Ir para conteúdo

Carregando! Por favor aguarde...

Tempo em Canoas Previsão do tempo em Canoas. Selecione a foto de fundo da capa
  • Background Original
  • Base Aérea
  • Capão do Corvo
  • Canoas BR 116
  • Villa Mimosa
  • Praia Paquetá
  • Cidadãos de Canoasa
  • Carnaval de Canoas
  • Paria Paquetá Final de Trade
Acessibilidade
início conteúdo

Seminário Municipal Saberes em Diálogo


Incrições encerradas


O Seminário Municipal “Saberes em Diálogo: Educação Básica, Universidade e Pesquisa” é uma proposta da Diretoria Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação/Canoas, que se propõe a colocar em diálogo professores pesquisadores da rede e Universidade, na perspectiva de um compartilhamento de saberes, constituído com a pesquisa, em nível de pós-graduação.

A articulação entre os professores e a pós-graduação deve, prioritariamente, preocupar-se com a qualificação da Educação Básica, reinventando modelos técnicos de ensino, por meio de uma formação inicial e continuada crítica e reflexiva (Alarcão, 2011) . Dessa forma, amplia-se o papel intelectual desses profissionais na busca da melhor compreensão do cotidiano com vistas a pensar novas ações que signifiquem e ressignifiquem suas práticas.

A perspectiva de uma horizontalização dos saberes acadêmicos, técnicos e da experiência, colocam o professor no lugar de pesquisador de seus saberes e suas práticas (Tardif, 2002) , transformando a pesquisa em um princípio educativo, a partir do qual são pensadas todas as demais questões.

A aproximação e articulação cooperativa entre a escola básica e universidade nos processos de ensino e pesquisa favorecem a ambas, uma vez que estas parcerias de entreajuda qualificarão tanto o trabalho realizado na educação básica, quanto servirão de lócus para o movimento de pesquisa que se dá no âmbito acadêmico.

Justifica-se, portanto, a importância de conhecer e dar visibilidade às produções e pesquisas dos professores, constituindo uma identidade de rede-pesquisadora. O seminário proposto, assim, será uma primeira ação no sentido de incentivar a produção de conhecimentos a partir do diálogo entre os saberes da experiência docente, articulados com os saberes acadêmicos, possibilitando a construção de políticas públicas específicas para a formação, qualificação e valorização docente.  

> Baixe o edital para submissão de trabalhos clicando aqui

• Data: 29 e 30/08/2017
• Horário: 18h às 21h30
• Local: UNILASALLE

Programação

Atividade

Terça-feira, dia 29/8

18h

Credenciamento

18h30

Momento Cultural

19h

Abertura com autoridades

19h30

Palestra: Educação Básica, Universidade e pesquisa: saberes em diálogo   Painel: A educação básica e a pesquisa

Quarta-feira, dia 30/8

18h30

Mesas temáticas: Socialização e discussão das pesquisas desenvolvidas pelos professores pesquisadores da rede municipal, organizadas a partir dos eixos temáticos


SALAS COM EIXOS TEMÁTICOS

Eixo Temático

Trabalhos inscritos

Autor(a)

1a.      Gestão da educação, formação de professores e currículo

BEM-ESTAR DOCENTE E A GESTÃO ESCOLAR

Juliana Cristina da Silva

EM BUSCA DOS SENTIDOS DE PERTENCIMENTO DOCENTE EM UMA ESCOLA PÚBLICA

Marcos Salmo Silva de Lima

A ESCOLA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: UM ESTUDO NO CONTEXTO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CANOAS-RS

Juliana Aquino Machado

A PRÁTICA DO SUPERVISOR ESCOLAR DIRECIONADA À PRODUÇÃO DE SENTIDO E AO BEM-ESTAR DOCENTE EM UMA ESCOLA MUNICIPAL

Lisiane de Almeida Osório

O TRABALHO DOCENTE DO PROFESSORADO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO

Maicon Felipe Pereira Pontes

1b.      Gestão da educação, formação de professores e currículo

CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CRENÇAS E CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE

Adriana Silva da Costa Vidaletti 

TRANSIÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE ENTRE DUAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS A PARTIR DAS FALAS DAS CRIANÇAS

Márcia Regina Nunes de Oliveira

GESTÃO DEMOCRATICA E PARTICIPATIVA

Dione Cristina dos Santos

A ADAPTAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A IMPORTÂNCIA DESTA PRIMEIRA RELAÇÃO SOCIAL PARA A CRIANÇA. UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL.

