SOBRE O SABERES EM DIÁLOGO

O Projeto Saberes em Diálogo vem se constituindo desde 2017, proposto inicialmente num movimento de visibilização das pesquisas em nível de pós- graduação dos professores da rede, através da realização do 1º Seminário Municipal.
O movimento gerado por ocasião do evento em 2017 mobiliza a pensar o desdobramento do trabalho, ampliando as ações decorrentes e elevando o status de “evento” para “projeto”. No ano de 2018 se caracteriza uma ampliação da abrangência e recaracterização da proposta, passando a contemplar projetos pensados e realizados a partir de problemáticas e desafios próprios do contexto de cada escola, direcionando a um olhar sobre si, na busca por saberes próprios de seu contexto, de forma reflexiva, fundamentada e sistematizada, possibilitando um deslocamento de olhar, de uma pesquisa “sobre” a escola para uma pesquisa “com” a escola.

Olhar para as práticas docentes desenvolvidas no espaço da escola, considerando as necessidades e demandas que emergem cotidianamente, a partir de um trabalho sistemático de pesquisa que envolva uma problematização, fundamentação teórica e definição de um percurso metodológico possibilita que “relatos de experiência” sejam qualificados e se constituam em produção de conhecimento pedagógico. 

Olhar para as práticas docentes desenvolvidas no espaço da escola, considerando as necessidades e demandas que emergem cotidianamente, a partir de um trabalho sistemático de pesquisa que envolva uma problematização, fundamentação teórica e definição de um percurso metodológico possibilita que “relatos de experiência” sejam qualificados e se constituam em produção de conhecimento pedagógico. Além disso, a proposta objetiva também mobilizar o professor pesquisador a potencializar sua prática, a partir da análise reflexiva e sistematizada, para produzir conhecimentos com relação à escola, considerando os saberes da docência, muitas vezes não legitimados, como possibilidade do enfrentamento das situações emergentes no contexto escolar.

Construção de um projeto

O movimento de construção de projetos gestados na própria escola, iniciado em 2018 e continuado em 2019, propôs que as pesquisas estivessem vinculadas a uma dentre três modalidades: a) ESCOLA; b) GRUPO DE PROFESSORES; c) PROFESSOR. Em 2019, amplia-se as modalidades, contemplando também as modalidades REDE e INTERESCOLAS.
Para qualificar e ampliar olhares na condução do trabalho optou-se por constituir uma comissão coordenadora, composta por professores e professoras da SME, das escolas e da Universidade, possibilitando uma gama de concepções e definições plurais, que leva em conta os contextos de atuação profissional na rede e nas escolas da rede.

As ações vinculadas ao Projeto Saberes em Diálogo, desencadearam um movimento que evidenciou a potência pesquisadora da Rede Municipal de Ensino, pensadas como estratégias para favorecer o desenvolvimento de projetos de pesquisa profundamente vinculados com os contextos de atuação profissional. A fim de instrumentalizar os professores pesquisadores e qualificar as pesquisas propostas, foram pensadas ações/estratégias no período compreendido entre dezembro de 2017 e novembro de 2019:

a. Pré-lançamento, Lançamento e Seminário Municipal, com convite para participação de todos os professores da Rede Municipal de Ensino;
b. Reuniões Ampliadas, com participação de todos os professores inseridos no Projeto;
c. Grupos de Estudo, com participação dos professores inseridos no Projeto, mas subdivididos nos grupos por temática afim;
d. Interações por via remota, através do uso de e-mail, grupos de WhatsApp e telefone.

 

Desafios

O projeto Saberes em Diálogo tem, portanto, se consolidado numa postura de acolhimento e empatia com os professores, evidenciando o potencial dos sujeitos, considerando os desafios próprios dos contextos e reafirmando o papel de parceria na superação do individualismo docente. Assim, para os Seminários Municipais, além das pesquisas participantes do projeto apresentadas na modalidade de ARTIGO COMPLETO, apostou-se na possibilidade de que os professores pudessem inscrever-se também na modalidade NARRATIVAS PEDAGÓGICAS, num movimento de compartilhamento de saberes da prática, que potencialmente podem futuramente converter-se em projetos de pesquisa.

