Diretorias relacionada a Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Participação Social

Diretoria da Criança e do Adolescente (SMDHPS/DCA)

A Diretoria da Criança e do Adolescente tem o objetivo de coordenar e promover políticas públicas a fim de fortalecer a Política Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente; promover e garantir a defesa dos direitos da criança e adolescente; atender as demandas dos Conselhos Públicos da Criança e do Adolescente no Município e representações em demais esferas; colaborar no planejamento, execução de eventos e projetos atuando na transversalidade com as secretarias municipais.

Local: Fioravante Milanez, 256, 5º andar

Horário de funcionamento: 8h30 às 17h30

Telefone: (51) 3236-1094

Ramal: 1094

Diretoria de Igualdade Racial e Imigrantes (SMDHPS/DIRI)

A Diretoria de Igualdade Racial e Imigrantes tem a finalidade de formular, coordenar e articular políticas e diretrizes para a promoção da igualdade racial e da proteção dos direitos de indivíduos e grupos étnicos e dos imigrantes. Bem como, articula, promove e acompanha a execução dos programas de cooperação com organismos nacionais e internacionais, públicos e privados, voltados à implementação da promoção da igualdade racial e dos imigrantes.

Local: Fioravante Milanez, 256, 5º andar

Horário de funcionamento: 8h30 às 17h30

Telefone: (51) 3425-7609

Ramal: 1052

Diretoria da Pessoa com Deficiência (SMDHPS/DPD)

A Diretoria da Pessoa com Deficiência visa coordenar, orientar e acompanhar medidas de promoção, garantia e defesa dos ditames da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. A Diretoria apoia e promove atividades e políticas públicas de inclusão e mobilidade urbana, bem como, verifica as condições de acessibilidade em espaços públicos e privados e promove a capacitação para agentes no atendimento às pessoas com deficiência. Fomenta o debate público sobre as questões das pessoas com deficiência através de seminários, fóruns, palestras, workshops e oficinas.

Local: Fioravante Milanez, 256, 5º andar

Horário de funcionamento: 8h30 às 17h30

Telefone: Telefone: (51) 3425-7609

Ramal: 1051

Diretoria de Política das Diversidades e Comunidades Tradicionais (SMDHPS/DPDCT)

A Diretoria de Política das Diversidades e Comunidades Tradicionais coordena o Comitê de Gênero que é composto pelas diversas secretarias municipais, que trabalham na busca da transversalidade de gênero dentro das ações desenvolvidas pelos diversos órgãos do Município. Além disso, promove políticas públicas que atendam as demandas referentes à diversidade social, religiosa, étnica e de gênero e de grupos culturais diferenciados, realizando eventos, programas e projetos para dar visibilidade e combater o preconceito e a discriminação.

Local: Fioravante Milanez, 256, 5º andar

Horário de funcionamento: 8h30 às 17h30

Telefone: (51) 3236-1055

Ramal: 1055

Diretoria da Pessoa Idosa (SMDHPS/DPI)

A Diretoria da Pessoa Idosa promove políticas públicas a fim de fortalecer a Política Nacional do Idoso, elabora ações previstas nas leis municipais e no Calendário Oficial, trabalha em conjunto com a Central do Idoso e controla programas e projetos relacionados aos Idosos para garantir direitos e promover o protagonismo idoso em Canoas.

Local: Rua Victor Barreto, 2970, Galeria Sonepar, Loja 10

Horário de funcionamento: 9h às 18h

Telefone: (51) 3236-1110

Diretoria da Juventude (SMDHPS/DJ)

Compete à Diretoria da Juventude a promoção e coordenação de ações e projetos para que os jovens do Município tenham acesso à educação, saúde, cultura, esporte e lazer. Além disso, auxilia na construção do Plano Municipal de Juventude, em conformidade com a legislação Federal, e executa eventos e projetos atuando na transversalidade com as secretarias municipais.

Local: Fioravante Milanez, 256, 5º andar

Horário de funcionamento: 8h30 às 17h30

Telefone: (51) 3236-1053

Ramal: 1053

Diretoria de Políticas para as Mulheres (SMDHPS/DPM)

Diretoria de Políticas para as Mulheres coordena o Centro de Referência para as mulheres, assim como, constrói programas e projetos para auxiliar nas Políticas da mulher, mobiliza ações que trabalhem o empoderamento da mulher e os programas de combate à violência doméstica, fortalecendo a cidadania feminina e igualdade a entre os gêneros.

Local: Rua Domingos Martins, 261, sala 806

Horário de funcionamento: 8h30 às 17h30

Telefone: (51) 3427-1902