Canoasprev realiza palestra sobre importância do tratamento precoce para Alzheimer

Foto: Guilherme Pereira

Na manhã desta sexta-feira (23), foi realizada palestra sobre Prevenção e Diagnóstico de Alzheimer, no auditório do Canoasprev. O evento aconteceu em parceria com Secretaria do Idoso e a Secretaria-Geral de Canoas e faz parte de uma série de palestras que tem o objetivo de trabalhar a prevenção de doenças e o incentivo ao bem-estar.

Os encontros serão mensais e serão realizados pelo Fundo de Assistência à Saúde do Servidor Municipal (Fassem), em parceria com secretarias municipais.

Setembro Lilás

A palestra aconteceu em menção ao mês Setembro Lilás, que trata sobre a conscientização do Alzheimer e de outros tipos de demência. O palestrante foi o Dr. Paulo Roberto Consoni,  graduado em medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia RS (2006-2010) e professor da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra).

“Foi muito gratificante participar da palestra que nos salientou sobre a importância da vida comunitária, da convivência com pessoas diferentes, do cuidado e da presença da família nas relações afetivas, valorizando a identidade das pessoas que envelhecem”, fala a secretária adjunta da secretaria do idoso Carmen Regina da Silveira Marin.

“A palestra de hoje foi um sucesso. Nosso auditório estava lotado e esse é o objetivo: trazer assuntos que abordem os tratamentos precoces de saúde para os idosos com presença de profissionais capacitados”, comenta a presidente do Canoasprev, Carolina Lompa Pereira.

Alzheimer

É uma doença progressiva que destrói a memória e outras funções mentais importantes de forma neurodegenerativa em pessoas de idade. A identificação dos sinais da doença e o tratamento precoce, contribuem para uma melhor qualidade de vida.

Sintomas mais comuns

Perda de memória e confusão, repetição da mesma pergunta várias vezes, incapacidade de elaborar estratégias para resolver problemas, dificuldade para dirigir automóvel e encontrar caminhos conhecidos.

Tratamento

A doença não tem cura, mas os medicamentos e as estratégias de controle podem melhorar os sintomas temporariamente. Por isso é tão importante orientar as pessoas sobre como identificar esses sinais de alerta, e onde e quando procurar ajuda médica especializada.

Escritório de Comunicação - PMC