BikEco

CONHEÇA O PROJETO

O projeto “Bikeco” é uma iniciativa que integra o Programa Canoas Sem Carroças. Após a proibição da circulação das carroças no Centro da cidade, a Prefeitura trabalha para oferecer alternativas aos carroceiros. No Centro, os recicladores interessados são inseridos na Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Canoas (Coopcamate).

A Coopcamate recebeu bicicletas ecológicas, acopladas a gaiolas, onde serão armazenados os resíduos recicláveis coletados na região central de Canoas. As bicicletas, batizadas de “Bikecos”, são utilizadas como instrumento de trabalho pelos coletores, que atuam uniformizados e identificados pela cooperativa. Os Bikecos começam a circular após um período de construção conjunta entre cooperados, lojistas do Centro e representantes da Prefeitura de Canoas. 

O projeto é uma política pública que prevê uma série de ações que vão além da simples proibição da circulação dos veículos de tração animal (VTA). Entre elas, o cadastramento social de carroceiros, ações de qualificação e de inserção no mercado de trabalho dos condutores de VTA, adequação e qualificação da coleta seletiva de resíduos sólidos na região onde está sendo implantado o programa, melhorias na mobilidade urbana e defesa animal. 

CANOAS SEM CARROÇAS

O Programa Canoas Sem Carroças se constitui numa política pública abrangente que prevê uma série de ações que vão muito além da simples proibição da circulação dos veículos de tração animal (VTA). Entre elas, o cadastramento social de carroceiros, ações de qualificação e de inserção no mercado de trabalho dos condutores de veículos de tração animal, adequação e qualificação da coleta seletiva de resíduos sólidos na região onde está sendo implantado o programa, melhorias na mobilidade urbana e defesa animal.

IMAGENS DO PROJETO BIKECO