Projeto Escola Sustentável e Criativa
O PROJETO
O PROJETO ESCOLA SUSTENTÁVEL E CRIATIVA é uma estratégia pedagógica da Secretaria Municipal da Educação que visa mobilizar e integrar as escolas da rede municipal de ensino em torno de uma GINCANA ESTUDANTIL que irá propor atividades que promovam a construção do conhecimento, a iniciação científica, a interdisciplinaridade e a cidadania cultural e artística. Busca-se, também, por meio deste projeto direcionar um olhar reflexivo e criativo para a cidade de Canoas que neste ano comemora 80 anos de emancipação político-administrativa, sendo essa uma data significativa que envolverá uma extensa programação comemorativa na cidade.
A educação ao inserir a temática da sustentabilidade e criatividade em suas atividades faz com que seus alunos desenvolvam um pensamento científico e cultural que transcenda a sala de aula, por meio do discurso espontâneo e da linguagem científica, experimental, teatral e lúdica, motivando e despertando uma aprendizagem sensível e inteligível, ao construir o desejo de aprender. Um aluno motivado divulga ideias e ações propositivas de preservação do meio ambiente e promove a integração de seus familiares e do seu grupo social nas atividades propostas pela escola.
ATENÇÃO PARA O RESULTADO DO CONCURSO DE ROTEIROS
A comissão avaliadora do Concurso de Roteiros classificou os seguintes roteiros:
08) TÍTULO: Juventude na área de Canoas // PROFESSORA RESPONSÁVEL: Rasmia Travassos Latif // ALUNOS DO 9º ANO da EMEF MONTEIRO LOBATO
18) TÍTULO: Avião, Canoas, Como??? // PROFESSORAS RESPONSÁVEL: Josiane Cardoso Tesch e Rosângela Ribeiro // TURMAS ENVOLVIDAS: 6º, 7º, 8º E 9º ANOS da EMEF VITÓRIA
29) TÍTULO: Povo Canoense // PROFESSORA RESPONSÁVEL: Adriane Turossi // TURMA: 7A da EMEF PROFª NANCY FERREIRA PANSERA
Confira as tarefas da Gincana Escola Sustentável e Criativa / Categoria Ensino Fundamental - Educação Infantil
Ata comissão - Mostra Estudantil de Curtas Metragens
Tarefas I e II
Tarefa III
Tarefa IV
Tarefa V - EMEI
Tarefa V
Regulamento Concurso de Roteiros
Tarefa VI
Tarefas VII e IIX – Mostra de Curtas Metragens
Regulamento mostra estudantil de curtas-metragens
Pontuação Parcial - EMEIs
Pontuação Parcial - EMEFs
Resultado Concurso de Roteiros
Tarefa IX - Tampinhas
Mostra Estudantil de Curtas-Metragens: Canoas 80 anos - Categoria Educação Infantil
1º Destaque: Mostra Estudantil de Curtas-Metragens: EMEI PÉ DE MOLEQUE - Canoas, uma história sendo contada!
2º Destaque: Mostra Estudantil de Curtas-Metragens: EMEI Marilene Machado - Canoas... Como tudo começou
3º Destaque: Mostra Estudantil de Curtas-Metragens: EMEI VÓ PICUCHA - Canoas minha terra.
Mostra Estudantil de Curtas-Metragens: Canoas 80 anos - Categoria Ensino Fundamental
1º Destaque: EMEF Nancy Pansera - Branca de Neve em Canoas
2º Destaque: Mostra Estudantil de Curtas-Metragens: EMEF Pernambuco - Canoas/PE
2º Destaque: Mostra Estudantil de Curtas-Metragens: EMEF Pernambuco - Memórias
3º Destaque: Mostra Estudantil de Curtas-Metragens: EMEF Rondônia - Canoas: 8 a 80 com qualidade de vida
Galeria Concurso de Roteiros
Mais fotos:
I GINCANA DO PROJETO ESCOLA SUSTENTÁVEL E CRIATIVA
As gincanas são sempre momentos lúdicos relevantes em que é possível exercitar competitividade, espírito de equipe, planejamento e empreendedorismo, virtudes necessárias ao desenvolvimento social e humanístico. A I Gincana do Projeto Escola Sustentável e Criativa pretende criar um ambiente positivo de participação das escolas da rede municipal em torno de atividades pedagógicas e culturais. Será priorizada a participação dos professores, alunos e responsáveis nas atividades propostas e sempre orientadas pela coordenação da Gincana. As ações e tarefas da Gincana poderão ocorrer no ambiente escolar, bem como em demais locais previamente informados pela coordenação da Gincana.
CULMINÂNCIA DO PROJETO
As principais tarefas da gincana do Projeto Escola Sustentável e Criativa culminarão na MOSTRA DE CURTAS METRAGENS e na MOSTRA ESTUDANTIL INTERDISCIPLINAR (FEMUCITEC), eventos que darão visibilidade ao trabalho em equipe, assim como serão um meio de socializar a produção de conhecimentos científicos e culturais desenvolvidos na escola, como uma alternativa válida para promover a reflexão e a discussão sobre diferentes enfoques e temáticas de pesquisa. As ações que integram este projeto irão envolver os alunos, professores e comunidade das 40 Escolas de Educação Infantil (Modalidade A) e das 44 Escolas de Ensino Fundamental (Modalidade B) da rede municipal de ensino de Canoas.