Cristina Panizzutti Krauthein

CONSELHOS ESCOLARES COMO ESTRATÉGIA DE GESTÃO DEMOCRÁTICA

Gisele Bervig Martins

APRENDENDO A EMPREENDER

Cristiano Cardoso Pereira

2a.      Linguagens

LIÇÕES SOBRE CORPOS E ESTILOS DE VIDA NOS ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS DE ACADEMIAS DE GINÁSTICA

Bianca Rocha Gutterres

CONCEPÇÕES DE CORPOREIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE CANOAS-RS

Luciane Leal de Oliveira

O FERVO TAMBÉM É LUTA: OS JOVENS E O FUNK NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Deivid de Souza Soares

ALFABETIZAÇÃO VISUAL: LEITURA DE IMAGENS A PARTIR DAS ILUSTRAÇÕES E ANDRÉ NEVES

Sônia Maria de Lima Markus

ARTE CONTEMPORÂNEA E PRODUÇÃO DE SENTIDOS NO ENSINO DA ARTE

Rejane Reckziegel Ledur

BIBLIOTECA ESCOLAR COMO FERRAMENTA DO FAZER PEDAGÓGICO

Joice Rosa Machado

2b.      Linguagens

WILLIAM FAULKNER E PONTO DE VISTA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES

Márcia Lappe Alves

DOS LIMITES DA EXISTÊNCIA: O EXISTENCIALISMO EM A PAIXÃO SEGUNDO G.H., DE CLARICE LISPECTOR

Éder Alves de Macedo

ANÁLISE TEXTUAL DOS DISCURSOS - RESPONSABILIDADE ENUNCIATIVA EM RESPOSTAS A QUESTÕES DE LIVROS DIDÁTICOS

Flávio César Oliveira da Rosa

COM LICENÇA (POÉTICA): A OBRA DE RENATO RUSSO NO CONTEXTO DA INDÚSTRIA CULTURAL – A REPRESENTAÇÃO DO SISTEMA AUTORITÁRIO BRASILEIRO

 Juliana Beatriz Klein

JOGOS DE RPG DE MESA, LITERATURA E ENSINO: POSSÍVEIS CORRELAÇÕES

Thiago Goulart Prietto

3.      Ciências naturais e Matemática

A CONSTRUÇÃO DE UMA DISSERTAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA DA UFRGS: UMA EXPERIÊNCIA VIVIDA NA E.M.E.F. PERNAMBUCO

Mariana Braun Aguiar

A INFLUÊNCIA DA FEIRA DE CIÊNCIAS NO DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO CIENTÍFICO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Jonathan Zotti da Silva

AS HISTÓRIAS INFANTIS PROMOVEM O DESENVOLVIMENTO DAS ESTRUTURAS LÓGICAS MATEMÁTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE CANOAS

Rita Taís Gouvêa Moreira

INTERPRETAÇÃO DE GRÁFICOS: UMA ATIVIDADE QUE PODE AUXILIAR NO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO AUTÔNOMO

 Leandro de Andrades Campos

DISCALCULIA: UMA INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA EM SALA DE AULA

Lílian Ingles Machado

EQUAÇÕES DO 1° GRAU: UMA EXPERIÊNCIA UTILIZANDO ENGENHARIA DIDÁTICA 

Fabiana Caldeira Damasco

4.      Ciências humanas e sociais

FORMAÇÃO PROFISSIONALIZANTE PARA JOVENS DE PERIFERIAS URBANAS_MEDIAÇÕES PEDAGÓGICAS EMANCIPADORAS

Caroline Lisian Gasparoni

MULHERES SUL-RIO-GRANDENSES NOS JOGOS PARALÍMPICOS (1984-1992)

