PDE CANOAS 2020

PDE CANOAS 2020

Baixe aqui  o Projeto (Cartilha PDE Canoas 2022) 

O Plano de Desenvolvimento da Educação de Canoas 2022 – PDE Canoas 2022 – tem como propósito central ser um documento norteador e de referência para os gestores do Município, respeitando e considerando as singularidades e complexidades que o tema Educação exige. A partir das diretrizes, o desdobramento do PDE em um documento de gestão torna-se necessário para que projetos e ações tomem forma e se transformem em realidade na cidade.

O PDE Canoas 2022 foi construído e pensado sob a perspectiva da Cidade para a Escola, ou seja, o que é observado no entorno e faz parte da vida dos alunos, familiares e profissionais da educação devem ser levados para dentro da sala de aula. Tolerância, não-violência, reciclagem, entre outros assuntos discutidos na escola, somente fazem sentido se são reflexo e se materializam em uma cidade mais igualitária, segura e sustentável, por exemplo.

Para a formulação do PDE Canoas 2022, foram realizadas oficinas de mobilização denominadas “Juntos pelo PDE Canoas” nas 42 escolas de ensino fundamental, com o convite à participação estendido às 30 escolas de educação infantil. Alunos, familiares e profissionais de educação, no período de 14 de maio de 2012 a 15 de junho de 2012, foram convidados a participar e atentar para a importância de serem os principais agentes mobilizadores para uma educação com mais qualidade e diferenciada. A discussão era focada em cinco respostas para a questão: como posso contribuir para a qualidade da educação em Canoas?

Números e Principais Contribuições das Oficinas de Mobilização

Quem constrói a Educação? Todos são protagonistas e corresponsáveis. Nas oficinas, houve a participação de cerca de 2.800 pessoas, entre alunos, famílias e profissionais da educação, em 126 grupos.
Foi solicitado a cada um que preenchesse formulários de sugestões. Foram cerca de 8.500 contribuições e sugestões colhidas durante as oficinas.
                         

  • Principais Contribuições dos Grupos

    Alunos

    Relação com Colegas, Famílias e Profissionais da Educação
    Respeito aos professores, colegas e funcionários; ir todos os dias às aulas e chegar no horário; valorizar as amizades; mais respeito; menos bullying e racismo; mais atividades e opção nos recreios.

    Relação com o Ambiente Escolar
    Cuidar dos materiais escolares e do prédio da escola; responsabilidade com os horários e uniforme da escola; não desperdiçar merenda; usar o uniforme apenas na escola; sugerir, dar ideias para melhorar as aulas e a escola; criar um jornal com a programação da escola.

    Relação com o Aprendizado
    Estudar mais; fazer os temas de casa e participar de grupos de estudos; estudar em casa: revisar os cadernos e ler muito; buscar conhecimento também fora da escola; participar mais das aulas.

    Famílias

    Relação com o Filho(a)
    Impor limites; dedicar tempo e carinho; cuidar da boa alimentação; formação e valores; noção de direitos e deveres; ser um exemplo; conscientizar sobre o bullying e respeito aos colegas e professores.

    Aprendizado em Casa
    Estimular o estudo; incentivar a leitura com livros; jornais, etc.; acompanhar os trabalhos escolares; incentivar a curiosidade e criatividade; não limitar o aprendizado à escola.

    Relação com a Escola
    Acompanhar o aprendizado e fazer parceria com o professor; buscar diálogo com a escola e participar dos eventos; acompanhar a frequência escolar; incentivar o uso correto e cuidar do uniforme; reconhecer o trabalho do professor e funcionário; transmitir a importância da preservação dos prédios e recursos escolares público.

    Profissionais da Educação

    Relação com os Alunos
    Dar significado e contexto ao conteúdo ensinado; conhecer e reconhecer os alunos; acreditar: posso fazer a diferença na vida de um aluno; ser exemplo positivo; estimu­lar a leitura e curiosidade.

    Prática Profissional
    Comprometimento e assiduidade; buscar apoio de outros profissionais quando ne­cessário (saúde, conselho tutelar, psicólogos); buscar constante melhoria no ambiente de trabalho.

    Desenvolvimento Profissional
    Assegurar mais momentos para a reflexão e participação; qualificação e preparação para atividades com alunos de inclusão; manter-se atualizado e informado; manter bom relacionamento e respeito com os colegas.

    Relação com as Famílias
    Buscar participação ativa das famílias nas atividades da escola; comprometer-se com a comunidade; tornar os Conselhos Escolares instrumentos efetivos; incentivar as famílias a fazerem a sua parte na educação dos seus filhos.

    O futuro se desenha a cada dia. Educando com qualidade, descortinamos as janelas do mundo e ampliamos a visão do futuro. A conquista do aluno é a conquista de todos.

    Os objetivos do Plano de Desenvolvimento da Educação de Canoas 2022 são:

  • Mobilizar famílias, comunidade escolar e a população canoense pela qualidade da educação.

  • Analisar, informar e projetar cenários para a educação em Canoas.

  • Articular e consolidar Agenda Positiva até 2022 para garantir o índice médio acima de 6,0 no IDEB e posição de excelência no RS e Brasil.

  • Engajar as universidades de Canoas na rede de mobilização pela qualidade da educação.
    Para isso, é necessário caminhar depressa.

    O PDE Canoas deve incorporar o sentir de toda a sociedade e envolver, principalmente, as famílias ao sentirem-se vinculadas a um projeto coletivo.
    O ganho de protagonismo da cidade, através de um plano voltado à educação, deve constituir-se em um canal democrático de participação da sociedade, famílias e alunos, para que construa novas perspectivas.

    Arquivo para Download 
    >Cartilha PDE Canoas 2022.pdf