Nesta terça-feira (3), a secretária adjunta de Mulheres, Rosa Marcella, representou a Prefeitura de Canoas em uma palestra alusiva ao Agosto Lilás. O tema da conversa foi a dignidade menstrual de meninas e mulheres. A atividade aconteceu no Instituto Federal e contou com a participação de alunos e professores.
A secretária Rosa comentou sobre a importância do tema. “Lutar pela dignidade menstrual é lutar por deixar o corpo fluir normalmente. Precisamos quebrar os tabus e preconceitos que existem em relação ao tema e conscientizar sobre o respeito às mudanças que ocorrem durante o ciclo menstrual”, destacou.
“Infelizmente ainda existem muitas jovens que deixam de frequentar as aulas durante este período, por conta de banheiros inapropriados, falta de apoio da comunidade escolar e de itens básicos de higiene e saúde”, completou a secretária.
Programa de dignidade menstrual em Canoas O programa de dignidade menstrual inclui não só a universalização ao acesso a absorventes higiênicos para as meninas em situação de vulnerabilidade social, mas também a naturalização do processo, para que a menstruação seja entendida como um modo de transformação do corpo e não como um tabu.
Canoas também faz parte do movimento “He For She”, que reforça a importância da educação menstrual também para pessoas que não menstruam, envolvendo homens e meninos na remoção de barreiras sociais e culturais. Na sala de aula, os alunos estão colocando em prática e realizando trabalhos de orientação sobre o assunto.
Agosto Lilás O mês de agosto é nacionalmente marcado pelo combate à violência doméstica. O período foi escolhido por conta da Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/ 2006), assinada no dia 7 de agosto, que completa 16 anos em 2022. A lei foi criada para dar assistência às mulheres vítimas de violência, seja ela física, sexual, psicológica, moral ou patrimonial.