Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2021/04/DSC00051.jpg

Atuação da Guarda Municipal de Canoas é ampliada nos primeiros 100 dias de governo

Operação Amanhecer Seguro garante a segurança dos trabalhadores.
Download Imagem Original

Foto: Tony Capellão

O enfrentamento à pandemia da Covid-19 e a fiscalização para o cumprimento dos protocolos sanitários de prevenção ao coronavírus ganharam um reforço fundamental em 2021: uma mudança na legislação, aprovada por unanimidade pela Câmara de Vereadores de Canoas, deu poder de polícia à Guarda Municipal para fiscalizar e lavrar autos de infração, atuando contra a perturbação de sossego e o descumprimento dos decretos municipais.

Além disso, nos 100 primeiros dias da atual gestão municipal, também foram lançadas duas operações realizadas pela Guarda Municipal: Amanhecer Seguro, que acontece de segunda a sexta-feira, a partir das 5h30, em 18 locais de maior circulação de pessoas – como nas estações da Trensurb, paradas de ônibus e passarelas – para garantir a segurança dos trabalhadores; e Guarda Municipal Presente, que tem o objetivo de coibir delitos em regiões estratégicas a partir da análise de dados da criminalidade de Canoas e aumentar a proteção aos canoenses.

Policiamento Comunitário e Ronda Escolar

O Policiamento Comunitário e a Ronda Escolar são dois projetos que estão sendo resgatados pela Guarda Municipal. O Policiamento Comunitário visa a prevenção da violência a partir da integração da Guarda Municipal com a comunidade. Já a Ronda Escolar vai realizar um atendimento especializado nas escolas para prevenir todos os tipos de violências e reduzir os conflitos no âmbito escolar. O projeto contará com uma série de atividades realizadas nas escolas, como palestras e oficinas. A formatação das ações acontece a partir da realidade e do contexto social de cada instituição de ensino.

Concurso público da Guarda Municipal e aperfeiçoamento dos agentes

No lançamento da Operação Guarda Municipal Presente, em janeiro, o prefeito Jairo Jorge reiterou seu compromisso com a valorização dos guardas. “Farei o concurso público, pois precisamos da reposição de guardas municipais. Iremos investir em treinamentos, equipamentos e cursos de qualificação, além de pensarmos no plano de carreira dos servidores. Valorizar e reconhecer a Guarda Municipal é minha missão”, destacou o prefeito.

Desde o início deste ano, a Guarda Municipal também conta com um Núcleo de Treinamento responsável por formatar cursos e treinamentos de qualificação aos agentes. A iniciativa faz parte das metas da Secretaria de Segurança Pública para ampliar a atuação e na constante valorização da Guarda Municipal através da qualificação profissional.

O secretário de Segurança Pública, delegado Emerson Wendt, ressalta que a Guarda Municipal de Canoas é uma das mais equipadas e preparadas do Rio Grande do Sul e é referência para