Ir para conteúdo

Carregando! Por favor aguarde...

Tempo em Canoas Previsão do tempo em Canoas. Selecione a foto de fundo da capa
  • Background Original
  • Base Aérea
  • Capão do Corvo
  • Canoas BR 116
  • Villa Mimosa
  • Praia Paquetá
  • Cidadãos de Canoasa
  • Carnaval de Canoas
  • Paria Paquetá Final de Trade
Acessibilidade
início conteúdo

Casa das Artes Villa Mimosa

Uma casa rica em história e generosidade para a difusão e formação da arte em suas várias linguagens. Assim é a Casa das Artes Villa Mimosa, um dos prédios mais antigos da zona urbana de Canoas. Tombado como patrimônio histórico municipal em 2009, o local foi posteriormente restaurado, constituindo-se no primeiro centro cultural público do Município.

Construído em 1904, em estilo neoclássico, e preservado por décadas pelo casal Frederico Guilherme Ludwig e dona Mimosa, os primeiros proprietários, o prédio da Villa Mimosa foi restaurado pela construtora Goldzstein Cyrela. A Prefeitura de Canoas entregou oficialmente o Centro Cultural à comunidade em junho de 2012.

O espaço, agora público, dispõe de ambientes e projetos para formação, expressão e disseminação cultural dos artistas locais e a comunidade em geral.

Uma intensa agenda de atividades é divulgada periodicamente, sempre com acesso gratuito.

Horários de funcionamento e informações

Atendimento ao público e visitação: de terça a sexta, das 09h às 18h. Sábados e domingos, das 14h às 19h.

Av. Guilherme Schell, nº 6270 - Centro - Canoas - RS
Fone: (51) 3428 5789
Email: villa.mimosa@canoas.rs.gov.br

A Casa das Artes Villa Mimosa também recebe grupos para visitas guiadas históricas. O agendamento pode ser feito pelo telefone 51 3428 5789.

Programação



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Exposição Mãe Preta, Mãe África - com João Máximo 

Exposição aberta ao público até 30 de Setembro
(exposição extendida)

Terças a sextas, das 09h às 12h e das14h às 18h
Sábados e domingos, das 14h às 18h
Entrada Franca
 
7º FESTIA – Festival Internacional de Teatro em Canoas convida para mais uma edição que chega espalhando cultura, arte e teatro por todos os cantos da cidade. De forma ampla e democrática apresentará 27 atividades, 16 espetáculos, e cinco atividades formativas durante dez dias de intensa programação.Todas as atividades são gratuitas.

Nesta edição, João Silva Máximo, de Canoas, é o homenageado, diretor, ator e artista plástico, trabalha com arte em madeira há mais de 30 anos. Sua pesquisa com a temática africana iniciou no ano de 2007. Com inspiração na cultura africana e sua religiosidade. a forma arredondada da matéria prima (madeira bruta), a partir da costaneira de eucalipto, é transformada em carrancas, rostos e corpos que remetem ao povo africano e seus descendentes.



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Show Musical Lembranças - com Vera Nascimento e José Antônio
Dia 04 de Outubro, Quarta-feira, às 19h30

Entrada Franca


A apresentação traz a sonoridade clássica da Música Popular Brasileira, na voz da cantora gaúcha Vera Nascimento acompanhada pelo teclado de Antônio de Lucas. Os músicos interpretam canções consagradas do samba e da MPB, como Caetano Veloso, Chico Buarque, Francis Hime, entre outros.
 
Sobre os músicos:
Vera Maria Costa do Nascimento nasceu em Porto Alegre, em 1943. É bacharel em direito pela Unisinos e participou das seis coletâneas da Casa do Poeta de Canoas, com contos e poemas. Frequentemente participa de encontros culturais em Canoas, como feiras de livros, e é vocalista do grupo musical Nostalgia. Nas Feiras do Livro de Porto Alegre e Canoas de 2015, lançou sua autobiografia Vitória – A História de uma Mulher.
 
José Antônio de Lucas (Antoninho) nasceu em Montenegro, em 1935. Com incentivo de seus pais, aprendeu seu primeiro instrumento, o violão. Antônio dedicou-se já aos 20 anos à música, trabalhando de forma profissional no Conjunto Caravela, onde tocava acordeão e órgão. Após abandonar o acordeão em 1977, devido a problemas de saúde, dedica-se ao piano e ao teclado até os dias de hoje.


 
 
3º Mostra de Dança Emotions: Ídolos - com Grupo de Dança Emotions
Dia 07 de Outubro, Sábado, às 19h
Entrada Franca

 O que seria do Emotions sem seus ídolos? 

Melhor: o que seria de todos nós, sem nossos ídolos?
Aquelas pessoas que com seus talentos mexem com nossos sentimentos, nossas emoções?
Uma voz, um passo, um discurso, a letra de uma música. Essas pessoas tão especiais muitas vezes nem se dão conta do quanto nos influenciam. Do quanto suas atitudes nos fazem repensar nossa vida. Do quanto nos trazem alegria. Do quanto mudamos por causa delas.

É por elas, e para elas, que o Emotions realiza a sua 3ª Mostra de Dança! Iremos homenagear esses super-humanos que nos despertam mil e uma emoções.

Alegria, paz, empatia. Você já sentiu isso ao ouvir uma canção?
Nós, do Emotions, vivemos disso: das emoções. Somos pessoas sensíveis que amam as emoções transmitidas pela voz de nossos ídolos! E a nossa mostra reflete o que somos.

