Ir para conteúdo

Carregando! Por favor aguarde...

Tempo em Canoas Previsão do tempo em Canoas. Selecione a foto de fundo da capa
  • Background Original
  • Base Aérea
  • Capão do Corvo
  • Canoas BR 116
  • Villa Mimosa
  • Praia Paquetá
  • Cidadãos de Canoasa
  • Carnaval de Canoas
  • Paria Paquetá Final de Trade
Acessibilidade
início conteúdo

Apresentação de Canoas

A Cidade

Canoas é sinônimo de economia forte e de povo trabalhador. O município, fundado em 1939, possui o segundo maior Produto Interno Bruto (PIB) gaúcho. Vizinha da capital Porto Alegre, a cidade é sede de grandes empresas nacionais e multinacionais, como a Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), Springer Carrier e AGCO do Brasil, além de nomes fortes nos ramos de gás, metal-mecânico e elétrico.

A educação desponta como novo setor. A cidade tem a segunda maior rede de ensino do Estado. São escolas públicas, particulares e três universidades.

Canoas é o município mais populoso da Região Metropolitana, com 329.174 habitantes, segundo projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para 2005. No Rio Grande do Sul, a cidade só fica atrás de Porto Alegre, Pelotas - zona sul do Estado - e Caxias do Sul, na Serra. Aqui também está o quarto maior colégio eleitoral gaúcho, com 210.646 eleitores, divididos em 598 seções.

A cidade, que hoje é constituída apenas por zona urbana, segundo critérios do IBGE, teve como pioneiros grandes proprietários de terras. O primeiro deles foi o conquistador Francisco Pinto Bandeira, que recebeu da Coroa portuguesa, em 1740, uma área com três léguas de comprimento e uma de largura ao longo da margem direita do Rio Gravataí. No local, foi instalada a sede da Fazenda do Gravataí - atualmente bairro Estância Velha. Em 1771, com a morte de Francisco, as terras passaram para o filho, Rafael Pinto Bandeira. Com o falecimento destes, sua viúva, Josefa Eulália de Azevedo, a Brigadeira, divide a área entre os filhos. A partir daí, as terras são repartidas, dando origem a um povoado.

A história registra o ano de 1871 como o início do povoamento de Canoas, quando houve a inauguração do primeiro trecho da estrada de ferro que ligaria São Leopoldo a Porto Alegre. Canoas pertencia aos municípios de Gravataí e São Sebastião do Caí. O major Vicente Ferrer da Silva Freire, então proprietário da Fazenda Gravataí, aproveitou a Viação Férrea para transformar suas terras em uma estação de veraneio. Ponto de referência obrigatório, o local passou a ser designado Capão das Canoas. Logo, as grandes fazendas foram perdendo espaço para as pequenas propriedades, chácaras e granjas.

Em 1908, Canoas é elevada a Capela Curada, tendo por órago (santo que dá nome à igreja) São Luiz Gonzaga. Em 1938, assume a condição de Vila e, no ano seguinte, torna-se cidade e sede de município. Em 1937, a instalação do 3º Regimento de Aviação Militar (RAV), hoje o 5º Comando Aéreo Regional (V Comar ), foi decisiva para a emancipação. O movimento emancipacionista foi liderado por Victor Hugo Ludwig, que levou ao general Flores da Cunha, interventor federal no Estado, as razões da emancipação.

Em 27 de junho de 1939, a cidade foi criada pelo Decreto Estadual nº 7.839. Em 15 de janeiro de 1940 foi instalado o município de Canoas. Edgar Braga da Fontoura foi o primeiro prefeito e o município contava com 40.128 habitantes.

O crescimento econômico de Canoas deu-se, principalmente, a partir de 1945, depois do fim da Segunda Guerra Mundial. Além de numerosas indústrias, instalam-se no município a Base Militar da V Zona Aérea e a Refap, impulsionando o desenvolvimento da cidade.

As ações, avanços e conquistas de Canoas, no desenvolvimento da cidade e na qualidade de vida da população, têm sido reconhecidos com prêmios, em nível nacional e internacional. Veja algumas dessas distinções:

2015 Prêmio Gestor Público - Certificado de Reconhecimento ao Prefeitura na Rua pela Sindifisco | Afisvec. 

2015 Top de Marketing - Categoria Serviços Públicos pela ADVB

2015 - Líderes e Vencedores 2015 (comemorativo de 21 anos) pela Assembleia Legislativa | Federasul

2015 - Cidade Pró-Catador - Governo Federal.

