Ir para conteúdo

Carregando! Por favor aguarde...

Tempo em Canoas Previsão do tempo em Canoas. Selecione a foto de fundo da capa
  • Background Original
  • Base Aérea
  • Capão do Corvo
  • Canoas BR 116
  • Villa Mimosa
  • Praia Paquetá
  • Cidadãos de Canoasa
  • Carnaval de Canoas
  • Paria Paquetá Final de Trade
Acessibilidade
início conteúdo

Tocha Olímpica 2016

 

Integrando um grupo de 300 cidades brasileiras, Canoas já está em avançada preparação para um dos mais importantes circuitos esportivos globais: o Revezamento da Tocha Olímpica, símbolo fundamental do movimento Olímpico, que chega em Canoas no dia 8 de julho deste ano.

 

Os revezadores percorrerão com a Tocha 20 mil km, por locais de referência geográfica, histórica e cultural de cidades de 26 estados brasileiros e do Distrito Federal, conduzida por 12 mil pessoas. Em Canoas, esse evento será marcado por atrações esportivas e culturais em vários pontos da Região Central, que mobilizarão milhares de atletas, comunidades escolares e população em geral.

 

Símbolo olímpico

Símbolo fundamental do movimento Olímpico que representa os ideais dos Jogos Olímpicos. O acendimento da Chama em Olímpia, na Grécia, local dos jogos antigos nos remete a um momento histórico. A passagem da Tocha Olímpica através do revezamento, leva a celebração dos Jogos Olímpicos para todo o país por intermédio de evento popular, que oferece enorme participação local e apoio.

 

Chama Olímpica em Canoas

A concentração inicial dos atletas, equipe de trabalho e público em geral será no Ponto de Coleta, em frente ao prédio da Antiga Estação Férrea - Avenida Victor Barreto, 2.301, Centro. O Comboio Oficial passará pela cidade no percusso do revezamento. A partir das 6h45 diversas atividades ocorrem nesse local de partida e ao longo do percurso do revezamento, que ocorre inicia às 7h20.

 

No prédio da antiga Estação Férrea de Canoas será o Ponto de Coleta, local onde os atletas, equipe de trabalho e público em geral se encontrarão para o evento de Revezamento da Tocha Olímpica. Enquanto o público chega para assistir ao Revezamento, haverá intervenções circenses, artísticas e esportivas como entretenimento, estas atividades terão alocução do radialista canoense Éverton Cunha (Mr.Pi).

Local: Estação Férrea – Avenida Victor Barreto

Horário de início: A partir de 06:45 horas da manhã

 

Protagonismo local

O esporte local terá um destaque especial, com a participação de atletas de vários segmentos. Durante o revezamento, entre a rua Ipiranga e Praça do Avião, 11 núcleos apresentarão as modalidades dos esportes desenvolvidos nos projetos municipais da cidade, com a participação de coordenadores, professores e alunos dos projetos municipais.

 

Participações

Ao longo do percurso, participam e acompanham o revezamento comunidades escolares e esportivas:

- 4.400 alunos da rede municipal de ensino usarão sombrinhas nas cores de Canoas

- 2.500 participantes dos programas da Secretaria de Esportes e Lazer acompanharão o revezamento.

- Grupo de Corrida da PMC, de servidores atletas; alunos das redes pública estadual e privadas de Canoas e Público em geral.

 

É dada a largada!

Começa um momento histórico para a cidade de Canoas, o Revezamento da Tocha Olímpica. O percurso será de 2 km pelo Centro de Canoas, onde a cada 200 metros haverá substituição de um atleta condutor por outro, totalizando 10 condutores. A Equipe Rio 2016 e seus patrocinadores realizaram um concurso para escolha de 6 atletas, os 4 restantes foram indicados pelo Município de Canoas.

 

Próximo ao horário da largada, pousará na Avenida Victor Barreto o paraquedista Wanderley Chimendes trazendo a bandeira de Canoas, dando início ao Revezamento da Tocha Olímpica.

