SERVIÇOS URBANOS
Manter a cidade limpa, iluminada e conscientizar a população sobre a responsabilidade de cada um fazer a sua parte para a conservação e bem-estar. Com esse objetivo, a Prefeitura desenvolve ações para reduzir o descarte irregular. O Programa Choque de Limpeza recolheu 53.564 toneladas de
lixo até novembro.
Além disso, está em fase final a construção de um Ecoponto Modelo, com estrutura adequada para receber os resíduos sólidos, no Bairro Niterói. A iluminação também recebeu investimentos para a manutenção de lâmpadas ou troca pelo sistema de LED, garantindo melhor luminosidade e segurança para a população.
O QUE FOI REALIZADO?
Choque de Limpeza
Choque de Limpeza recolheu 6.829 cargas de caminhão, o que representou 53.564 toneladas de lixo.
Obra do Ecoponto Modelo
Construção do Ecoponto Modelo no Bairro Niterói, com previsão de entrega para março. O local está sendo construído com a utilização de materiais recicláveis da usina de resíduos da construção civil.
Iluminação Pública
Eficientização da Iluminação Pública: foram substituídas 1.133 lâmpadas comuns por LED.
13.989 manutenções referente à troca de lâmpada na cidade.
MAIS NOTÍCIAS RELACIONADAS A SERVIÇOS URBANOS
DESENVOLVIMENTO URBANO E HABITAÇÃO
Ser dono da casa própria e morar com segurança e dignidade. Para assegurar essa conquista, a Prefeitura trabalha com uma política urbana e habitacional empenhada na revisão de planos e no desenvolvimento de projetos. Em junho deste ano, 200 famílias de baixa renda, inscritas no Programa Casa Verde e Amarela (antigo Minha Casa, Minha Vida), receberam a chave dos apartamentos próprios do Residencial Santa Fé, no Bairro Olaria.
Mais de 90% dos contemplados foram mulheres chefes de família. Promover a regularização fundiária é outra meta. Neste ano, mais de 435 títulos de propriedades, que estavam parados, foram entregues. A Prefeitura ainda cuida das pessoas em vulnerabilidade que são benefi ciárias de programas habitacionais, oferecendo cursos de qualifi cação, além de atenção em saúde, educação e segurança.
O QUE FOI REALIZADO?
Regularizações Fundiárias
Mais de 435 títulos de regularizações fundiárias e 1.330 em tramitação.
Entrega de Unidades Habitacionais
Entrega de 200 novas unidades habitacionais no Residencial Santa Fé, no Bairro Olaria.
MAIS NOTÍCIAS RELACIONADAS A DESENVOLVIMENTO URBANO E HABITAÇÃO
OBRAS: PAVIMENTAÇÃO E DRENAGEM
De janeiro a dezembro deste ano, Canoas alcançou a marca de 44 ruas pavimentadas. Duas importantes avenidas, a Boqueirão e a Rio Grande do Sul, estão em fase de recuperação do pavimento asfáltico. Neste ano, a Prefeitura lançou o programa Asfaltaço, que pretende pavimentar 100% das ruas da cidade.
Já a operação tapa-buracos conta com o funcionamento da Usina de Asfalto do Município. Além da atenção viária, a Administração realiza ações preventivas para evitar alagamentos, como a manutenção constante das casas de bombas. Limpeza de bocas de lobo, arroios e valas também são realizadas sistematicamente.
O QUE FOI REALIZADO?
Drenagem
Limpeza de calha de macrodrenagem de concreto, localizada na Rua Curitiba desde o início da Rua São Paulo, no Bairro Mathias Velho.
Asfaltaço na Boqueirão
Revitalização asfáltica de 3.334 metros em andamento na Avenida Boqueirão.
Limpeza em valas
Limpezas em valas de macrodrenagem totalizaram mais de 8 km.
Asfaltaço na Rio Grande do Sul
Recuperação do pavimento de 4.871 metros em andamento na Avenida Rio Grande do Sul.
Usina de asfalto própria
Usina de asfalto própria: 1.034 toneladas produzidas para a operação tapa-buracos e asfaltamento de pequenas vias.
Asfaltaço no Guajuviras
Asfaltaço: 44 vias concluídas, entre elas a Olímpio Ferreira Cruz, Bairro Guajuviras.
MAIS NOTÍCIAS RELACIONADAS A OBRAS
SUBPREFEITURAS
Executar, manter obras e serviços faz parte do papel das cinco subprefeituras da cidade. Localizadas nas diferentes regiões do município, elas realizaram a limpeza e a manutenção de 16.462 bocas de lobo e o hidrojateamento (desobstrução) de 100,29 km de valas desobstruídas com o uso de hidrojato.
Além disso, foram atendidas outras demandas diretas dos canoenses, como a limpeza e capina de praças e demais espaços públicos.
O QUE FOI REALIZADO?
Subprefeitura Centro
Revitalizações de áreas de descarte irregular de lixo, como esta na rua Araçá.
Subprefeitura Nordeste
Limpeza de bocas de lobo no Guajuviras.
Subprefeitura Noroeste
Revitalização de área na frente da Pecan.
Subprefeitura Sudoeste
Hidrojateamento na Rio Branco.
Subprefeitura Sudeste
Revitalizações de pontos de descartes de lixo, como este na Niterói.
