IPTU – Emissão de guia de pagamento

Emissão de guia de pagamento do IPTU e outros tributos

CLIQUE AQUI – EMISSÃO DA GUIA DE PAGAMENTO

Obs.: Em atendimento à LGPD e resguardando o sigilo fiscal dos contribuintes, será necessário informar o CPF do proprietário e  número de inscrição do imóvel para consulta de débitos e emissão de guia de IPTU  . Este número pode ser localizado tanto na capa como na primeira página do carnê do IPTU de outros anos em “dados do imóvel”  ou  nos boletos de IPTU no campo “cadastro”. Se o contribuinte não possuir um carnê ou boleto de IPTU , poderá identificar o imóvel  no Portal GeoCanoas  em Mapa Cadastral  .

 

O Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) poderá ser pago até 3 de janeiro, com até 15% de desconto em cota única. A guia poderá ser acessada pelo Portal da Secretaria da Fazenda.

Os carnês estão sendo  distribuídos pelos correios e serão entregues nos endereços cadastrados dos contribuintes. O desconto é de 10% para quem pagar à vista até o dia 3 de janeiro de 2022 pela cota única e poderá chegar a 15% para os contribuintes que se enquadram como Bom Pagador. A guia da cota única está impressa na página verde do carnê.

Como funciona o Bom Pagador
O proprietário do imóvel que teve suas dívidas regularizadas até 30/09/2021 ganha 2,5% de desconto de Bom Pagador para 2022. Para aqueles que já estavam com os tributos em dia em 30/09/2020, ou seja, adimplentes nos últimos 2 anos, o desconto é de 5,0%. Como os descontos são acumulativos, os cidadãos que pagam o seu imposto na cota única podem chegar a 15% de dedução.

Pagamento parcelado
O pagamento parcelado poderá ser feito em até oito vezes, com a data de vencimento todo o dia 10, entre os meses de fevereiro e setembro.

Recursos
O valor arrecadado com o pagamento do IPTU é voltado para investimentos em saúde, segurança, educação e demais áreas do município.

Aplicativo bancário
Para os cidadãos que tem DDA autorizado em seu aplicativo ou site do banco, o boleto para pagamento do IPTU já está disponível