Projeto Saberes em Diálogo

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - UNILASALLE

Uma das possibilidades de qualificação da Educação, em especial da Educação Básica, passa pelas relações estabelecidas entre Escola e Universidade. O enfrentamento dos desafios ora apresentados perpassa por um movimento que inclui diagnóstico, planejamento de ações e avaliação de possibilidades reais e concretas, que precisam ser pensadas necessariamente sob a ótica da Escola. Saberes em Diálogo foi pensado e tem se afirmado na parceria entre a Diretoria de Formação, Pesquisas e Projetos da SME e o Programa de Pós Graduação em Educação da UNILASALLE, possibilitando um movimento de interlocução, vínculo e compromisso mútuos, qualificando o trabalho de ambos.

CONTINUIDADE DO PROJETO

É nesta perspectiva que o Projeto Saberes em Diálogo vem se constituindo desde 2017. Proposto inicialmente como uma ação para dar visibilidade às pesquisas em nível de pós graduação dos professores da rede, por meio da realização do 1º Seminário Municipal, o evento gerou um movimento que mobilizou a coordenação a pensar o desdobramento do trabalho com enfoque na docência e pesquisa, elevando o status de “evento” para “projeto”. No ano de 2018, o projeto amplia sua abrangência e característica ao buscar contemplar projetos de pesquisa e práticas pedagógicas pensadas e realizadas a partir de problemáticas e desafios próprios do contexto de cada escola, direcionando a um olhar da escola sobre si, na busca por saberes próprios de seu contexto, de forma reflexiva, fundamentada e sistematizada, possibilitando um deslocamento de olhar, de uma pesquisa “sobre” a escola para uma pesquisa “com” a escola (FERRAÇO, 2003).

PRÁTICAS DOCENTES

Olhar para as práticas docentes desenvolvidas no espaço da escola, considerando as necessidades e demandas que emergem cotidianamente, a partir de um trabalho sistemático de pesquisa que envolva uma problematização, fundamentação teórica e definição de um percurso metodológico, possibilita que “relatos de experiência” sejam qualificados e se constituam em produção de conhecimento pedagógico. Além disso, a proposta objetiva também mobilizar o professor pesquisador a potencializar sua prática, a partir da análise reflexiva e sistematizada, para produzir conhecimentos com relação à escola, considerando os saberes da docência, muitas vezes não legitimados, como possibilidades de enfrentamento das situações emergentes no contexto escolar.

O PROJETO EM 2019

Pensar a continuidade do SABERES EM DIÁLOGO para 2019 requer considerar o feedback e as experiências vividas no processo COM a REDE, numa perspectiva de ampliação das ações, agregando diferentes iniciativas da Secretaria Municipal da Educação dentro de uma lógica de construção horizontal com os professores, que vem sendo proposta no âmbito deste projeto. As estratégias utilizadas para potencializar o desenvolvimento das pesquisas, como grupos de estudo, reuniões ampliadas, seminários e interações por via remota (WhatsApp, e-mail e telefone, divulgação das produções etc.) terão continuidade, além de novas ações, que visam a ampliar as perspectivas de trabalho.  Além das ações consolidadas em 2018, outras estratégias de trabalho estão sendo pensadas/propostas, a fim de potencializar o trabalho dos professores.

Na perspectiva de ampliação do projeto, considerando algumas demandas observadas no transcorrer das ações de 2018, propõe-se a expansão do número de modalidades, conforme a figura abaixo.    

MODALIDADES DOS PROJETOS DE PESQUISA INSERIDOS NO PROJETO SABERES EM DIÁLOGO 2019

EDITAL PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS 3° SEMINÁRIO MUNICIPAL SABERES EM DIÁLOGO: DOCÊNCIA, PESQUISA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS 2019

.

PROJETO SABERES EM DIÁLOGO DA PREFEITURA DE CANOAS

COMISSÃO COORDENADORA

NOME ESCOLA
Adriano Follmann DFPP/SME
Aline Maria Weber Morais EMEF Rondônia 
Alysson Isaac Stumm Bentlin EMEF Sete de Setembro
Carolina Monteiro EMEF Pinto Bandeira
Ceres Helena Vargas Moreira CEIA
Cidia Maria da Silveira DEI/SME
Cristiane Bernardes De Boite DFPP/SME
Denise Regina Nunes EMEF Rondônia 
Elisangela Oliveira EMEI Nilton Leal Maria
Evelise Ferreira Pereira EMEF Prefeito Edgar Fontoura
Flávio César Oliveira da Rosa EMEF João Palma da Silva
Gabriele Bonotto Silva EMEF Leonel Brizola
Gilberto Ferreira da Silva UNILASALLE
Giorgia Vieira DEI/SME
Gisele Bervig DEI/SME
Juliana Aquino Machado DFPP/SME
Juliana Cristina da Silva  DFPP/SME
Juliane Soares Falcão Gavião EMEI Marilene Machado
Rejane Reckziegel Ledur DFPP/SME
Renato Albuquerque DFPP/SME
Rosana Fachel de Medeiros EMEF Nelson Paim Terra
Rosana Soares Pinheiro EMEF Ir. Pedro
Silmara Coelho EMEF Theodoro Bogen
Silvia Senna DFPP/SME
Vera Lucia Felicetti UNILASALLE
Virgínia Teixeira de Mello EMEF Rondônia 

FORMULÁRIO - DOCÊNCIA, PESQUISA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS