Ir para conteúdo

Carregando! Por favor aguarde...

Tempo em Canoas Previsão do tempo em Canoas. Selecione a foto de fundo da capa
  • Background Original
  • Base Aérea
  • Capão do Corvo
  • Canoas BR 116
  • Villa Mimosa
  • Praia Paquetá
  • Cidadãos de Canoasa
  • Carnaval de Canoas
  • Paria Paquetá Final de Trade
Acessibilidade
início conteúdo

Observatório de Segurança Pública

uploads/tiny_mce/images/topo_observatorio_550

O Observatório foi constituído por sociólogos (as) e geógrafos (a) com um perfil mais aplicado à prática e às ferramentas de inteligência (como os softwares e as inovadoras técnicas de pesquisa).

 

Um Centro de Pesquisa Social Aplicada à Segurança Pública de Canoas. Foi implementado, inicialmente, com recursos advindos do Programa Nacional de Segurança Pública (PRONASCI), da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, e da Prefeitura Municipal de Canoas. Posteriormente, tornou-se política pública mediante sua institucionalização, através da Lei Municipal n.º 5386, com o objetivo de qualificar e aperfeiçoar as atividades realizadas pelo Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M).

Em dois anos, o Observatório participou de 35 reuniões ordinárias do GGIM; 17 participações em Seminários e Congressos, destacando-se o Encontro da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS), o Congresso da Associação Latino-Americana de Sociologia (ALAS) e o Encontro Anual do Fórum Brasileiro de Segurança Pública; e produziu mais de 60 relatórios técnicos.
A fim de garantir a sustentabilidade do projeto, a Prefeitura firmou a parceria com uma instituição local – a Fundação La Salle – e uma Universidade do município, o Unilasalle, constituindo, além disso, um grupo de pesquisa acadêmico. Em razão do destacado papel desempenhado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, no I Colóquio sobre Gestão do Conhecimento da Segurança Pública de Canoas, foi firmada uma nova parceria – de cooperação técnica - entre este e o Observatório de Segurança Pública de Canoas.
Atualmente, sistematiza e coordena os indicadores para avaliar processualmente a política de segurança pública levada a efeito na cidade de Canoas a partir de três programas estratégicos, quais sejam: Guarda Comunitária, Canoas Mais Segura e Territórios de Paz. O Observatório mantém um vínculo estreito com o GGI-M, o que lhe garante um acompanhamento no processo de gestão da segurança pública do município bem como facilita o feedback para os gestores.

 

Mapeamento de Delitos

Para acessar os dados georreferenciados relativos aos indicadores de violência no município de Canoas, assim como os resultados da Pesquisa de Vitimização realizada no ano de 2014, acesse o link: http://sistemas.canoas.rs.gov.br/observatorio/public/

 

Acesso à Informação

A concepção do projeto Observatório de Segurança Pública de Canoas é desenvolver, fortalecer e operacionalizar um sistema de monitoramento e avaliação local das ações de segurança pública com cidadania, pactuando indicadores de desempenho, promovendo e propondo ações a serem executadas por agentes públicos na cidade de Canoas/RS. Ademais, tem como propósito coletar, analisar e disponibilizar informações, sistematizar conceitos e metodologias, agregando conhecimentos e experiências na gestão do conhecimento em segurança pública.

 
Neste sentido, a partir da visão da atual gestão municipal, que consolidou o Observatório como uma política social à medida em que incentiva o acompanhamento e controle público e democrático sobre as informações de segurança pública, publicizando seus indicadores criminais, harmonizando-se ao novo paradigma de transparência pública determinado pela implantação da lei federal nº12.527, conhecida como Lei de Acesso à Informação.
 
Com a finalidade de garantir a transparência das informações referentes à segurança pública do município e garantir a publicização de indicadores sobre segurança pública monitorados pela Secretaria de Segurança Pública e Cidadania, seguem os dados do indicador de mortes violentas registrados desde o ano de 2009 no município de Canoas.

 

Acesse o link para ver o indicador:

  Mortes violentas em Canoas (2009 a 2016)

  Mortes Violentas por data, hora, logradouro, bairro e idade (2009 a 2016)  

Compartilhar:

     
Newsletter

Cadastre-se e receba notícias
no seu e-mail.

  • Prefeitura de Canoas
  • Serviço de Atendimento ao Cidadão: 0800-5101234

  • Rua 15 de Janeiro, 11
    Centro - Canoas/RS
    CEP: CEP: 92010 300
    atendimentocidadao@canoas.rs.gov.br

  • Selo Transparência Prefeitura de Canoas