SOBRE

O que é

O Programa Talentos do Esporte de Canoas, regulamentado pela Lei nº 6.236, de 23 de Janeiro de 2019, visa captar, lapidar e dar visibilidade a talentos canoenses.
O Talentos do Esporte seleciona crianças, jovens e adultos para a prática esportiva em diferentes modalidades, ofertando espaços de treinamento, equipe técnica e profissionais de educação física para um treinamento de excelência.

Objetivos

O objetivo do Programa é incentivar e promover o rendimento esportivo no Município, identificando e formando talentos esportivos. A finalidade é oportunizar a participação das equipes representativas em competições regionais, estaduais, nacionais e internacionais. Além de inserir a prática de vivências dos esportes no município, contribuindo e implementando valores de cidadania.

Expectativas

O Programa Talentos do Esporte, visa desvendar e promover o desenvolvimento e visibilidade de novos talentos esportivos que, muitas vezes, não têm oportunidades de serem explorados. Preparando assim equipes de rendimento representativas do município em competições regionais, nacionais e internacionais.

Custo Zero

Os atletas selecionados recebem uniformes para utilizarem nos treinos, e o auxilio-transporte é disponibilizado para as categorias de base (Mirim, infantil, infantojuvenil e juvenil), proporcionando o deslocamento ao estabelecimento de treinamento. O diferencial do projeto é a oportunidade de todos obterem as mesmas condições, desde a locomoção e o fornecimento de material, até a hospedagem e alimentação nas competições oficiais.

METODOLOGIA

O primeiro momento do Programa Talentos do Esporte de Canoas, para as crianças e adolescentes do município acontece dentro das entidades de ensino, onde os alunos são pré-selecionados pelos professores de educação física e indicados a participarem das peneiras promovidas pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL) como possíveis talentos aptos a participarem do programa.

O segundo momento consiste na realização das peneiras, onde a SMEL disponibiliza professores e técnicos habilitados para este processo seletivo. Os fatores considerados nas peneiras referem-se à aptidão relacionada ao perfil do futuro atleta, que será mensurado através de experiências práticas na atividade em questão e na avaliação do biotipo pessoal relacionado ao perfil da modalidade esportiva em questão. Aos futuros atletas que ainda não estão com o nível técnico almejado nas seletivas, os mesmos são convidados a participar da Escola de Esportes ofertada pela SMEL, onde terão a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e técnicas para, em um futuro próximo, poderem fazer parte das Equipes de rendimento do Programa Talentos do esporte de Canoas.

Nas categorias adultas, os candidatos interessados devem no início do ano participar da seletiva realizada através de peneiras e também podem, durante o ano, se inscreverem na SMEL solicitando uma avaliação do técnico da equipe em que ele estiver almejando uma vaga.

As equipes serão compostas com no máximo 20 atletas cada e poderão ser reforçadas com talentos identificados nas Competições Escolares Canoenses (CECA) e Jogos Abertos de Canoas.

No total, o Programa Talentos do Esporte de Canoas, vai oportunizar mais de 700 vagas.

Público alvo

Crianças e adolescentes das redes municipais, estaduais, particulares e institutos federais e adultos da comunidade de Canoas, de ambos os sexos, praticantes de esportes, com capacidade técnica comprovada para o desenvolvimento da modalidade, direcionado ao desporto de rendimento.

A proporção no número total de atletas participantes do Programa Talentos do Esporte de Canoas seguirá os seguintes critérios: 60% das vagas destinadas a rede municipal, 30% para as redes estadual e federal e 10% para a rede particular. O aluno bolsista na rede privada de ensino poderá participar do Programa Talentos do esporte de Canoas na Cota da rede municipal.

 

MODALIDADES

HANDEBOL

Criado pelo alemão Karl Schelenz, em 1919, e começou a ser praticado de forma competitiva em países como Áustria, Suíça e Alemanha.

Leia Mais

VOLEIBOL

Foi criado em 1895, nos EUA, por William George Morgan da ACM de Massachusetts, com o objetivo ter se esporte sem contato físico.

Leia Mais

BASQUETEBOL

Surgiu em 1891, nos EUAs, criado por James Naismith, professor de Ed. Física da Associação Cristã de Moços de Springfiel.

Leia Mais

GINÁSTICA RÍTMICA

A Ginástica Rítmica surgiu no final da Primeira Guerra Mundial, mas sem regras e sem o nome que hoje leva.

