DISTANCIAMENTO CONTROLADO DO GOVERNO DO ESTADO

Canoas está dentro do Modelo de Distanciamento Controlado do Rio Grande do Sul que foi construído com base em critérios de saúde e de atividade econômica, sempre priorizando a vida. Criou-se um sistema de bandeiras, com protocolos obrigatórios e critérios específicos a serem seguidos pelos diferentes setores econômicos.

Como funciona
Conforme o grau de risco em saúde, cada região recebe uma bandeira nas cores amarela, laranja, vermelha ou preta. O monitoramento é semanal, e a divulgação das bandeiras ocorre aos sábados, com validade a partir da segunda-feira seguinte. Os protocolos obrigatórios devem ser respeitados em todas as bandeiras. Além disso, cada setor econômico tem critérios específicos que variam de acordo com a bandeira.

Critérios
O Rio Grande do Sul foi dividido em 20 regiões, que são analisadas considerando a velocidade de propagação da Covid-19 e a capacidade de atendimento do sistema de saúde. No total, 11 indicadores (como número de novos casos, óbitos e leitos de UTI disponíveis, dentre outros) determinam a classificação das bandeiras da região.

MAPA DE AVALIAÇÃO DE RISCO POR REGIÃO
Situação na semana de 11 a 17 de maio

 

Canoas está classificada com a Bandeira Laranja
Veja abaixo os critérios de ocupação e protocolos de prevenção de acordo com a classificação determinada para Canoas e para os demais município  que compõem a região de abrangência R08.

 

 

O mapa mostra a avaliação de risco de cada região e os critérios de ocupação e protocolos de prevenção para o município indicados pelas cores das bandeiras. Elas mostram o nível de risco da região nos seguintes cenários:
– capacidade do sistema de saúde
– velocidade de propagação do vírus 

 

O que as bandeiras indicam

 


Bandeira Amarela – Risco baixo

A região encontra-se com alta capacidade do sistema de saúde e baixa propagação da doença.


Bandeira laranja – Risco médio
A região encontra-se em um dos dois cenários: 1- Média capacidade do sistema de saúde e baixa propagação do vírus ou 2- Alta capacidade do sistema de saúde e média propagação do vírus.


Bandeira vermelha – Risco alto
A região encontra-se em um dos dois cenários: 1 – Baixa capacidade do sistema de saúde e média propagação do vírus ou 2 – Média/alta capacidade do sistema de saúde, porém alta propagação do vírus.


Bandeira preta – Risco altíssimo
A região encontra-se em um dos dois cenários: 1 – Baixa capacidade do sistema de saúde e alta propagação do vírus ou 2 – Baixa/média capacidade do sistema de saúde, porém alta propagação do vírus.

 

A REGIÃO DE CANOAS ABRANGE OS SEGUINTES MUNICÍPIOS

 

 

CRITÉRIOS DE OCUPAÇÃO E PROTOCOLOS DE PREVENÇÃO PARA CANOAS
de acordo com a classificação determinada pela bandeira laranja

Clique na imagem para baixar o PDF com todas as informações


Dados extraídos do Governo do Estadio do Rio Grande do Sul. 
Mais informações sobre o Distanciamento Social em
www.distanciamentocontrolado.rs.gov.br

PLANO DE CONTINGÊNCIA DA PREFEITURA DE CANOAS

 

Plano de Contingência 
Abril de 2020.
Versão 2.0 (13/4/2020)

Plano de Contingência 
Março de 2020.
Versão 1 (27/3/2020)

 

 

COMITÊ DE ENFRENTAMENTO

No dia 13 de março entrou em funcionamento o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus e, a partir de 16 de março de 2020, uma série de novas medidas e orientações à população estão sendo anunciadas e colocadas em prática imediatamente. Essas ações não têm como intuito criar pânico nas pessoas, mas, sim, ampliar os cuidados com esse vírus que tem se alastrado pelo mundo e se transformou em uma pandemia.

Composição do comitê: Gabinete do Prefeito, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal da Saúde, Secretaria Municipal de Relações institucionais e Comunicação, Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social, Fundação Municipal de Saúde de Canoas e Procuradoria Geral do Município.

 

Veja todas as medidas determinadas por decretos

Confira as mudanças nos serviços da Prefeitura

Veja a linha do tempo com as ações implementadas

EDUCAÇÃO

Neste momento estão suspensa todas as aulas nas Escolas Municipais de Canoas. Não serão realizados trabalhos presenciais e nem avaliações que causem prejuízos ao desempenho escolar. As aulas serão suspensas, em definitivo, a partir de quinta-feira, dia 19 de março.

A recomendação é que famílias que possuem estrutura para atendimento de suas crianças, não levem os alunos para a escola.

Crianças sintomáticas não deverão frequentar as aulas. Entende-se como sintomáticas as crianças que estiverem com: coriza, espirro, tosse, febre ou outras restrições médicas como asma, diabetes, câncer, e etc.

Todas as atividades coletivas nas escolas estão suspensas, tais como reuniões de pais, reuniões de professores, eventos, festividades.

A Secretaria Municipal de Educação suspende por tempo indeterminado formações, cursos e capacitações, e demais eventos.

As escolas não ficarão completamente fechadas, cada diretor vai definir um rodízio de trabalho com uma equipe reduzida de professores.

A Prefeitura de Canoas recomenda que as escolas da rede particular que adotem o mesmo protocolo de suspensão parcial e, posteriormente, suspensão total das aulas a partir do dia 19 de março.

SAÚDE

Restrição de visitação nos hospitais. Por paciente internado, será permitido apenas um visitante por dia.
Para aquelas pessoas que apresentam os sintomas do novo coronavírus, recomendamos procurem imediatamente a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa, para primeiro diagnóstico. Deve-se evitar ir ao Hospital de Pronto Socorro e UPAs, locais onde se encontra grande número de pessoas com problemas de saúde, que podem ser expostas desnecessariamente ao vírus.

SERVIDORES PÚBLICOS

Dispensa da presença física nos locais de trabalho dos servidores públicos com mais de 60 anos, gestantes e em tratamento com doenças graves que desempenharão suas atividades em casa, sem prejuízos. São exceção os profissionais da saúde e segurança, já que estes estes atuam em atividades consideradas de primeira necessidade ao bem-estar da população e utilizam equipamentos de proteção individual.

Os servidores e os empregados públicos que estiverem afastados por viagem ao exterior deverão, antes de retornar ao trabalho, informar à chefia imediata o país que visitou, apresentando documentos comprobatórios de viagem. O caso deverá ser notificado à vigilância sanitária e o servidor deverá permanecer em isolamento domiciliar durante sete dias.

EVENTOS

Suspensão das atividades municipais culturais, esportivas, artísticas e quaisquer outros tipos de eventos com aglomeração de pessoas, a partir do dia 16 de março de 2020. A Antiga Estação de Trem, Casa dos Rosa, Villa Mimosa, Biblioteca Pública, Hangar Cultural, Praça da Juventude e Praça CEU estão com todas as suas atividades suspensas.

A Prefeitura de Canoas recomenda a suspensão provisória de eventos ou reuniões religiosas, esportivas, políticas, culturais, de lazer, e afins, que reúnam grande público.

A Prefeitura de Canoas recomenda aos cinemas, buffets, casas de show e clubes que suspendam provisoriamente eventos e sessões, para evitar aglomerações.

A Administração Municipal manterá todos informados sobre as novas recomendações. Além disso, fica na torcida para que tudo dê certo e espera a colaboração e compreensão de todos nesse momento de extrema atenção.

LINHA DO TEMPO COM AS AÇÕES ADOTADAS

<>