Eduardo Klein Carmona

AS TRANSFORMAÇÕES NAS DIRETRIZES DO PCB E A DECLARAÇÃO POLÍTICA DE MARÇO DE 1958

Isadora Klein Wenzel

Grazielli Fernandes

EDUCAÇÃO PARENTAL INSERIDA NO CONTEXTO DE AÇÕES PÚBLICAS PARA UMA PRIMEIRA INFÂNCIA MELHOR: UM ESTUDO NA PERSPECTIVA DA BIOECOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO

Giorgia Fabiana Vieira dos Santos

5.      Educação Inclusiva e Diversidade

EDUCAÇÃO FÍSICA, INCLUSÃO E SEUS DESAFIOS NO COTIDIANO DE UMA ESCOLA DE PERIFERIA

Caroline Maciel da Silva

ESCOLA INCLUSIVA

Nelci Rech de Avila 

A ACEITAÇÃO E CUIDADO DOS ALUNOS DE ESCOLAS REGULARES EM RELAÇÃO AOS ALUNOS COM NEE NELAS INCLUÍDOS

Mariele da Silva de Souza

EDUCAÇÃO INFANTIL E ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: CONFIGURAÇÕES DE SERVIÇOS EDUCATIVOS NO BRASIL E NA ITÁLIA

Melina Chassot Benincasa Meirelles

AFROTEOFOBIA: CONSIDERAÇÕES SOBRE A INTOLERÂNCIA RELIGIOSA

Hendrix Alessandro Anzorena Silveira

6.      Alfabetização, Pós-alfabetização e Letramentos

UM OLHAR PSICOPEDAGÓGICO SOBRE A SUBJETIVIDADE E A OBJETIVIDADE

Katielle de Oliveira Felix de Sena

ESTRATÉGIAS PSICOPEDAGÓGICAS PARA DESENVOLVER COMPETÊNCIA LEITORA EM PACIENTE COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NA LEITURA

Janaína Mota Fidelis

A COMPREENSÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NO SUJEITO

Maria Rita Conceição Ramos

PRÁTICAS DE ESCRITA NA HISTÓRIA DA ALFABETIZAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE O DITADO ESCOLAR

Carolina Monteiro

CONSTRUINDO A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: O PNAIC E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Priscila Bier da Silveira 

7.      Tecnologias na educação

TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS DIGITAIS NA ESCOLA: OS DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO DIGITAL DOS EDUCADORES

Kátia Renata Quinteiro Juliano

A LOUSA DIGITAL EM UMA ATIVIDADE DE MEDIÇÃO DE ÂNGULOS

Mariana Rodolfo Rocha

RECONSTRUÇÃO DE SENTIDOS : TECNOLOGIAS DIGITAIS EM SALA DE AULA

Glaucia Silva da Rosa

“GOSTA DE MIM? DÁ UM AMEI”: AS PUBLICAÇÕES DOS JOVENS NO FACEBOOK E A INTERAÇÃO DOS AMIGOS EM SUAS PÁGINAS PESSOAIS

Rosana Fachel de Medeiros

ACESSIBILIDADE NO ESPAÇO TECNOLÓGICO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

Luciane de Melo Gonçalves Trojahn

JUVENTUDES, FOTOGRAFIA E PRODUÇÃO DE SENTIDO: PAUTAS JUVENIS NO CONTEMPORÂNEO

Maria Cristina Vieira Cavalcanti

 

Compartilhar:

     
Newsletter

Cadastre-se e receba notícias
no seu e-mail.

  • Prefeitura de Canoas
  • Serviço de Atendimento ao Cidadão: 0800-5101234

  • Rua 15 de Janeiro, 11
    Centro - Canoas/RS
    CEP: CEP: 92010 300
    atendimentocidadao@canoas.rs.gov.br

  • Selo Transparência Prefeitura de Canoas