Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2023/03/sub-foto-brasao-prefa-portal.png

Canoas em alerta com previsão de volta da chuva e risco de temporal

Defesa Civil orienta que as pessoas evitem voltar às suas residências em áreas alagadas
Download Imagem Original

Foto: Divulgação/PMC

As condições do tempo deverão mudar em Canoas entre o período da tarde e da noite desta quarta-feira (8), com atenção para a previsão de chuva acompanhada de ventos e raios. Com base nas projeções dos institutos de meteorologia, a partir do avanço de uma frente fria sobre o Rio Grande do Sul, o Escritório de Resiliência Climática e Defesa Civil de Canoas (Eclima) informa que a instabilidade poderá ser registrada no município. Os prognósticos indicam precipitações, inclusive com pancadas moderadas em algumas regiões.

Na segunda metade desta quarta (8), o tempo ensolarado dá lugar à instabilidade, com chuva fraca que pode chegar a moderada em alguns pontos. Rajadas de vento e incidência de raios também devem ser observados. Segundo o Eclima, a temperatura terá declínio, ficando na faixa dos 15º C.

A Defesa Civil orienta que, embora o volume de água tenha apresentado um leve recuo, na terça-feira (7), em alguns bairros alagados, que as pessoas desalojadas evitem voltar às suas residências entre quinta (9) e sexta-feira (10). O retorno da chuva e as mudanças para Vento Sul podem favorecer um pequeno aumento do nível dos rios, que ainda são considerados críticos.

De acordo com a meteorologista Estael Sias, da MetSul Meteorologia, a possibilidade de mais pancadas de chuva entre os dias 11 e 13 de maio podem impactar as bacias do Rio do Sinos, o que contribui com que o nível siga alto por bastante tempo. A projeção atual vai ao encontro do dado já divulgado pela Prefeitura de Canoas, com a estimativa que os volumes de água voltem ao leito em um período de 45 a 60 dias.

Previsão para os próximos dias:

Quarta-feira (08)
O sol predomina em grande parte do dia, entretanto, a chuva retorna entre a tarde e a noite. Não se afasta chuva moderada passageira, mas em geral, a tendência é de baixos acumulados. Rajadas de vento e muitos raios poderão ser registrados. A mínima será de 22ºC, e a máxima, de 30ºC.

Quinta-feira (09)
A direção do vento no quadrante Sul poderá ter efeito de represamento ao longo do dia, inclusive com expectativa de nova elevação no nível do rio. A chuva se afasta, e o céu fica nublado. A temperatura terá queda, com mínima de 16º C e máxima de 20ºC.

Sexta-feira (10)
A instabilidade retorna ao município com variação de nuvens e novas pancadas de chuva. As precipitações podem ser moderadas, de forma passageira da tarde para a noite. Dia sem muita variação térmica, com mínima de 18ºC e máxima de 22ºC.

Escritório de Comunicação

[addtoany]