Segurança Pública

A Secretaria Municipal de Segurança Pública é responsável por planejar, coordenar e supervisionar as atividades na área da segurança no âmbito municipal, bem como elaborar políticas públicas de diminuição da violência. As ações da Secretaria se concentram em três pilares fundamentais: prevenção, integração e inteligência. 

A Secretaria de Segurança Pública de Canoas conta com:

Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M): é um fórum deliberativo e executivo que se caracteriza como um espaço de diálogo em torno de medidas e ações conjuntas voltadas para a segurança pública de Canoas. Os integrantes do Gabinete são: Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, SUSEPE, Instituto Geral de Perícias - RS, Força Aérea Brasileira, Guarda Municipal, Conselho Tutelar, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública, Secretaria Estadual de Segurança Pública, 27ª Coordenadoria Regional de Ensino, OAB Subseção de Canoas, Conselho Tutelar, Câmara de Vereadores e todas as secretarias que compõem o organograma da Prefeitura Municipal de Canoas.

Centro Integrado de Comando e Controle (CICC): é um espaço que abriga equipamentos de monitoramento de imagens captadas por câmeras espalhadas pelo município. As imagens são monitoradas durante 24h, todos os dias da semana.

Observatório de Segurança Pública: tem a função de auxiliar os gestores no planejamento das estratégias de enfrentamento à violência, através de dados e estatísticas criminais, análise de evolução dos delitos e causas da criminalidade e dos conflitos sociais.

Números de emergências e denúncias:

Telefone: 153

WhatsApp: (51) 993014751 

 
  • icone horário atendimento

    8h às 12h / 14h às 18h

  • icone endereço departamento

    Rua Humaitá, 1130 - Mal Rondon

  • icone e-mail

    seguranca@canoas.rs.gov.br

  • icone telefone para contato

    (51) 3425-7612

Emerson Wendt (2021 - 2024)

Secretário

Formado em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria e pós-graduado em Direito pela URI-Frederico Westphalen. Mestre e doutorando em Direito pela Unilasalle. É delegado da Polícia Civil e professor universitário. Foi chefe da Polícia Civil no RS e diretor de inteligência na Secretaria de Segurança Pública do RS.

SERVIÇOS RELACIONADOS