Gratuidade de Passagens

Novas regras de gratuidade para usuários de Ônibus convencional em Canoas (Idosos, Portadores de HIV e PCDs)

Perguntas frequentes referentes a Lei nº 6.482 de 30 de setembro de 2021.

Tire suas Dúvidas

  • icone horário atendimento

    8h - 18h

  • icone endereço departamento

    Rua Santa Maria, 582 (questões de transporte)
    Rua Inconfidência, 205 (questões de trânsito)

  • icone e-mail

    gratuidadedepassagens@canoas.rs.gov.br

  • icone telefone para contato

    (51) 3425-7637
    (51) 9 9365-9452
    0800 510 1234

Quem terá direito a fazer o cartão ou renovar seu benefício?

• Pessoas entre 60 a 64 anos;
• Pessoas com deficiência especificadas no Decreto 516 de 19 de dezembro de 2015 e acompanhantes com comprovação através de laudo médico;
• Portadores de HIV positivo.

Quantas passagens vou ter direito?

A partir de 1º de Janeiro de 2022 todos os beneficiários terão direito a 20 passagens por mês, podendo utilizar até 4 passagens por dia.

Idosos com 65 anos ou mais terão seu benefício alterado?

Não. O benefício é garantido pelo Artigo 39 da Lei Federal 10.741/2003 Estatuto do Idoso.

Porque da mudança na quantidade de passagens?

A partir de agora as passagens gratuitas serão pagas pela prefeitura, não onerando as tarifas, pois anteriormente o valor da tarifa das gratuidades era diluídos no cálculo tarifário, agora o custeio será feito exclusivamente pelo município.

O cartão que tenho hoje vai parar de funcionar?

Não. Ele funcionará até 31 de março de 2022. Neste período faça seu recadastramento clicando no botão abaixo, para acessar o sistema.

Mas não esqueça… A partir de 1º de Janeiro serão creditadas 20 passagens mensais no seu cartão.

Até quando tenho que fazer meu recadastramento?

Clicando no botão abaixo, você terá acesso ao sistema. Vai ser bem simples, é só seguir o passo a passo. E o recadastramento irá até o dia 31 de março de 2022.

Qual o pré-requisito para o recadastramento?

Estar com o CadÚnico atualizado.

Não tenho CadÚnico, e agora?

Dirija-se ao CRAS mais próximo de sua residência.

Não sabe onde ficam os CRAS municipais?
Clique no botão abaixo e confira.

Como poderei fazer meu recadastramento?

Clicando no botão abaixo, você terá acesso ao sistema. Vai ser bem simples, é só seguir o passo a passo.
Lembre-se, todos que possuem o cartão de passagens devem realizar esta renovação.

Não tenho acesso à internet, como faço?

Procure a Central de Atendimento ao Cidadão – CAC no endereço R. Ipiranga, 120 – Centro – Canoas ou ainda na subprefeitura mais próxima de sua casa levando os documentos abaixo relacionados de acordo com sua categoria:

Idosos de 60 a 64 anos: • Documento de Identificação com foto
• Registro no CadÚnico
• Comprovante de Residência
• Comprovante de Renda
Portadores de HIV: • Documento de Identificação com foto
• Laudo médico comprovando o CID (caso necessário acompanhante, deve constar neste laudo)
• Registro no CadÚnico
• Comprovante de Residência
• Comprovante de Renda
Pessoas com deficiência (conforme anexo ao final da página, para download): • Documento de Identificação com foto
• Laudo médico comprovando o CID
• Registro no CadÚnico
• Comprovante de Residência
• Comprovante de Renda

Não tenho o cartão, como poderei solicitar o benefício?

Clicando no botão abaixo, você terá acesso ao sistema. Vai ser bem simples, é só seguir o passo a passo.

Ou até 31 de Março de 2022 dirija-se ao endereço abaixo conforme sua referência (munido dos mesmos documentos citados na resposta acima):

Coordenadorias do Idoso e da Inclusão (para as Pessoas com Deficiência)
Endereço:
Rua Quinze de Janeiro, 15 – Centro, Canoas/RS
Horário: 8h às 18h
Telefone: (51) 3425-7609
(51) 9 8255-1217 (WhatsApp para os Idosos)
(51) 3199-1762 (WhatsApp para Pessoas com Deficiência)

SAE – Serviço de Atendimento Especializado (para portadores do HIV)
Endereço: Rua Brasil, 438 – Centro, Canoas/RS
Horário: 8h às 18h
Telefone: (51) 3427-2316

Preciso de mais de 20 passagens, e agora?

Solicite à Comissão Gestora através do botão abaixo.

AINDA TEM DÚVIDAS SOBRE O RECADASTRAMENTO?

Ligue para o número: 0800 510 1234

Ou responda o formulário abaixo com seu questionamento: