FASES DE IMPLEMENTAÇÃO
Primeira fase do PCI
O Parque Canoas de Inovação (PCI) foi inaugurado oficialmente no dia 22 de novembro de 2018. Na primeira fase, o Parque terá cinco novas empresas, com geração de 530 empregos diretos.
As empresas Exatron e Novus já estão em funcionamento no PCI. Em dezembro de 2018, a TCS, empresa de serviços de tecnologia da informação, inicia suas operações no local. No próximo ano, mais duas empresas vão se instalar no PCI: Victum e Digistar, voltadas para o segmento de eletroeletrônicos, tecnologia da informação, automação e controle.
A segunda etapa do PCI
Prevê a doação com encargos de 6lotes, com áreas que variam de 5.800 m2
a 14.900 m2. O edital da concorrência pública será publicado nas próximas semanas. As empresas concorrentes deverão apresentar um projeto de construção. A expectativa é de geração de mais 800 empregos diretos.
APRESENTAÇÃO DE PROJETOS
As empresas concorrentes para a segunda fase do PCI deverão apresentar um projeto de construção.
A comissão julgadora dos projetos é formada por integrantes da prefeitura e da academia (IETEC, LaSalle, Ulbratech e Uniritter). Os lotes têm um valor médio de R$ 2,5 milhões. Seguindo a mesma lógica de tipo de empresa, a expectativa é de geração
de mais 800 empregos diretos.
As empresas vencedoras deverão investir na construção no mínimo o valor do lote, para se ter um padrão de construção ao nível de um parque tecnológico. Bem como, deverão investir, em um prazo de 8 anos, o mesmo valor do lote em PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação).
PRÓXIMA FASE
No primeiro semestre de 2019, será lançada mais uma fase do PCI, com mais dez lotes, localizados de frente para a estrada do Nazário. Serão lotes destinados a serviços e indústrias de baixo impacto. A ideia é que
um dos lotes receba um “mall de serviços”, com restaurante, mercado, farmácia, etc.
EMPRESAS INSTALADAS
Duas empresas já estão implementadas e produzindo dentro do Parque Canoas de Inovação. A Exatron, empresa inovadora que promove economia de energia e segurança. Fica sediada em uma área de 11.000 m² de área construída, dividida em industrial, engenharia, assistência técnica, administrativo, recebimento e expedição.
E a Novus, uma empresa com foco no desenvolvimento, fabricação e comercialização de instrumentos eletrônicos de medição e controle, principalmente de temperatura, com aplicações em laboratórios e indústrias.