Os trabalhos inscritos nas duas modalidades foram divididos em mesas de trabalho, superando a divisão temática utilizada como opção no 1º Seminário. Tal decisão foi após o evento, avaliada positivamente, uma vez que tal perspectiva amplia as possibilidades de interação e os olhares acerca da educação para além da sua área/etapa de atuação profissional. Ainda nas avaliações, ficou evidente a necessidade de um tempo maior para as apresentações das pesquisas e narrativas, bem como para a discussão entre os presentes.

Diálogos

As assembleias finais dos Seminários revelaram-se um potente e democrático espaço de fala e de escuta, no qual os professores, inseridos no projeto a partir de diferentes papéis (pesquisadores, relatores, mediadores, coordenadores etc.) puderam trazer suas impressões e sentimentos acerca do processo vivenciado.

Alguns aspectos foram destacados pelo coletivo de participantes, em especial questões como a evidência do “potência dos professores”, da relevância do “coletivo” e do “trabalho cooperativo”, em que “sozinhos construímos pouco”, como uma possibilidade de “contágio”, num sentimento de “orgulho com os colegas”, tornando uma “rede fortalecida e capacitada para novos desafios”, definido como “uma alavanca para impulsionar o futuro da rede”. Questionamentos também estiveram presentes, como “Porque a gente não tá criando a coragem de fazer?”, alicerçando debates necessários que levem à compreensão de que “Os saberes estão aí, precisamos de diálogos para nos fortalecer como rede”, “ampliando as interlocuções”.

Construção colaborativa

A avaliação final do Projeto em 2019, realizada pela Comissão Coordenadora, também evidenciou alguns elementos importantes para pensar a continuidade do trabalho em 2020. A produtividade das estratégias e ações empreendidas no âmbito do projeto, bem como o caráter de protagonismo de uma formação realizada com os professores e, portanto, construída de forma colaborativa através dos grupos de estudo, sinaliza para a definição deste um importante princípio, que deverá conduzir as iniciativas pedagógicas COM a Rede Municipal de Ensino.

A possibilidade da constituição de um vínculo de trabalho alicerçado na construção da confiança e parceria são elementos desencadeados como estratégias para superação de desafios próprios do projeto proposto. Entretanto, é importante destacar que embora as estratégias desenvolvidas durante o ano tenham auxiliado no desenvolvimento dos projetos dos professores e escolas, estas não foram condição prévia ou indispensável para a inserção no projeto. Alguns participantes, ainda que não tenham participado sistematicamente dos grupos de estudo e reuniões ampliadas, conseguiram desenvolver suas pesquisas, apresentando-as no 3º Seminário.

A postura de acolhimento e empatia na condução das atividades também se destacou como um importante princípio, que deverá de igual forma conduzir as ações propostas pela SME.
Pensar a continuidade do SABERES EM DIÁLOGO para 2020 requer considerar todos os elementos de feedback e as experiências vividas no processo COM a REDE, numa perspectiva de ampliação das ações, agregando diferentes iniciativas propostas pela Secretaria Municipal da Educação dentro de uma lógica própria, que vem sendo construída no âmbito deste projeto.

Entendemos que esta proposta tem uma importante potencialidade do ponto de vista da ampliação de possibilidades formativas, a partir da articulação dos professores pesquisadores em relação à rede e da posterior divulgação dos achados das pesquisas. Além disso, por se tratar de um processo dinâmico, outras/diferentes possibilidades podem se apresentar no decorrer das trajetórias que irão se desenhar, mobilizando os professores e as escolas, bem como produzindo uma rede que pensa, executa e vive pesquisa e formação, de forma inter-relacionada e colaborativa.

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