Ir para conteúdo

Carregando! Por favor aguarde...

Tempo em Canoas Previsão do tempo em Canoas. Selecione a foto de fundo da capa
  • Background Original
  • Base Aérea
  • Capão do Corvo
  • Canoas BR 116
  • Villa Mimosa
  • Praia Paquetá
  • Cidadãos de Canoasa
  • Carnaval de Canoas
  • Paria Paquetá Final de Trade
Acessibilidade
início conteúdo

Centro de Bem-Estar Animal

Atendimento em regime especial no Centro de Bem-Estar Animal

Em decorrência das reformas que o CBEA vem passando, os atendimentos ao público vão ficar restritos a alguns procedimentos de caráter ambulatorial mediante agendamento prévio. Ao final da reestruturação e contratação de novos funcionários, os quais já se encontram em processo de seleção, serão normalizadas as atividades.

As atividades internas do CBEA estão sendo realizadas. Os animais resgatados e internados seguem em tratamento, bem como as doações de animais que encontram-se na instituição.

Neste momento, o atendimento está concentrado nos hospitais de campanha fornecidos pela Aeronáutica, estruturados especialmente para acolhimento médico ambulatorial, em razão das reformas internas do prédio do CBEA.

Informações sobre atendimento em regime especial

Todos os atendimentos feitos no CBEA são totalmente gratuitos
Para manter esta rotina do CBEA, o atendimento é destinado apenas aos munícipes de Canoas e, prioritariamente, àqueles assistidos pelo Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CAD-ÚNICO) assim como para os animais errantes e comunitários.

Inicialmente serão disponibilizados 10 (dez) atendimentos de rotina, através da aquisição de senha (atendimento agendado através de protocolo por meio telefônico), mais 5 (cinco) atendimentos reservas para os casos de emergência (casos de risco IMINENTE de morte), totalizando 15 (quinze) procedimentos por dia.

TIPOS DE ATENDIMENTO
Serão oferecidas consultas e procedimentos ambulatoriais tais como:

- TRATAMENTO DE MÍIASES (Curar Bicheiras)
- DRENAGEM DE ABCESSO (Inflamações)
- SUTURAS DE PELE
- TRATAMENTO DE PELE
- CURATIVOS


AGENDAMENTO
O agendamento prévio para os atendimentos deverá ser realizado de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h, pelo telefone (51) 3429-2924 ou 3427-1167.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
No momento da ligação e atendimento no CBEA, serão necessários os seguintes documentos:

•    RG;
•    CPF;
•    Comprovante de residência;
•    Comprovante Cadastro Único Programas Sociais do Governo Federal (CAD-ÚNICO).
     O cidadão que tiver cadastro no
CAD-ÚNICO terá prioridade no atendimento.

Não serão atendidos os animais de cidadãos que não apresentarem os documentos acima listados no momento da consulta no CBEA.

IMPORTANTE:
Como o CBEA não se caracterizá como um hospital, não haverá internação.
Em casos de emergência, prestará o primeiro atendimento para estabilizar o paciente e o médico veterinário orientará a pessoa responsável pelo animal a providenciar possível internação em clínicas ou tratamentos não disponíveis no CBEA.

Observação 1: O animal não será atendido sem o responsável presente no CBEA.

Observação 2:
Em caso de animais comunitários, será um morador o responsável pelo animal durante os procedimentos, o mesmo ocorre quando de animais errantes, onde o cidadão que resgata torna-se responsável para acompanhar o animal durante o atendimento e procedimentos necessários.

Chegando ao CBEA, o responsável pelo animal informará o número da senha (protocolo) agendado e, de posse dos documentos, fará um cadastro na barraca ou sala de recepção, onde deverá prestar todas as informações necessárias e solicitadas. Após o preenchimento deste cadastro, o paciente será encaminhado para o atendimento médico.

Conforme a necessidade do paciente, o médico veterinário poderá agendar consulta de retorno (critério pré-definido pela equipe médica em acordo com o gestor do CBEA). Para tanto, deverá preencher no prontuário do paciente com todas as orientações, inclusive datas de retorno de consulta.

