Diretoria de Projetos

Diretoria de Projetos

O Sistema Integral de Prevenção às Violências e Acesso à Justiça, constitui-se como um esforço de reorganização e racionalização dos serviços e ações que se relacionam com alguma variável ligada às causas da violência, efetuando sua prevenção.

Em fase de implementação, é baseado na experiência do SUS e do SUAS ao pensar um Sistema Único municipal de segurança pública com informações e diagnósticos precisos, que supere a fragmentação dos serviços públicos no atendimento à população do Município.

Todas as secretarias municipais fazem parte deste sistema, presidido pela vice-prefeita e com a coordenação exercida pela Diretoria de Projetos da SMSPC.

Os Centros de Prevenção às Violências (CPV) são serviços públicos da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania (SMSPC) da Prefeitura de Canoas, localizados nos bairros Mathias Velho e Guajuviras. Eles oferecem acolhimento a vítimas de violência, orientação jurídica, atendimento do PROCON e realização de mediação de conflitos comunitários, através das agentes de ação social que compõem a equipe.

A equipe técnica dos CPVs coordenam localmente três programas intersetoriais de prevenção às violências, especialmente voltados aos perfis mais vulneráveis à violência no município, com coordenação local, acompanhamento, atendimento e monitoramento de um comitê intersetorial em seus respectivos territórios, que reúne uma série de serviços públicos e instituições.

São eles:

O programa Cuidando Trajetórias é composto especialmente pelas Secretarias de Educação (SME), Saúde (SMS), Desenvolvimento Social (SMDS), Desenvolvimento Econômico (SMDE), Esporte e Lazer (SMEL) e Cultura (SMC), em conjunto com outras instituições como o Ministério Público e os Conselhos Tutelares. É voltado para a prevenção do abandono e evasão escolar. O público-alvo são crianças e adolescentes que sejam identificados com comportamento e/ou em situações de risco que possam levá-los a evadir do sistema de ensino, deixando-os mais vulneráveis a seguir uma trajetória de relação com a violência, seja como autor ou como vítima.

A equipe responsável acompanha junto à rede de serviços dos bairros Guajuviras, Mathias Velho e Harmonia, por meio de reuniões periódicas, a trajetória dos jovens e suas famílias, buscando criar estratégias personalizadas para fortalecer sua permanência na escola.

O Programa Todo Jovem Importa articula uma rede para jovens com maior risco de envolvimento em situações violentas e é composto pelas mesmas secretarias municipais e instituições que compõe o programa Cuidando Trajetórias. Este atende, porém, um perfil específico de jovens. Neste sentido, é direcionado a jovens que já abandonaram a escola e/ou que cumprem medidas socioeducativas nos bairros de abrangência de cada Centro de Prevenção às Violências.

As técnicas e as agentes de ação social, responsáveis pelo programa, efetuam visitas domiciliares a jovens que estejam evadidos do sistema de ensino para a construção de projetos de vida, ainda apoiando o acesso da família aos seus direitos junto aos serviços públicos.

Reconstruindo Vidas é um programa que tem como principal objetivo construir uma rede entre serviços municipais e instituições ligadas ao sistema prisional, especialmente com a SUSEPE, e desenvolver estratégias para reduzir o risco de mortes da população egressa do sistema prisional, bem como a sua reincidência.

O programa parte de um diagnóstico de demonstra que a maioria das pessoas vitimadas na cidade de Canoas é egressa do sistema prisional.

O programa conta com um comitê composto pela equipe técnica e pela SUSEPE, além de secretarias municipais, e acompanha o apenado morador de Canoas que encontra-se no Instituto Penal de Canoas, auxiliando na capacitação profissional e encaminhamento para o emprego.

A Diretoria de Projetos da Secretaria Municipal da Segurança Pública e Cidadania, que coordena todas estas iniciativas, pode ser contatada através do telefone (51) 3425-7612, na opção 2, e através do e-mail prevencao@canoas.rs.gov.br.