SOBRE

O que é

Um projeto que vai captar, lapidar e dar visibilidade a talentos canoenses. O Talentos do Esporte vai selecionar crianças, jovens e adultos para a prática esportiva em diferentes modalidades, ofertando espaços de treinamento, equipe técnica e profissionais de educação física para um treinamento de excelência.

Objetivo

Implementar valores de cidadania, inserindo a prática de vivências corporais e dos esportes de base, contribuindo para a formação geral, para o desenvolvimento das potencialidades e para o despertar do sujeito cidadão de cada um.

Expectativas

O projeto quer desvendar novos talentos esportivos que, muitas vezes, não têm oportunidades de serem explorados. A ideia é também preparar equipes representativas do município em competições regionais, nacionais e internacionais.

Custo Zero

Os participantes contam com uniformes e transporte gratuito. O grande diferencial do projeto é a oportunidade de todos estarem com as mesmas condições de trabalho, desde a locomoção até o fornecimento de material. Nas competições oficiais, os atletas também contarão com hospedagem e alimentação.

METODOLOGIA

Na primeira fase do programa, os alunos foram pré-selecionados pelos professores de educação física das escolas. Estes indicaram à Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL) os possíveis talentos aptos a participarem do projeto. Nas categorias adultas, os candidatos se inscreveram diretamente na SMEL.

A segunda etapa consiste na realização de peneiras. A SMEL disponibiliza transporte e professores habilitados para este processo seletivo. O fator considerado nas peneiras refere-se à aptidão relacionada ao perfil do futuro atleta, que será mensurado através de experiências práticas na atividade em questão. Neste primeiro momento, são selecionados 15 participantes para cada categoria nas diferentes modalidades. As equipes, que deverão contar com 20 atletas cada, serão reforçadas com talentos identificados nas Competições Escolares Canoenses (Ceca), que iniciaram no dia 7 de junho. No total, o Talentos vai oportunizar mais de 700 vagas.

Público alvo

Crianças e adolescentes da rede pública de ensino e adultos da comunidade de Canoas, de ambos os sexos, praticantes de esportes, com capacidade técnica comprovada para o desenvolvimento da modalidade, direcionado ao desporto de rendimento.

Na primeira etapa do projeto serão contemplados, nas categorias de base, alunos da rede municipal de ensino, nas categorias sub-13 e sub-15. Alunos da rede estadual poderão participar somente das categorias sub-17 e adulto.

 

MODALIDADES

HANDEBOL

Criado pelo alemão Karl Schelenz, em 1919, e começou a ser praticado de forma competitiva em países como Áustria, Suíça e Alemanha.

Leia Mais

VOLEIBOL

Foi criado em 1895, nos EUA, por William George Morgan da ACM de Massachusetts, com o objetivo ter se esporte sem contato físico.

Leia Mais

BASQUETEBOL

Surgiu em 1891, nos EUAs, criado por James Naismith, professor de Ed. Física da Associação Cristã de Moços de Springfiel.

Leia Mais

TAEKWONDO

Em coreano, a palavra Taekwondo significa “caminho dos pés e das mãos através da mente”.

Leia Mais

GINÁSTICA RÍTMICA

A Ginástica Rítmica surgiu no final da Primeira Guerra Mundial, mas sem regras e sem o nome que hoje leva.

Leia Mais

PARADESPORTO

Iniciou em uma competição esportiva na Inglaterra que envolvia veteranos da Segunda Guerra Mundial com lesão na medula espinhal.

Leia Mais

CATEGORIAS

Basquetebol

Sub-13, Sub-15, Sub-17 e adulto.
Masculino e Feminino.

Handebol

Sub-13, Sub-15, Sub-17 e adulto.
Masculino e Feminino.

Voleibol

Sub-13, Sub-15, Sub-17 e adulto.
Masculino e Feminino.

Taekwondo

Sub-13, Sub-15 e Sub-17.
Masculino e Feminino.

Ginástica Rítmica

Sub-11, Sub-12, Sub-15, adulto acima de 16 anos.
Feminino.

Atletismo (paradesporto)

Categoria escolar.
Masculino e Feminino.

TREINADORES

João Klein (Juca)

Supervisão

Leia Mais

Edson Kurylak

Basquete masculino e handebol feminino

Leia Mais

Paulo Fernandes

Basquete, handebol masculino e vôlei.

Leia Mais

Ricardo Gomes

Handebol feminino e masculino

Leia Mais

Jerson Cunha

Vôlei

Leia Mais

Fabrício Busanello

Vôlei

Leia Mais

Luciane Velasquez

Vôlei feminino

Leia Mais

Gisele Dentee

Taekwondo

Leia Mais

Caren Eilert

Ginástica Rítmica

Leia Mais

LOCAIS DE TREINAMENTO

Centro Olímpico Municipal (COM)

Rua Araguaia, 1151 - Igara
Modalidades: handebol, voleibol e basquetebol.

O Centro Olímpico Municipal foi inaugurado em 21 de Junho de 1980 e surgiu da necessidade de oferecer à comunidade um espaço adequado e organizado para prática do esporte e lazer. Após 35 anos, o Centro Olímpico passou por uma revitalização que contou com a troca de todo o telhado, assoalho da quadra, piso de circulação do ginásio, reforma dos vestiários e banheiros, pintura geral do complexo e revitalização das quatro quadras externas, além da confecção de um piso tátil com acessibilidade.

Centro de Esporte e Lazer (CEL) São Luís

Rua Engenheiro Rebouças, 1000 – São Luís
Modalidades: handebol, voleibol e ginástica rítmica

O CEL São Luís foi inaugurado no dia 27 de junho de 2004. Atualmente, beneficia a população com atividades físicas para a terceira idade, ginástica adulto, esporte para criança e jovens, atividades sócio-culturais, além de cedências para eventos esportivos. Em 2010, recebeu uma grande revitalização. No ginásio de esportes, a madeira do piso foi substituída por concreto e revestida com poliuretano, além da troca das janelas e banheiros adaptados para acesso dos cadeirantes.

Complexo Cultural e Esportivo (CCE) Martin Luther King

Rua Clovis Bevilacqua, 1770 – Harmonia
Modalidades: Taekwondo

Inaugurado em março de 2016, o espaço abrange equipamentos para o esporte, cultura e lazer. Além do ginásio poliesportivo, equipado para atividades culturais, o complexo oferece aos moradores cancha de bocha, pista de skate, academia ao ar livre, playground com brinquedos adaptados, campo de futebol e quiosque para atividades múltiplas.

AGENDA

Centro olímpico Municipal

Dia 12 – 10h e 14h – Peneiras Vôlei Masculino e Feminino; Taewkondo.

Centro olímpico Municipal

Dia 13 – 14h | Peneiras Ginástica Rítmica.

FOTOS

VÍDEO

NOTÍCIAS DO ESPORTE

Esporte
/ /

Fuga do digital: crianças da Colônia de Férias terão passeios e oficina de rugby

LER MAIS
Esporte
/ /

Prefeitura de Canoas oferece atividades esportivas e de lazer no verão

LER MAIS
Esporte
/ /

Colônia de Férias terá a participação de 200 crianças

LER MAIS
Esporte
/ /

Prazo para inscrições na Colônia de Férias de Verão em Canoas se encerra nesta sexta-feira

LER MAIS
Esporte
/ /

Canoas sedia etapa final do campeonato estadual de pingue-pongue

LER MAIS
Esporte
/ /

Em domingo ensolarado, Capão do Corvo recebe mais uma edição do Festival de Esporte e Lazer

LER MAIS