$ 10.741, na maioria dos casos são até superior ao defendido por muitas categorias.

Dois indicadores são importantes para confirmar estes avanços. O primeiro deles, diz respeito ao atendimento das metas que chegam a 82% no acumulado desde 2009. E o segundo, em relação ao número de candidatos escritos nos concursos públicos realizados pela administração, que para as 2.723 vagas ofertadas nos últimos seis anos, recebeu 86.386 inscritos.

Essa nova força de trabalho somada aos profissionais mais experientes, tem sido um grande diferencial para um modelo de gestão pública focado nos resultados. Dessa forma, continuamos trabalhando de maneira incansável, inovando, aprofundando a participação popular e fazendo de Canoas uma cidade cada vez mais empreendedora.

Fábio Cannas
Secretário Municipal de Planejamento e Gestão de Canoas

 

Compartilhar:

     
Newsletter

Cadastre-se e receba notícias
no seu e-mail.

  • Prefeitura de Canoas
  • Serviço de Atendimento ao Cidadão: 0800-5101234

  • Rua 15 de Janeiro, 11
    Centro - Canoas/RS
    CEP: CEP: 92010 300
    atendimentocidadao@canoas.rs.gov.br

  • Selo Transparência Prefeitura de Canoas