MAIS NOTÍCIAS RELACIONADAS AS SUBPREFEITURAS
Subprefeituras seguiram com ações de limpeza nos quadrantes da cidade no período da tarde
LER MAISTRANSPORTE E MOBILIDADE
Canoas busca soluções de mobilidade urbana e trabalha pensando no futuro. Neste ano, a Prefeitura apresentou o Plano de Reestruturação do Transporte Público, que estabelece uma série de ações para melhorar a qualidade do serviço prestado para a comunidade. O diagnóstico de linhas, o fortalecimento da fi scalização e a elaboração de uma nova licitação são alguns dos pontos defi nidos no
planejamento que busca qualifi car e aumentar a frota para a população.
A Administração também apresenta uma iniciativa inovadora e contemporânea de mobilidade urbana, com novas tecnologias e alternativas para reduzir a emissão de carbono, como o aeromóvel. O objetivo da Prefeitura é atrair parcerias privadas para o projeto.
O QUE FOI REALIZADO?
Vistorias
3.827 vistorias no transporte público.
Blitz de Trânsito
125 blitz orientativas de trânsito nos bairros e Centro.
Gratuidade no Transporte Público
Em março, a Prefeitura retomou a gratuidade da segunda passagem no transporte coletivo de Canoas.
Projeto do Aeromóvel
Projeto do Aeromóvel prevê redução na emissão de carbono. A Prefeitura busca parcerias privadas para viabilizar o sistema.
Licitação para transporte Seletivo
Em elaboração a nova licitação do transporte Seletivo e para a bilhetagem eletrônica.
MAIS NOTÍCIAS RELACIONADAS A TRANSPORTE E MOBILIDADE
Duas linhas diretas de ônibus serão disponibilizadas neste domingo para atender demanda do Enem
LER MAISSEGURANÇA PÚBLICA
O ano de 2021 foi marcado por inovações nas políticas públicas de segurança. Iniciativas como as operações Divisas, Amanhecer Seguro, Guarda Municipal Presente e o projeto Guarda Municipal Comunitária reforçaram a proteção aos canoenses.
Na prevenção às violências, destaque para o programa Canoas Cidade do Cuidado, considerado um dos mais inovadores projetos do país pelo Fórum Brasileiro de Segurança. As ações adotadas pela Prefeitura desde janeiro garantiram um avanço na missão de tornar a cidade mais segura e com redução nos índices de criminalidade.
O QUE FOI REALIZADO?
Mais segurança, menos crimes
Redução de 39,4% no roubo de veículos e de 12,8% no roubo a pedestres, de janeiro a novembro de 2021, na comparação com mesmo período de 2020.
Canoas Cidade do Cuidado
O programa consiste em uma ampla rede de proteção, acolhimento e enfrentamento a todas as formas de violências. Já encaminhou 19 jovens atendidos para formação e inclusão no mercado de trabalho.
Policiamento Comunitário
Policiamento Comunitário implantado no Bairro Niterói em outubro.
Operação Amanhecer Seguro
Lançada em janeiro 313 ações para reforçar a segurança em locais estratégicos durante o deslocamento dos trabalhadores e estudantes. Ocorre de segunda a sexta, a partir da 5h30.
Guarda Municipal Presente
O projeto Guarda Municipal Presente foi lançado neste ano para intensifi car o enfrentamento ao crime: 40 operações realizadas, 122 boletins de atendimentos e 634 veículos abordados.
Modernização do CICC Canoas
Modernização no Centro Integrado de Comando e Controle de Canoas com a Instalação da tecnologia VideoWall, com 18 telas de 49 polegadas, monitorando 24 horas as câmeras de videomonitoramento distribuídas pela cidade.
MAIS NOTÍCIAS RELACIONADAS A SEGURANÇA PÚBLICA
MEIO AMBIENTE
Cuidar da cidade signifi ca cuidar do Meio Ambiente. Neste ano, foram realizadas ações de revitalização e limpeza periódica de praças, parques e áreas verdes da cidade. O plantio de árvores foi outra política desenvolvida no município, inclusive com a doação contínua de mudas de árvores. Em junho, foram plantadas 1.520 árvores, formando o Bosque da Saudade, que conta com uma muda plantada para cada canoense que teve sua vida perdida por conta da Covid-19.
Além disso, a Prefeitura realizou a recuperação de fontes e lagos, como o Lago do Parque Capão do Corvo, recuperado com vegetação e fauna nativas preservadas.
O QUE FOI REALIZADO?
Bosque da Saudade
Criação do Bosque da Saudade – Memorial às vítimas da Covid, onde foram plantadas, em 29 de junho, 1.520 árvores (número de canoenses mortos pela doença) na Fazenda Guajuviras.
Espaço Zen
Criação do Espaço Zen no Parque Getúlio Vargas (Capão do Corvo). Local para descanso, contemplação e relaxamento.
Plantio na cidade
Total de plantio na cidade: 2.210 árvores, como na Praia do Paquetá.
Revitalização das praças
Revitalização de 50 praças, como a Praça das Acácias, que foi urbanizada e recebeu melhorias em julho.
Recuperação do Lago do Capão do Corvo
Recuperação do Lago do Capão do Corvo que há mais de 4 anos não recebia limpeza.