2014 - Selo Município Livre do Analfabetismo - Governo Federal.

2014 Reconhecimento Melhores Práticas de Estágio pelo Instituto Euvald Lodi.

2014 Boas Práticas de Transparência na Internet - O Portal da Transparência da Prefeitura de Canoas ganhou o prêmio do Tribunal de Contas do Estado. A avaliação é realizada pelo Corpo Técnico do TCE.

201413º Prêmio Gestor Público - Os cases Ágora em Rede e Escritório do Empreendedor, da Prefeitura de Canoas, foram premiados, respectivamente, nas categorias Tecnologia da Informação e Gestor Público.

2014Top de Marketing ADVB/2014 - Premiado na categoria Serviço Público, com o case "Canoas, cidade empreendedora". Nele, é apresentado o Escritório do Empreendedor.

2014Prêmio Cidades Sustentáveis - Canoas foi a vencedora entre as vinte cidades que concorreram, na categoria Médias Cidades.

2014 - Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor - Canoas ficou em 1º lugar na categoria desburocratização com o case Escritório do Empreendedor.

2013 - Prêmio Gestor Público - Categoria Tecnologia da Informação, conferido pelo Sindifisco e Afisvec com o case Teleagendamento de Consultas.

2012 - 30º Top de Marketing da ADVB - Categoria Sustentabilidade com o case Plano de Comunicação do Programa Canoas Saúde.

2012 - Troféu Gestor Público Tecnologia da Informação - Concedido pelo Sindifisco e Afisvec pela implantação do Território Digital.

2012 - 2º Concurso de Boas Práticas em Prevenção ao Crime na América Latina e Caribe - 1º lugar na categoria Qualidade da Gestão para Território de Paz Guajuviras: a experiência de segurança cidadã de Canoas. O prêmio foi entregue durante o 1º Diálogo Regional de Políticas Públicas da Rede de Segurança Cidadã na sede do BID, em Washington, Estados Unidos.

2012 - 1ª edição do Prêmio Cidades Digitais RS - troféu Visão Estratégica do Gestor Municipal pelas inovações tecnológicas implantadas nos serviços diários da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania.

2012 - 17° Prêmio pelo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP) - Destaque para Prefeitura na categoria Inovação.

2011 - 2º concurso de Boas Práticas em Prevenção do Delito na América Latina e Caribe - Na categoria Qualidade da Gestão promovido do Instituto de Assuntos Públicos da Universidade do Chile pelo projeto Território de Paz Guajuviras.

2011 - Prêmio Direitos Humanos/2011 - Para a Agência da Boa Notícia Guajuviras, na categoria Mídia e Direitos Humanos, em solenidade realizada em Brasília com presença da presidenta Dilma Rousseff.

2011 - Concurso Cidades Ativas, Cidades Saudáveis - 1º lugar na categoria Espaço Público com Projeto Prefeitura na Rua, concedido durante o Congresso de Transporte Sustentável e Mobilidade Urbana, no México. O primeiro prêmio internacional da cidade é o único projeto brasileiro premiado entre os 51 inscritos, de 14 países da América Latina e Caribe.

2011 - Prêmio Cultura FAMURS/CODIC - Em reconhecimento à realização do Festival Canoas Jazz do Mercosul.

2010 - Prefeito Empreendedor do SEBRAE - O certificado foi conquistado pela capacidade administrativa dos gestores municipais na elaboração de projetos e ações em favor das micro e pequenas empresas.

 

uploads/tiny_mce/images/mapa_regioes_550

Compartilhar:

     
Newsletter

Cadastre-se e receba notícias
no seu e-mail.

  • Prefeitura de Canoas
  • Serviço de Atendimento ao Cidadão: 0800-5101234

  • Rua 15 de Janeiro, 11
    Centro - Canoas/RS
    CEP: CEP: 92010 300
    atendimentocidadao@canoas.rs.gov.br

  • Selo Transparência Prefeitura de Canoas