Inscrições para sorteio de vagas na educação infantil 2019

INSCREVA SEU FILHO

As inscrições para o sorteio de vagas na Educação Infantil (creche e pré-escola) serão abertas no dia 21 e se encerram no dia 28 de novembro de 2018.

Documentos necessários

• Certidão de Nascimento da criança
• Comprovante de residência, onde conste o endereço no qual o menor reside
• CPF ou RG do responsável pela inscrição. O local de residência da criança, comprovado no ato da inscrição, definirá a região para fins da disponibilização da vaga
• Não é necessário levar cópias dos documentos

Vagas

A inscrição para o sorteio não garante, automaticamente, o acesso à Educação Infantil. A Prefeitura de Canoas tem trabalhado para universalizar o acesso das crianças à educação, aumentando gradativamente o número de vagas na creche e na pré-escola. Sendo assim, será feito um sorteio das vagas para os inscritos em 2018, como nos anos anteriores. 

Período
De 21 a 28 de novembro de 2018, correspondente ao ano letivo de 2019

Como se inscrever
Inscrição realizada de forma presencial por um dos responsáveis pela criança em algum dos seis pontos disponíveis.

Onde se inscrever
Subprefeituras Nordeste, Noroeste, Sudoeste e Sudeste e EMEFs Carlos Drummond de Andrade e Thiago Würth. Veja os endereços abaixo.

> Leia mais sobre o assunto

LOCAIS DE INSCRIÇÃO

Subprefeitura Nordeste
Av. Boqueirão, 3166 – Estância Velha
Telefone: (51) 3465-4433

Subprefeitura Sudeste
Rua Marechal Rondon, 100 – Niterói
Telefone: (51) 3475-2525

Subprefeitura Sudoeste
Rua Edgar Fritz Muller, 430 – Rio Branco
Telefone: (51) 3472-0436

Subprefeitura Noroeste
Rua Candelária, 441 – Mathias Velho
Telefone: (51) 3466-1660

EMEF Carlos Drummond de Andrade
Rua 06, 400 – Quadra X, bairro Guajuviras
Telefone: (51) 3468-2232

EMEF Professor Thiago Würth
Avenida Rio Grande do Sul, nº 4240, Mathias Velho
Telefone: (51) 3236-2546

Veja no mapa os locais de inscrições

TIRE SUAS DÚVIDAS

Quem pode participar?

Para as creches (Berçário e Maternal), serão aceitas crianças de zero aos três anos e 11 meses, completados até o dia 31 de março de 2018. Para a pré-escola (Jardim I e II), a faixa etária é dos 4 anos aos 5 anos e 11 meses, também completados até 31 de março de 2019.

Como faço para inscrever alguma criança?

Basta o responsável ir até um dos pontos de inscrição, entre 10h e 19h, com os documentos solicitados, entre os dias 21 e 28 de novembro.

É preciso levar a criança junto para fazer a inscrição?

Não é necessário.

Em quais locais, dias e horários posso fazer as inscrições?

Das 10h às 19h, sem fechar ao meio-dia, entre os dias 21 e 28 de novembro. As inscrições podem ser feitas nas subprefeituras dos quatro quadrantes da cidade, Nordeste, Noroeste, Sudeste e Sudoeste, e também na EMEF Carlos Drummond de Andrade, no bairro Guajuviras, e EMEF Professor Thiago Würth, no Mathias Velho.

Quais documentos devo levar?

Certidão de Nascimento da criança, comprovante de residência em Canoas, onde conste o endereço no qual o menor reside; CPF ou RG do responsável pela inscrição. Não é necessário levar cópias dos documentos, apenas apresentá-los.

Crianças com deficiência ou de famílias de baixa renda tem preferência?

Não. A Legislação Federal não permite que existam critérios para beneficiar os concorrentes. Ao cumprir a lei, a Prefeitura de Canoas coloca todos os candidatos em condições iguais de disputa.

A inscrição nesta etapa garante a vaga?

Não. Os alunos cadastrados nesta etapa participarão de um sorteio que irá ranquear a ordem de chamada. A Prefeitura de Canoas tem trabalhado para universalizar o acesso das crianças à educação, aumentando gradativamente o número de vagas em creches e pré-escola.

Quem se inscreveu em anos anteriores precisa se inscrever de novo?

Sim. Mesmo aqueles que já se inscreveram em anos anteriores e não foram chamados devem fazer inscrição. Os alunos que já frequentam a Educação Infantil na rede pública municipal seguem com a vaga garantida, sendo dispensados do cadastro para concorrer a novas vagas.

Quando sai o resultado do sorteio?

A lista contendo as inscrições homologadas será divulgada no Diário Oficial do Município (www.canoas.rs.gov.br), no dia 30 de novembro de 2018, nos murais das Subprefeituras, Central de Vagas da Secretaria Municipal de Educação, Escolas Municipais de Educação Infantil de Canoas e Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Canoas. O sorteio público para as creches municipais será nos dias 11 e 12 de dezembro de 2018, na sede da Prefeitura de Canoas. Para a pré-escola, o sorteio público será no dia 13 de dezembro no mesmo local.

O sorteio também é para vagas em escolas conveniadas?

Sim. A Prefeitura de Canoas destaca que as vagas que estão sendo usadas pelo Município em escolas contratadas serão mantidas.

Se meu filho for contemplado com uma vaga, serei avisado?

A disponibilização das vagas e a chamada dos inscritos para matrícula será feita através da publicação no Diário Oficial do Município, da remessa de um telegrama para o endereço fornecido no ato de inscrição e do envio de e-mail, caso tenha sido informado pelo interessado.