Notícias

//
http://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2018/06/Derli_Colomo_Júnior_0001-37.jpg

Canoas vira a capital nacional do judô em agosto

Download Imagem Original

Foto: Derli Colomo Jr

A vice-prefeita Gisele Uequed recebeu nesta quarta-feira (13) os atletas João Victor Machado Silveira e Henrique Bothomé, medalhistas de bronze no campeonato sub-21, e Eduardo Martins Oliveira, que também recebeu a medalha de bronze, mas pela categoria sub-21, no campeonato brasileiro de judô que foi realizado em Lauro de Freitas, na Bahia.

“O esporte é muito mais do que uma ferramenta de inserção social, ele é uma oportunidade de futuro para os jovens”, avaliou Gisele. Ela destaca também que a pratica desportiva é uma alternativa no combate à criminalidade, pois previne que muitos sejam seduzidos pelo mundo das drogas. “Promove saúde, geração de renda, além de uma possibilidade de profissão”, classificou a vice-prefeita.

Os atletas canoenses agora vão disputar desafios de nível nacional, mas dentro de casa. Em agosto, Canoas receberá três grandes eventos nacionais do esporte. O Troféu Brasil, modalidade individual, e o Grand Prix Nacional de Judô, que é disputado em equipes, será de 17 a 20 de agosto, no Unilasalle. Já o Campeonato Metropolitano de Judô, competição estadual, será realizada no Centro Olímpico Municipal, dia 25 de agosto, com apoio da Prefeitura.

As competições serão abertas ao público, sem a cobrança de ingressos, e ocorrerão com a presença de atletas olímpicos. “Não tem como hoje trabalhar com o judô no Estado sem ter Canoas”, avaliou Cesar Cação, presidente da Federação Gaúcha de Judô (FGJ).

Na avaliação de Douglas Potrich, responsável técnico da Associação Canoense de Judô (Kiai) e técnico da Seleção Brasileira Masculina de Judô Sub-18, o município tem se destacado. “Canoas é uma das grandes forças do judô no Estado”, classifica.

Gisele enfatiza que a Prefeitura tem se empenhado para desenvolver diversas áreas do esporte com a construção de diferentes espaços para a prática esportiva e projetos como Ceca, Cequinha e agora também com o Talentos do Esporte. “Uma das nossas metas é que Canoas volte a ser a cidade do esporte”, garante.

Segundo Carlos Alberto Lemos, presidente da Kiai, o auxílio do poder público é importante para o desenvolvimento da área. Essa também é a avaliação do presidente da FGJ. “Os editais da Prefeitura de Canoas são importantíssimos, trabalho que faz aparecer o nome da cidade para o Brasil”, completou Cação.