 

Bailarinos estarão posicionados em escadas e andaimes ao redor do avião,  monumento característico de Canoas. Quando o último condutor se aproximar da Praça do Avião, iniciará a intervenção artística do Coletivo de Dança Canoas, que levantarão o tecido em coreografia inspirada nos esportes olímpicos. Atletas de futebol feminino da equipe Duda Canoas formarão um corredor humano. A Banda da Base Aérea também fará apresentação no local.

 

Trajeto - Largada:

Av. Victor Barreto - Rua Siqueira Campos, Rua Caramuru - Rua Regente Feijó - 

Rua XV de Janeiro - Rua Fioravante Milanez Avenida Victor Barreto - Rua Frei Orlando

Rua XV de Janeiro.

 

Atividades de Encerramento

Às 7h45, quando o último condutor se aproximar da Praça do Avião, iniciará a intervenção artística do Coletivo de Dança Canoas, que levantarão o tecido em coreografia inspirada nos esportes olímpicos. O espetáculo acontecerá ao som de bumbos legueros, remetendo a tradição gaúcha. Simultaneamente, 24 atletas de futebol feminino da equipe Duda Canoas formarão um corredor humano.

Ao término do evento do Intervalo de Revezamento da Tocha Olímpica, será realizado o plantio de uma árvore na Praça do Avião, marcando a passagem da Tocha Olímpica por Canoas. Nesse momento começam algumas atividades no palco principal: aulão de ritmo, ginástica e alongamento.

 

Benefícios para cidade

• Conectar a cidade com os Jogos Olímpicos;

• Apresentar aos munícipes diversas modalidades esportivas;

• Apresentar também as atividades sistemáticas ofertadas pela PMC/SMEL;

• Incentivar aos munícipes da sua cidade à prática esportiva;

• Aumentar o orgulho e a participação da população em eventos locais;

• Oferecer às Cidades oportunidade única para a exposição nacional e mundial da sua cultura e patrimônio.

https://www.rio2016.com/  

 

Trecho de bloqueio 

Estará proibido o trânsito e estacionamento em toda a região descrita abaixo:

Avenida Victor Barreto até Anita Garibaldi, Rua Cândido Machado, Rua XV de Janeiro, Rua Caramuru entre Anita Garibaldi, e Regente Feijó.

Entre Getúlio Vargas e Victor Barreto, Rua Gonçalves Dias, Rua Ipiranga, Rua Frei Orlando, Rua Fioravante Milanez, Rua Tiradentes, Rua Muck, Rua Domingos Martins, Rua Regente Feijó, Rua Napoleão Laureano, Rua Siqueira Campos e Rua Anita Garibaldi.

 

Transporte e Trânsito

Período de bloqueio:

Início: Meia noite do dia 07/07/2016 - Final: 10h do dia 08/07/2016.

 

Transporte público

As linhas de ônibus da Avenida Victor Barreto serão desviadas para Avenida Guilherme Shell. As linhas de ônibus que passam pela Avenida Getúlio Vargas serão mantidas, porém o embarque e desembarque serão desviados da Praça do Avião para a Parada da Passarela.

 

Contêineres para lixo

Período de bloqueio:

Início: Meia noite do dia 07/7/2016

Final: Meia noite do dia 08/7/2016

Os cantêineres de lixo da coleta automatizada, durante o evento, serão realocados para:

Rua Muck, Rua Domingos Martins entre Rua Regente Feijó, Rua Napoleão Laureano Sempre entre a Rua XV de Janeiro e Avenida Victor Barreto.

 

Serviços no dia: 

Ambulância e motolância, Corpo de Bombeiros, agente de trânsito, Guarda Municipal, Brigada Militar, Força Nacional de Segurança e Fiscalização da Secretaria do Desenvolvimento Econômico.

 

 

 

Compartilhar:

     
Newsletter

Cadastre-se e receba notícias
no seu e-mail.

  • Prefeitura de Canoas
  • Serviço de Atendimento ao Cidadão: 0800-5101234

  • Rua 15 de Janeiro, 11
    Centro - Canoas/RS
    CEP: CEP: 92010 300
    atendimentocidadao@canoas.rs.gov.br

  • Selo Transparência Prefeitura de Canoas