SOBRE O PROJETO

Uma das possibilidades de qualificação da Educação, em especial da Educação Básica, passa pelas relações estabelecidas entre Escola e Universidade. O enfrentamento dos desafios ora apresentados passa por um movimento que inclui diagnóstico, planejamento de ações e avaliação de possibilidades reais e concretas, que precisam ser pensadas necessariamente sob a ótica da Escola. Saberes em Diálogo foi pensado e tem se afirmado na parceria entre a Diretoria de Formação, Pesquisas e Projetos da SME e o Programa de Pós Graduação em Educação da UNILASALLE, possibilitando um movimento de interlocução, vínculo e compromisso mútuos, qualificando o trabalho de ambos.

PRINCÍPIOS

Elementos destacados de forma recorrente na literatura do campo da formação de professores e que tem se mostrado relevantes no contexto do Projeto Saberes em Diálogo, emergindo da própria experiência vivenciada junto à Rede Municipal de Ensino de Canoas.

Os princípios se evidenciam no conjunto de estratégias experimentadas, em relação com a literatura no campo da formação de professores, permitindo um diálogo que se coloca como uma prerrogativa para o avanço das ações empreendidas, apostando-se em um trabalho que não se define apriori, mas que valoriza o processo de construção a muitas mãos. Entre os anos de 2017 e 2019, destacaram-se 8 (oito) princípios:

MODALIDADES DE PESQUISA

A Rede pensando a implementação de Projetos, via SME

Duas ou mais escolas pensando um problema em comum,
de forma compartilhada e colaborativa, em cada contexto

A escola, como coletivo, olhando para um problema ou
um saber emergente de seu contexto

Um coletivo de professores olhando para um problema ou saber,
que é compartilhado por mais de um docente

   

 O professor, como sujeito investigador de sua prática

ESTRATÉGIAS DE TRABALHO

Comissão Coordenadora

A condução do projeto é feita de forma colegiada constituída por assessores da SME, professores da UNILASALLE e professores das escolas RMEC.

Grupos de Estudo

Grupos que promovem a aproximação dos professores com interesses de pesquisa relacionados, coordenados por membros da comissão.

Reuniões Ampliadas

Encontros em que a abordagem do trabalho se direciona para questões metodológicas e de organização do projeto e da escrita, com temas gerais.

Lançamento de Projetos

Evento que demarca o início do trabalho com os projetos de pesquisa do Projeto Saberes em Diálogo no ano. Em 020 será realizada a 4ª edição.

Seminários Municipais

vento para apresentação dos resultados das pesquisas realizadas pelos professores durante o ano e de narrativas pedagógicas.

Interlocução com Pesquisadores

Movimento de aproximação com pesquisadores externos à Rede Municipal de Ensino, numa relação de horizontalidade.

PUBLICAÇÕES

Saberes em diálogo: a construção de um programa de formação docente em uma rede municipal de ensino

Revista de Educação.

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Professores do Brasil: novos cenários de formação

Experiências inovadoras em formação de professores.

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Formação permanente de professores: experiências iberoamericanas

Experiências inovadoras em formação de professores.

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E-book Saberes em Diálogo - Volume 1

Trabalhos apresentados pelos professores no 1º Seminário Municipal em 2017

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E-book Saberes em Diálogo - Volume 2

Trabalhos apresentados pelos professores no 2º Seminário Municipal em 2018

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Artigo

Saberes em Diálogo, um Programa de Formação Continuada em Rede: Universidade e Educação Básica

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GALERIA DE FOTOS

LOCAL DA EDIÇÃO 2020

INSTITUIÇÕES PARCEIRAS