Canoas será a primeira cidade gaúcha com usina de reciclagem de resíduos da construção civil

Empresa vencedora da licitação de Canoas já tem uma usina de reciclagem de RCC em Jundiaí (SP)

Foto: SBR Reciclagem / Divulgação

Canoas terá uma usina de reciclagem de resíduos da construção civil e será a primeira cidade do Rio Grande do Sul a ter uma usina nesse formato. A empresa paulista SBR Reciclagem iniciou as atividades no município, após vencer a licitação da Prefeitura de Canoas.

A empresa vai recolher e reciclar os resíduos da construção civil (RCC) e demolição. Também serão parte do trabalho os resíduos volumosos, que são coisas geralmente abandonados pela população em locais públicos, como móveis, eletrodomésticos e pneus.

Usina de reciclagem

A usina será construída no Parque Industrial Jorge Lanner, no bairro Niterói. No local, os resíduos recolhidos vão ser transformados em matéria-prima para as obras da prefeitura, como areia, pedra e brita.

Emprego e renda

Em breve, a prefeitura pretende criar uma cooperativa junto da usina. A intenção é que os trabalhadores sejam capacitados para produzir canos, blocos de concreto e meio-fio com os resíduos reciclados. Depois, aprenderão a fazer a colocação desses materiais.

Cidade mais limpa

Canoas também vai reforçar a fiscalização de descarte irregular de lixo. A empresa paulista SBR vai colocar oito fiscais circulando pela cidade, sendo dois por quadrante. Esse serviço ocorrerá diariamente, de segunda a sexta-feira, e nos sábados pela manhã.

Educação ambiental

O novo modelo de gestão dos resíduos sólidos de Canoas também inclui a criação dos Pontos de Entrega Voluntária (PEVS), locais que hoje ainda são destino de descarte irregular. Essas áreas serão revitalizadas e receberão caixas estacionárias para os moradores do entorno colocarem resíduos, que serão recolhidos pela SBR.

A empresa também fará o trabalho de educação ambiental da comunidade, para que todos ajudem a manter os locais limpos.