Leia Mais

GINÁSTICA ARTÍSTICA

Surgiu na Pré- História, mais especificamente na Grécia Antiga, como forma de atividade física atlética.

Leia Mais

BOXE

O Boxe é um esporte de combate, onde os lutadores usam os punhos, tanto para a defesa, quanto para o ataque.

Leia Mais

JUDÔ

Surgiu no ano de 1882 e é de origem Japonesa. Atualmente, é um dos esportes mais praticados no mundo, para uso técnicas de defesa pessoal.

Leia Mais

ATLETISMO

O Atletismo surgiu na Grécia e é a forma organizada mais antiga de competição, constituído por diversas modalidades.

Leia Mais

CATEGORIAS

Basquetebol

Sub-13, Sub-15, Sub-17 e adulto.
Masculino e Feminino.

Handebol

Sub-13, Sub-15, Sub-17 e adulto.
Masculino e Feminino.

Voleibol

Sub-13, Sub-15, Sub-17 e adulto.
Masculino e Feminino.

Ginástica Rítmica

Sub-11, Sub-12, Sub-15, adulto acima de 16 anos.
Feminino.

Ginástica Artística

De 05 à 17 anos - Feminino

Boxe

Infantil (+66Kg), Cadete (54kg, 60kg e 66kg), Juvenil (63kg, 75kg, 81kg)

Atletismo

Judô

TREINADORES

Claudio Felipe Soares

Judô // Campeão brasileiro e vice campeão brasileiro de judô.

Leia Mais

Paulo Lopes

Atletismo // É funcionário da Prefeitura Municipal de Canoas desde 2011 onde exerce a função de coordenação na Estação Cidadania

Leia Mais

Alexandre Cunha Soares

Voleibol // Técnico das escolinhas de voleibol (de 8 a 12 anos) da SOGIPA, de 2016 a 2018.

Leia Mais

Juliana Soares

Ginástica Rítmica // Ex atleta de Ginástica Rítmica. Árbitra da federação gaúcha de Ginástica.

Leia Mais

Maria Fernanda Barros Gomes

Handebol e Ginástica // Formada em educação física licenciatura plena, professora do Colégio Espírito Santo.

Leia Mais

Eduardo de Souza Almeida

Basquete e Futsal // Pós-Graduação em Administração Escolar, formação em arbitragem de basquete.

Leia Mais

Guilherme Schuck

Voleibol // Atleta profissional de voleibol de 1998 a 2013, com passagem pela Seleção brasileira de base, sendo Campeão Sul-americano.

Leia Mais

Roberto Machado

Handebol // Especialista em Técnica Esportiva – Área de Handebol pela UFSM, Doutorando em Ciências da Atividade Física e Desporto.

Leia Mais

Christian Williams

Judo // Técnico da seleção gaúcha de judô desde 2011.

Leia Mais

João Klein (Juca)

Supervisor // Graduado em Educação Física, trabalhou como assistente técnico da Seleção Brasileira de Voleibol.

Leia Mais

Edson Kurylak

Basquete Masculino e Handebol Feminino // Graduado em Educação Física, é árbitro nacional de Handebol.

Leia Mais

Paulo Fernandes

Basquete, handebol masculino e vôlei // Graduado em Educação Física, é especialista em atenção cardiovascular.

Leia Mais

Ricardo Gomes

Handebol feminino e masculino // Pós-graduado em Psicologia do Esporte, é especialista na modalidade de Handebol.

Leia Mais

Jerson Cunha

Vôlei // Graduado em Educação Física, foi campeão da Liga Nacional de Voleibol e Bicampeão da Superliga Brasileira.

Leia Mais

Fabrício Busanello

Vôlei // Graduado em Educação Física, já atuou como preparador físico nas equipes universitárias de voleibol e futsal.

Leia Mais

Luciane Velasquez

Vôlei Feminino // Graduada em Educação Física, é jogadora na Liga Feminina Master e professora de educação física.

Leia Mais

José Lima

Boxe // Graduado em Educação Física, foi Campeão Gaúcho de Boxe em 2002 e técnico da seleção gaúcha.

Leia Mais

José Luz

Ginástica Artística // Graduado em Educação Física, já foi técnico da seleção brasileira de ginástica artística masculina.

Leia Mais

Carina Junqueira

Ballet // Graduada em Educação Física, possui experiência com grupos de danças de diferentes estilos e idades.

