Ir para conteúdo

Carregando! Por favor aguarde...

Tempo em Canoas Previsão do tempo em Canoas. Selecione a foto de fundo da capa
  • Background Original
  • Base Aérea
  • Capão do Corvo
  • Canoas BR 116
  • Villa Mimosa
  • Praia Paquetá
  • Cidadãos de Canoasa
  • Carnaval de Canoas
  • Paria Paquetá Final de Trade
Acessibilidade
início conteúdo

Guarda Municipal

Em Canoas a Guarda teve sua disposição final da SMSPC que foi oficialmente crida em 02 de janeiro de 2009.

A guarda atualmente ocupa uma um papel de protagonista na Cidade de Canoas, estando cada vez mais próxima da Comunidade.

Educação:

Prevenção à violência Escolar – Parte dessas ações está centralizada na Ronda Escolar, que age na mediação de conflitos com ajuda de alunos, pais e professores.

O Teatro de Fantoches, Músicas, Brincadeiras e Palestras Preventivas – promovidas pela Guarda para disseminar a cultura de PAZ e a valorização da vida.

O “Teatro de Fantoches” já foi visto por mais de 16 mil expectadores somente em 2011

O projeto RECREIO MUSICAL estreita os laços entre a Guarda e os Jovens de nossas escolas em um ambiente sadio e falando a linguagem do Hip Hop para construção da Cultura de PAZ.

Outra ação importante é a formação das CIPAVES – COMISSÕES INTERNAS DE PREVENÇÃO A VIOLENCIA ESCOLAR, implantadas nas 42 escolas da rede municipal, elas têm a missão de identificar situações de risco e violência nas escolas.

Além destas ações, a guarda também atua em parceria com os projetos sociais dos Territórios de PAZ (Mathias Velho e Guajuviras).

TECNOLOGIA:

A Guarda atua com as mais novas tecnologias a serviço da comunidade - CANOAS MAIS SEGURA, que contempla as ferramentas:

 Câmeras de Videomonitoramento, sistemas de detecção de Tiros, Monitoramento por Alarmes em todos os prédios Públicos Municipais.

Através de um processo de inclusão digital, pioneira no Brasil, a Guarda passou a utilizar o REG-M (REGISTRO ELETRONICO DA GUARDA MUNICPAL) com equipamento eletrônico Tablet, no qual os Boletins de Atendimentos, as Atividades do Serviço Tático-Operacional, o Cartão Programa e os Registros de Ocorrências Administrativas, são preenchido e enviado instantaneamente “on-line” a uma base dados. O observatório de Segurança Publica, através desta base dados, gera relatórios estatísticos com indicadores da violência, georefenciando-os e orientando o serviço da Guarda Municipal.

INTEGRAÇÃO:

A Guarda Municipal também faz parte do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) que organiza ações integradas em beneficio da População, com foco na segurança publica.

VALORIZAÇÃO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL:

No bojo das qualificações à Guarda Comunitária apontou-se a necessidade de criação de formas de remuneração que gratificassem os funcionários do quadro. A primeira a ser criada foi pensada para auxiliar na formação escolar do quadro, permitindo que mais de 50% dos GM’s pudessem voltar a estudar, entrando na faculdade ou concluindo o terceiro grau é ela o Bolsa Formação Municipal Decreto  414 de 13/05/2010

Consequentemente, após a qualificação e mudança do perfil e das atribuições que desempenham a Guarda Municipal e na ausência temporária de Plano de Carreira atualizado, criou-se a GAD – Gratificação por Atividade Desempenhada Lei Municipal 5.569 de 07/012011, onde se tem uma diferenciação do bônus salarial agregado ao provento em consequência da execução do serviço.

 

Compartilhar:

     
Newsletter

Cadastre-se e receba notícias
no seu e-mail.

  • Prefeitura de Canoas
  • Serviço de Atendimento ao Cidadão: 0800-5101234

  • Rua 15 de Janeiro, 11
    Centro - Canoas/RS
    CEP: CEP: 92010 300
    atendimentocidadao@canoas.rs.gov.br

  • Selo Transparência Prefeitura de Canoas