Origem e aspectos históricos
Origens
A cidade, que hoje é constituída apenas por zona urbana, teve como pioneiros grandes proprietários de terras. O primeiro deles foi o conquistador Francisco Pinto Bandeira, que recebeu da Coroa portuguesa, em 1740, uma área ao longo da margem direita do Rio Gravataí. No local foi instalada a sede da Fazenda do Gravataí – atualmente bairro Estância Velha.
Emancipação
Em 1938, o Capão das Canoas, que pertencia a Gravataí, assumiu a condição de vila e, no ano seguinte, tornou-se cidade e sede de município. Em 1937, a instalação do 3º Regimento de Aviação Militar (RAM), hoje ALA 3, foi decisiva para a emancipação. Em 27 de junho de 1939 a cidade foi criada por decreto estadual. Em 15 de janeiro de 1940 foi instalado o município de Canoas, que contava com 40.128 habitantes.
Canoas Hoje
Distante 13,5 quilômetros de Porto Alegre, Canoas tem área de 131 quilômetros quadrados e população de 339.979 habitantes, conforme Censo do IBGE de 2014.O município é um dos polos industriais mais importantes do Brasil, com o segundo maior PIB do Rio Grande do Sul, atrás apenas de Porto Alegre, e 25º entre todas as cidades brasileiras. A economia canoense baseia-se em serviços, comércio, indústria da transformação e logística. A expansão imobiliária do município é crescente.