Leia Mais

LOCAIS DE TREINAMENTO

Centro Olímpico Municipal (COM)

Rua Araguaia, 1151 - Igara
Modalidades: handebol, voleibol e basquetebol.

O Centro Olímpico Municipal foi inaugurado em 21 de Junho de 1980 e surgiu da necessidade de oferecer à comunidade um espaço adequado e organizado para prática do esporte e lazer. Após 35 anos, o Centro Olímpico passou por uma revitalização que contou com a troca de todo o telhado, assoalho da quadra, piso de circulação do ginásio, reforma dos vestiários e banheiros, pintura geral do complexo e revitalização das quatro quadras externas, além da confecção de um piso tátil com acessibilidade.

Centro de Esporte e Lazer (CEL) São Luís

Rua Engenheiro Rebouças, 1000 – São Luís
Modalidades: handebol, voleibol e ginástica rítmica

O CEL São Luís foi inaugurado no dia 27 de junho de 2004. Atualmente, beneficia a população com atividades físicas para a terceira idade, ginástica adulto, esporte para criança e jovens, atividades sócio-culturais, além de cedências para eventos esportivos. Em 2010, recebeu uma grande revitalização. No ginásio de esportes, a madeira do piso foi substituída por concreto e revestida com poliuretano, além da troca das janelas e banheiros adaptados para acesso dos cadeirantes.

Centro de Esporte e Lazer (CEL) São José

Rua João Leivas de Carvalho, nº 541 – São José
Modalidade: Basquete

O CEL São José, foi inaugurado em 21 de junho de 1980 e é uma das Unidades Operacionais da SMEL.
Localiza-se no bairro São José/ Canoas, Em sua programação oferece diversas atividades, como : Escolinhas Esportivas de Futsal, Voleibol, Xadrez e Iniciação Esportiva, para crianças e jovens. Atividades Físicas e de Lazer com aulas de Yoga, Caminhada Orientada, Ginástica Localizada, Alongamento, Ritmos e Aero Local, para Jovens, adultos e Idosos e Jogos Recreativos / Adaptados para Terceira Idade.

Centro de Esporte e Lazer (CEL) Mathias Velho

Av. Rio Grande do Sul, nº 1790 – Mathias Velho
Modalidade: Boxe

Inaugurado em 09 de novembro de 1978, o CEL Mathias Velho oferece atividades de esporte e lazer para toda população, sendo elas: caminhada orientada, alongamento e flexibilidade, treinamento funcional, ginástica adulto, ginástica para idosos, pilates, pilates familiar, aeroboxe, GAP, ritmos, boxe feminino, boxe misto e MMA. Para o público infanto juvenil, possui escolinhas esportivas de futsal masculino e feminino, iniciação esportiva, ritmos juvenil e funcional kids.

Centro de Iniciação ao Esporte – CIE

Av. Rio Grande do Sul, nº 3320 – Mathias Velho

Modalidades: Atletismo, Ginástica Rítmica, Ginástica Artística, Judô

AGENDA

Entrega de Uniformes

16/05
A partir das 14h

Peneiras Juvenil

16/05
A partir das 14h
Crianças e adolescentes de 5 a 17 anos 
Categorias: Judô // Ginástica Rítmica // Atletismo

Peneiras Adultos

16/05
A partir das 19h
Adultos a partir de 17 anos
Categorias: Vôlei (Masculino e Feminino)
Handebol // Basquete (Somente Masculino)

FOTOS

VÍDEO

NOTÍCIAS DO ESPORTE

Esporte
Colônia de Férias 2018
/ /

Abertas inscrições para Colônia de Férias de verão

LER MAIS
Esporte
/ /

Fesla 2019 evidencia talentos esportivos de Canoas

LER MAIS
Esporte
/ /

Estação Cidadania recebe 3ª edição do Fesla neste sábado

LER MAIS
Esporte
Copa Talentos do Esporte
/ /

Copa Talentos do Esporte reúne atletas de handebol e vôlei

LER MAIS
Esporte
Equipes do Talentos do Esporte participam de competição em Canoas
/ /

Equipes do Talentos do Esporte são destaque em competição

LER MAIS
Esporte
Estação Cidadania proporciona mudança de vida a partir do esporte em Canoas
/ /

Estação Cidadania proporciona mudança de vida a partir do esporte

LER MAIS