Inicia neste sábado (18) o projeto “Hip Hop no Guaju”, iniciativa da EMEF Guajuviras que une cultura e música como forma de combate à violência. Na edição piloto, que acontece das 9h30 às 12h, o evento contará com a presença dos artistas Speed e N Jay, que irão se apresentar e conversar com os estudantes e demais participantes.
De acordo com o diretor da escola, Alex Totti, a iniciativa tem como objetivo mudar o foco dos alunos da escola do contexto de violência.“Estamos incentivando os alunos a rimar, escrever, cantar, dançar e, dessa maneira, resolver suas diferenças, falar de suas dificuldades e vencer suas barreiras. Este projeto será ampliado no ano de 2024, quando teremos intervenções e atividades durante todo o ano”, ressalta.
A realização do projeto homenageia os 50 anos do movimento Hip Hop, celebrado em 2023. O estilo, além de ser multidisciplinar, tem origem nas periferias, como uma maneira de dar voz aos jovens que lutam por melhores direitos e qualidade de vida, de uma maneira cultural e não-violenta.