Ir para conteúdo

Carregando! Por favor aguarde...

Tempo em Canoas Previsão do tempo em Canoas. Selecione a foto de fundo da capa
  • Background Original
  • Base Aérea
  • Capão do Corvo
  • Canoas BR 116
  • Villa Mimosa
  • Praia Paquetá
  • Cidadãos de Canoasa
  • Carnaval de Canoas
  • Paria Paquetá Final de Trade
Acessibilidade
início conteúdo

Mini Zôo

topo

O Zoológico Municipal de Canoas existe desde 2005 e, nesse período, tornou-se referência na região quanto à recuperação de espécies da fauna silvestre nativa, educação ambiental e lazer para a comunidade. O Zoo caracteriza-se pelo caráter sócio-ambiental não apenas pelo importante papel de recuperação de espécies da fauna silvestre, mas como educador de uma sociedade que ainda não aprendeu a lidar com a convivência pacífica e sustentável com a natureza. Influencia desta forma, na formação intelectual de uma sociedade mais harmoniosa com a natureza e com o próprio homem.

Como consequência de sua visibilidade e trabalho técnico executado, um aumento significativo na demanda de animais recebidos ocorreu durante este tempo, levando os técnicos a buscar constantes modificações  e soluções na tentativa de acolher melhor e atender as exigências ambientais existentes quanto à manutenção de fauna. A instituição atua de maneira a dar suporte aos órgãos ambientais envolvidos com fauna e a comunidade do município de Canoas. Adequações e novos recintos foram criados para dar condições de manutenção e tratamento dos animais encaminhados ao zoo.

Atualmente, diversos municípios da região buscam orientações dos técnicos do zoo quanto ao manejo de fauna, além de muitas vezes solicitar apoio no atendimento de fauna em situação de conflito. Entre os anos de 2008 e 2016, o zoo recebeu mais de 4.300 animais silvestres de vida livre provenientes de entregas espontâneas da comunidade, resgates e encaminhamento de outros municípios e empresas.

Quando foi criado, o plantel era composto por cerca de 30 animais. Hoje esse plantel aumentou e diversificou-se, tendo mais de 110 animais de diferentes espécies, entre aves, mamíferos e répteis. São 24 gêneros e 27 espécies diferentes.

O Zoo funciona de terça-feira a domingo, das 9h as 18h, com entrada gratuita. Também realiza visitas monitoradas com agendamento prévio para escolas e outras instituições. O telefone de contato é 9-9369-7503 e o e-mail é zoologicocanoas@hotmail.com

 

Baixe as cartilhas de orientações

  

                                                       
Guia de Orientação
e Recebimento de
Animais Silvestre

no Mini Zoo
Guia de Manejo
Sobre Fauna
Silvestre
em Meio Urbano 
Guia de Manejo 
e Controle de Morcegos 

Técnicas de Identificação 
Captura e Coleta 


Veja a localização do Mini Zoo

 

conheça

Imagens cedidas do Mini Zoo - Veterinário Elisandro e Fotógrafo Ireno Jardim/SECOM

Coruja mocho-diabo (Asio stygius

Coruja

Arara tricolor (Ara macao)

Arara

Casal de araras-canindé (Ara ararauna)

Arara

Gavião caracará (Caracara plancus)

Falcão

Papagaio verdadeiro (Amazona aestiva) usando as penas para se coçar. São aves que possuem muita habilidade no manuseio de objetos.

papagaiu

Filhote de lontra órfão (Lontra longicaudis) recebida no zoo para reabilitação, após sua mãe ser morta por cães.

lontra

Gordo, a lontra (Lontra longicaudis), morador do zoo, tomando seu banho matinal.

Lontra

Lontras tomando banho de sol.

lontra

Lisa, um filhote de ouriço (Sphiggurus villosus). Esse filhote foi recebido após a mãe ser morta por ataque de cães.

lisa

Barth, um ouriço (Sphiggurus villosus), morador do zoo, que também chegou filhote e acabou tendo que permanecer em cativeiro. Hoje, ele é pai do Espiga e do Pinhão.

Ouriço

Ouriços são roedores que vivem em árvores e adoram vegetais. Seus espinhos são sua única defesa contra predadores e ficam eriçados quando sentem-se ameaçados, desprendendo-se do seu corpo e espetando em quem encosta-los. Não possuem a capacidade de lançar seus espinhos, com é folcloricamente divulgado.

ouriço

Filhotes de tatu-mulita (Dasypus hybridus) entregues no zoo para reabilitação. Após um período no zoo, puderam ser devolvidos à natureza.

Tatu Bola

Graxaim-do-mato (Cerdocyon thous) morador do zoo. 

Graxain

Babaloo, uma órfã de bugio-ruivo (Alouatta guariba clamitans) recebendo mamadeira.

macaco prego mirim

Coquinho e Babaloo, filhotes órfãos de bugio-ruivo (Alouatta guariba clamitans) dormindo após a mamadeira.

Coquinho e Badalo

Mãe e filhote de bugio-ruivo, nascido no zoo. A reprodução de animais silvestres em cativeiro é um bom indicador da qualidade e adaptação dos animais.

macaca

Bugios tomando banhos de sol. 

macacos

Macacos-prego (Sapajus nigritus) são considerados os primatas brasileiros mais inteligentes e habilidosos na arte de manipular objetos.

macaco

Avestruz africano (Struthio camelus) macho. É possível diferenciar o macho da fêmea por meio da coloração, uma vez que apenas o macho possui penas pretas, enquanto a fêmea é cinza.

Avestruz

Coati (Nasua nasua), moradora do zoo, aproveitando para descansar após a refeição.

Rute

Dois filhotes de gato-do-mato-pequeno (Leopardus guttulus) nascidos no zoo em 2012.

gato

Filhote de corujinha-do-mato (Megaschopus choliba) em reabilitação no zoo.

corujinha

Filhote de coruja suindara (Tyto furcata) em reabilitação. É uma das corujas mais comuns na cidade e costuma fazer ninhos em edificações e grandes pavilhões. Um casal de suindaras pode predar, em um ano, mais de 3.000 pequenos roedores e morcegos.

coruja

Filhote de gambá-de-orelha-branca (Didelphis albiventris). Órfãos desta espécie são comumente recebidos, uma vez que são animais muito agredidos e atropelados na cidade.

mascote

Jabutipiranga (Chelonoides carbonária) gostam de refrescar-se no verão. O zoo instala irrigadores nos recintos para dar conforto e bem-estar aos animais.

jabuti

Urubu-comum (Coragyps atratus) de vida livre. Este pai estava cuidando o ninho, enquanto a equipe do zoo inspecionava e passava orientações aos moradores.

urubu

Sapo cururu (Rhinella marina) recebido no zoo para reabilitação.

sapo cururu

 

Compartilhar:

     
  • Prefeitura de Canoas
  • Serviço de Atendimento ao Cidadão: 0800-5101234

  • Rua 15 de Janeiro, 11
    Centro - Canoas/RS
    CEP: CEP: 92010 300
    atendimentocidadao@canoas.rs.gov.br

  • Selo Transparência Prefeitura de Canoas