Ir para conteúdo

Carregando! Por favor aguarde...

Tempo em Canoas Previsão do tempo em Canoas. Selecione a foto de fundo da capa
  • Background Original
  • Base Aérea
  • Capão do Corvo
  • Canoas BR 116
  • Villa Mimosa
  • Praia Paquetá
  • Cidadãos de Canoasa
  • Carnaval de Canoas
  • Paria Paquetá Final de Trade
Acessibilidade
início conteúdo

Territórios de Paz

Um Centro de Pesquisa Social Aplicada à Segurança Pública de Canoas. Foi implementado, inicialmente, com recursos oriundos do Governo Federal.

O primeiro TP foi lançado em outubro de 2009 no bairro Guajuviras, e em novembro de 2011 foi a vez do Bairro Mathias Velho.

OS PROJETOS NO TERRITÓRIO DE PAZ GUAJUVIRAS:

*      CASA DAS JUVENTUDES: Objetivo a inclusão social de adolescentes e jovens na faixa dos 15 aos 24 anos, respeitando a identidade e a diferença com o fortalecimento da cidadania, da autonomia responsável e construção da segurança pública e cidadã.

 

*      JUSTIÇA COMUNITÁRIA: Visa contribuir para a democratização do acesso à justiça, por meio da mobilização e capacitação de agentes comunitários em mediação de conflitos.

 

*      AGÊNCIA DA BOA NOTÍCIA: Tem como objetivo a construção de um observatório de comunicação cidadã no Território de Paz – Guajuviras, com o desenvolvimento de oficinas de comunicação direcionadas a jovens, pretende atuar na prevenção das violências por meio de ações de comunicação social direcionada a cerca de 240 adolescentes e jovens.

 

*      MULHERES DA PAZ: visa à seleção e capacitação de Mulheres que constituem área conflagrada. As Mulheres da paz atuarão como mediadoras sociais divulgando e implementando ações

 

*      GERAÇÃO CONSCIENTE: O projeto teve a primeira edição, através de convênio o Ministério da Justiça, o objetivo foi à capacitação de jovens moradores do bairro Guajuviras em Educadores Populares em Direitos do Consumidor, efetuando ações de multiplicação dos conhecimentos. No ano de 2012 o projeto foi incorporado como política pública do município através das conquistas que o PROCON de Canoas.

*      PRAÇA DAS JUVENTUDES – Um projeto que ainda está sendo desenvolvido, com parceria com o Governo Federal. A estimativa para o lançamento é em dezembro de 2012, tem como objetivo de contribuir para a redução da exclusão e do risco social dos jovens que vivem em áreas menos favorecidas.

 

OS PROJETOS NO TERRITÓRIO DE PAZ MATHIAS/HARMONIA:

 

*      NÚCLEO DE JUSTIÇA COMUNITÁRIA – O projeto tem por finalidade a implementação de (um) Núcleo, na região da Grande Mathias Velho, objetivando contribuindo paraa o acesso à justiça, por meio da mobilização e capacitação de agentes comunitários em mediação de conflitos,

 

*      CENTRO DE REFERÊNCIA DAS JUVENTUDES – Implementação de um Centro de Referência para as Juventudes, com foco no oferecimento de cursos e oficinas para jovens de 12 a 24 anos, moradoras (es) dos bairros Mathias Velho e Harmonia (Grande Mathias Velho), bem como qualificar a atuação do GGI-M, na perspectiva do desenvolvimento de ações de prevenção às violências e à criminalidade e de promoção dos direitos humanos.

 

*      NÚCLEO DE PROMOTORA DOS DIREITOS DAS MULHERES – Seleção e Capacitação de Mulheres para atuação no bairro Guajuviras, que constituem área conflagrada, com vistas à construção e o fortalecimento das redes sociais de prevenção e enfrentamento à violência.

 

Compartilhar:

     
Newsletter

Cadastre-se e receba notícias
no seu e-mail.

  • Prefeitura de Canoas
  • Serviço de Atendimento ao Cidadão: 0800-5101234

  • Rua 15 de Janeiro, 11
    Centro - Canoas/RS
    CEP: CEP: 92010 300
    atendimentocidadao@canoas.rs.gov.br

  • Selo Transparência Prefeitura de Canoas