É por isso que a 
❋❋ 3ª Mostra de Dança Emotions: Ídolos! ❋❋é bem do jeitinho Emotions: cativante, emocionante, INCRÍVEL! 

No dia ❋❋ 07 de outubro ❋❋, o Emotions e grupos convidados irão incendiar a Villa Mimosa de energia positiva! 


Exposição Todo. Santo. Dia. - de Mônica Sofia
Exposição aberta ao público de 15 de Setembro até 15 de Outubro
Terças a sextas, das 09h às 12h e das14h às 18h
Sábados e domingos, das 14h às 18h
Entrada Franca

 
Todo. Santo. Dia.” é a exposição de desenhos que Mônica Sofiatraz para a Casa das Artes Villa Mimosa. A artista faz da observação pura e simples, seu método de trabalho, buscando naquilo que nos cerca um momento de silêncio e de contemplação. Segundo Mônica, podemos transcrever através do desenho, por exemplo, aquilo que nos chega aos olhos e à mente, utilizando-o como tradutor deste momento. Ao observarmos que a natureza não é feita de linhas, que as pessoas não possuem contornos e que a linha do horizonte é inatingível, supomos que o desenho é, essencialmente, uma abstração. 

Desenhando todos os dias desde 2009, Mônica Sofia propõe a si mesma este exercício de abstração e de construção do raciocínio gráfico. O desenho, desta forma, assume características de notações diárias, tendo no papel, no grafite, no nanquim e nos pastéis os construtores de uma perspectiva, de um processo particular de compor o registro do seu pensamento em arte. A artista apresentará alguns dos resultados destes Desenhos-Diários e, durante o período da exposição, visitará diariamente a Casa das Artes Villa Mimosa para executar o trabalho ‘Subsistente’ desenvolvido a partir do livro de Giovanni Papini, A vida de Miguel Angelo na vida do seu tempo.

Mônica Sofia é Artista visual e pesquisadora em arte. Mestre em Poéticas Visuais pelo Programa de Pós-Graduação do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, também é Bacharel em Artes Visuais com ênfase em desenho na mesma instituição. Premiada com Láurea Acadêmica em 2009, sempre assídua nos ensinamentos. Publicou artigos na Revista Arte ConTexto em 2015. Participou dos Salões de Iniciação Científica da UFRGS e do IC. Desenvolveu pesquisa junto à Fundação Iberê Camargo e ao Centro de Documentação e Pesquisa do Instituto de Artes da UFRGS. Seus trabalhos foram selecionados para a Casa Cor RS 2014. Expôs individualmente em: Desenho e o Pensamento Lírico (Galeria Modernidade, Novo Hamburgo/RS, 2014); O desenho como caminho (Pinacoteca Barão de Santo Ângelo, Porto Alegre/RS, 2013); Entrelinhas: momentos do percurso (Galeria Clébio Sória e Pinacoteca Barão de Santo Ângelo, Porto Alegre/RS, 2010). Curadora na exposição par.ti.cu.lar (Galeria Modernidade, Novo Hamburgo/RS, 2014). Participou das exposições coletivas Subsolo Contemporâneo (Gravura Galeria de Arte, Porto Alegre/RS, 2014); In Progress Articulação Teórico-Prática (Galeria de Arte Mamute, Porto Alegre/RS, 2012); Pontos de Partida (Casa de Cultura Mário Quintana / Sala Augusto Meyer, Porto Alegre/RS, 2010).
 


Aulas Art & Dança 2017

Investimento por aula: R$ 20,00.
Obs: Haverá desconto para o aluno(a) que levar um amigo(a).


Hip Hop Femme

Com Annanda Araújo
Quintas-feiras a partir das 14h

Aula de dança idealizada com o intuito de abordar as práticas das Danças Urbanas, trabalhando elementos provenientes da cultura hip hop, com foco em coreografias e gestos voltados para a feminilidade.
Público: Juvenil / Adulto


Street Jazz

Com Carini Pereira
Quintas-feiras a partir das 15h

Street jazz é reconhecido pela fusão de estilos, por proporcionar liberdade na criação, já que não existem passos básicos. Tem na musicalidade fonte de inspiração com marcações fortes e a sensualidade característica da dança jazz.
Público: Juvenil / Adulto


Dança Infantil

Com Débora Duarte
Quintas-feiras a partir das 16h

Utilizando toda criatividade, energia e curiosidade que aflora nesta fase da vida, desenvolvemos a prática da dança infantil. Utilizando músicas, brincadeiras e movimentos, expandimos e contemplamos está descoberta da consciência corporal na criança.
Público: Dos 07 aos 10 anos.


Experimental

Com Carol Fossá
Quintas-feiras a partir das 17h

Tem como propósito, promover um primeiro contado com a dança experimental, a partir de pesquisas, experiência com objetos, estímulo a criatividade, sensibilizando o aluno a expressão e a consciência corporal através das aulas.
Público: Juvenil / Adulto / Iniciante

 

 

 

Veja o livro com a história da Casa das Artes

Casa das Artes - Villa Mimosa

Livro Casa das Artes Villa Mimosa

 

A Casa das Artes Villa Mimosa está situada na Avenida Guilherme Schell, 6.270, Centro, próxima à Estação Canoas/La Salle da Trensurb. 

Compartilhar:

     
  • Prefeitura de Canoas
  • Serviço de Atendimento ao Cidadão: 0800-5101234

  • Rua 15 de Janeiro, 11
    Centro - Canoas/RS
    CEP: CEP: 92010 300
    atendimentocidadao@canoas.rs.gov.br

  • Selo Transparência Prefeitura de Canoas