A FEIRA
Com o tema “40 Edições, Infinitas Conexões”, a feira celebra quatro décadas de incentivo à literatura, destacando a trajetória do escritor Erico Verissimo, que em 2025 completaria 120 anos de nascimento. O evento também homenageia o município de Alvorada, em comemoração aos seus 60 anos de emancipação, e tem como patrono o escritor Chico Neto.
Érico Veríssimo é o escritor homenageado
Em 2025, celebram-se os 120 anos de nascimento do escritor brasileiro Érico Veríssimo, autor de clássicos como O Tempo e o Vento. A data será marcada por uma série de homenagens, incluindo exposições, lançamentos de novas edições de suas obras e atividades culturais em diversas cidades, entre elas sua terra natal, Cruz Alta.
Arthur Fernandes Cortês é o Xerife/Arauto
Estudante de Teatro, é contador de histórias da Associação Gaúcha de Escritores/Feira do Livro de Porto Alegre, educador social no Instituto Sócio-Educacional Madre Assunta e idealizador do Cultural Jutaí – Casa de Cultura Canoense com ações socioculturais e ambientais.
Conheceu a Escola de Teatro Popular Terreira da Tribo em 2006, do grupo Ói Nóis Aqui Traveiz, em Porto Alegre/RS, onde passou a frequentar o Teatro Livre. Desde então, construiu sua trajetória artística adotando uma postura mais atuante como ator/atuador.
Em 2008 iniciou a prática da Contação de Histórias, experiência a qual segue atuando até hoje. Em sua formação artística reúne conhecimentos em música, teatro, técnicas circenses, artes marciais e culturas gastronômicas.
Chico Neto (Valmor Quadros) é o patrono
É associado à Casa do Poeta de Canoas. Formado em Letras, Português e Literatura pela Universidade La Salle. Professor de Português e Literatura- Palestrante sobre literatura. Autor de cinco livros publicados: Cenas do Cotidiano , Férias de Verão, Características de Uma Época, A Fantástica Aventura da Formiguinha Formigulina, As aventuras de Lucas e Participação na Coletânea “Canoas 80 Anos”.
História da Feira
A primeira Feira do Livro de Canoas foi realizada em 1982. Em 2009, foi instituído o Plano Municipal do Livro, Leitura e Literatura, a partir do qual o município passou a desenvolver mais projetos de incentivo e promoção do acesso ao livro. Entre eles, destaca-se a própria Feira do Livro, que, neste ano, chega à sua 40ª edição. Desde 2011, o evento integra o Circuito Nacional de Feiras de Livro da Fundação Biblioteca Nacional e do Ministério da Cultura. Para a edição 2025 serão 5,2 mil metros quadrados de atividades culturais, distribuídos entre a Praça da Emancipação e o Paço Municipal.
Fotos de edições anteriores
EVENTO DE DESTAQUE
Painel em destaque celebra os 120 anos de Érico Veríssimo e sua obra-prima O Tempo e o Vento, considerada um dos marcos da literatura brasileira. A conversa reunirá a escritora Letícia Wierzchowski (autora do romance A Casa das Sete Mulheres), o ator Thiago Lacerda (protagonista da série) e o diretor Jayme Monjardim, responsável pelo filme O Tempo e o Vento (2013), baseado na obra de Veríssimo.