Com um sorriso no rosto, dezenas de crianças e adolescentes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Arco Íris inauguraram nesta quarta-feira (10) uma exposição de trabalhos artísticos no Espaço Cultural Ray Kroc, ao lado do McDonald’s, no Canoas Shopping.
O projeto é fruto de cerca de três meses de dedicação às oficinas de arte e fotografia, promovidas pela equipe de funcionários do CAPS. “Essa exposição só ocorreu por causa da dedicação da equipe em querer sempre fazer o melhor atendimento a esses jovens que precisam desse apoio”, elogia a diretora de Saúde Mental da Secretaria Municipal da Saúde, Vanessa Dorneles.
No local, ficarão expostos os trabalhos de pintura, desenho, mosaico e até mesmo poemas criados pelos jovens. A exposição, cujo tema central é “Fazendo Arte na Reinserção Social”, seguirá até o dia 20 de outubro, sempre das 10h às 22h.
O CAPS Arco-Íris carrega a peculiaridade de trabalhar somente com crianças e adolescentes até 18 anos, todos em situação de sofrimento psíquico ou que enfrentam problemas de saúde mental. Para isso, o local possui uma equipe multidisciplinar, que realiza um processo de cuidado por meio de dinâmicas de grupos, convivência, oficinas e atendimentos individuais e de familiares.
Um dos idealizadores do projeto foi Vitor Ramos, de 17 anos. O adolescente foi um dos criadores da oficina de fotografia do CAPS e, hoje, é o fotógrafo “oficial” do espaço. “Bato as fotos, filmo e edito os vídeos das nossas atividades”, conta Ramos, que frequenta o local há três anos. Após o trabalho de reinserção social realizado pelo CAPS, o adolescente conseguiu uma vaga de trabalho como Jovem Aprendiz.