Em qualquer situação, o responsável pelo paciente assinará um documento se comprometendo a realizar os procedimentos indicados pelo técnico, isentando o CBEA e equipe médica de possíveis problemas futuros em relação à vida do paciente.

HORÁRIO DE ATENDIMENTO
O horário de atendimento será de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h.

TRIAGEM
Os casos de atendimentos de EMERGÊNCIA serão avaliados pela equipe técnica, para constatar a gravidade ou não da saúde do animal. Caso não seja caracterizada a emergência, será agendada uma consulta para atendimento posterior.

BARRACAS
Uma barraca servirá para os atendimentos e consultas da equipe técnica e a outra para procedimentos administrativos.

O funcionamento adequado do CBEA integra as políticas públicas do município de Canoas para o bem-estar animal.

______________________________________________

 

Sobre o Centro

O Centro de Bem-Estar Animal (CBEA) é um espaço público de assistência aos animais de rua. Em uma estrutura de aproximadamente 400m² estão instalados consultório veterinário, duas salas cirúrgicas, quatro baias para equinos, 34 boxes para cães, sala de esterilização, uma sala com boxes para a recuperação pós-cirúrgica, sala de administração, sala de reuniões, copa e cozinha, sala de recepção, vestiários, depósitos para rações, remédios, materiais esterilizados, materiais de limpeza e outros.  

Cartilha do Bem-Estar Animal > Clique aqui

Horário de funcionamento: 9h às 17h

Endereço: Avenida Boqueirão, 1985

Telefone: (51) 3427-1169

E-mail: cbemestaranimal@gmail.com

Acesse o Site do Centro de Bem-Estar Animal
www.canoas.rs.gov.br/bemestaranimal

Para ser um voluntário: acesse o site do CBEA e veja como proceder

   

  Clique na imagem
 
para fazer o download
  da Caderneta de Vacinação
 

 




Serviços

- Fiscalização de animais domésticos em situação de maus-tratos

- Promoção para adoção dos animais reabilitados

- Educação para a guarda responsável

- Identificação através de microchipagem

- Campanhas educativas

FISCALIZAÇÃO DE MAUS TRATOS

A fiscalização de situações de maus-tratos a animais é realizada pela Diretoria de Licenciamento e Fiscalização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. As denúncias podem ser feitas em horário comercial, pelo telefone 3236-1800, ou na Central de Atendimento ao Cidadão (CAC) – 0800-510-1234. Nos demais horários, a denúncia pode ser encaminhada para a Guarda Municipal, pelo telefone 153.

 

Outra opção é registrar um boletim de ocorrência em uma delegacia de polícia de forma presencial ou on-line no www.delegaciaonline.rs.gov.br, devendo neste caso, aguardar o deferimento.

ADOÇÃO DE ANIMAIS


HÁ DIVERSOS ANIMAIS NO CENTRO DE BEM-ESTAR ANIMAL AGUARDANDO POR UMA ADOÇÃO. Para adotar basta dirigir-se ao Centro de Bem-Estar Animal, na Av. Boqueirão, nº 1985, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, apresentar documento de identidade e comprovante de residência.

Os animais adotados no CBEA são castrados e microchipados.

Não compre um animal domésticos, ADOTE!

EDUCAÇÃO PARA O BEM-ESTAR ANIMAL
Dispomos de profissionais formados e capacitados para realização de atividade de educação para o bem-estar animal em escolas, empresas, associações e outros espaços.

IMPORTANTE LEMBRAR
O Centro de Bem-Estar Animal é um local para tratamento médico veterinário de animais em situação de rua, não recolhemos animais e nem realizamos atendimento veterinário gratuito a animais que tenham tutor.

Para agendamento e informações deverá ser enviado e-mail para educacaobea@gmail.com

  

  

 

Compartilhar:

     
  • Prefeitura de Canoas
  • Serviço de Atendimento ao Cidadão: 0800-5101234

  • Rua 15 de Janeiro, 11
    Centro - Canoas/RS
    CEP: CEP: 92010 300
    atendimento.cidadao@canoas.rs.gov.br

  • Selo Transparência Prefeitura de Canoas